Links Patrocinados X SEO

O SEO é seu parceiro, Links patrocinados são mercenários

O uso de links patrocinados é prática comum na divulgação de sites e lojas virtuais como ferramenta fundamental em um plano de SEM. Como seu retorno é imediato, a ferramenta cumpre o seu papel enquanto a loja não obtém resultados de um bom planejamento de SEO ou enquanto a loja ou site ainda se encontra no Sand Box do Google. Com o uso dos links patrocinados a loja consegue imediatamente um posicionamento nas páginas de respostas das ferramentas de busca – SERPs, pagando-se por isso, é claro. O quanto? Depende muito do segmento, da estrutura do próprio SEO e do tempo de campanha.

O resultado da estratégia é bom, o problema é que alguns lojistas virtuais sentem-se tentados a deixar a estratégia de SEO de lado em função do resultado fácil e imediato dos links patrocinados. Esse é um erro fatal, pois a qualidade do retorno de uma campanha de links patrocinados como por exemplo o Google AdWords, é bem diferente dos obtidos em uma campanha baseada em uma boa estratégia de SEO, além de ser infinitamente mais duradoura.

Em primeiro lugar, os links patrocinados são olhados com uma certa desconfiança pelos usuários mais experientes justamente por ser uma divulgação paga. Estudos revelam que apenas 50% dos usuários clicam em links patrocinados contra 80% que clicam nas respostas orgânicas. O que por si só já exemplifica uma desvantagem dos links patrocinados, pelo menos no que diz respeito a conversão de exibições ou CTRClick Through Rate.

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Em segundo lugar, pela própria natureza dos links patrocinados, eles não oferecem um resultado a médio e longo prazo. Se você interromper sua campanha, a sua posição nas primeiras páginas das buscas simplesmente somem. O tráfego trazido por esta ferramenta não é contínuo. Quando analisamos o tráfego de uma loja virtual no Google Analytics podemos identificar claramente a atuação dos links patrocinados distorcendo algumas métricas.

Em terceiro lugar, este tipo de campanha pode se mostrar bastante onerosa, principalmente se a sua margem  de lucro for baixa e a competição pela palavra-chave for alta. É o típico cenário em que o ROIReturn On Investment vai se revelar extremamente baixo.

É claro que o uso de links patrocinados tem seu espaço em qualquer campanha de marketing digital, mas o seu uso não pode ser indiscriminado e nem funcionar como substitutivo para uma boa ação de SEO. O link patrocinado tem sua hora. No lançamento de um novo produto, por exemplo, o link patrocinado funciona maravilhosamente uma vez que a resposta pela busca orgânica vai demorar a listá-lo na busca orgânica. Portanto, não se trata de excluir o link patrocinado da "caixa de ferramentas de SEM" e sim administrar bem o seu uso.

Por esses motivos, pense bastante antes de se render aos encantos do "Retorno Rápido" dos links patrocinados e olhe com mais carinho para sua estratégia de SEO, pois a médio e longo prazo é ela que irá garantir o tráfego contínuo de sua loja virtual e conseqüentemente os seus lucros. Links patrocinados são válidos, mas não são seus parceiros, são mercenários.

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Por Betto Valle consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

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