Loja Virtual Alugada – Será que vale a pena?

O opção por uma loja virtual alugada ainda é uma das principais dúvidas nos planos do empreendedor digital que deseja entrar agora para o universo do varejo online.

Muita gente que gostaria de saber como montar uma loja virtual faz essa pergunta e por isso mesmo este é um assunto que sempre destacamos aqui no Blog do E-commerce.

Essa é uma questão realmente delicada a ser definida, pois você deverá levar em consideração seus objetivos em termos de e-commerce, cronograma de implementação do projeto e o caixa disponível.

Para quem está apenas começando, este é o velho dilema da escolha de um sistema de loja virtual que se adeque às suas necessidades de médio e longo prazo. Na maioria das vezes neste caso, a loja virtual alugada é a melhor opção.

Por outro lado, se você já tem uma loja virtual estabelecida e com bons resultados, acho que você deveria pensar seriamente na opção de um sistema proprietário seja ele open source ou não.

Para ajudar você a tomar esta decisão, elaborei um pequeno roteiro de avaliação das questões que envolvem a adoção de uma plataforma de e-commerce alugada, para que você possa tomar a sua decisão em bases reais e claras.

Para melhor organizar este debate sobre a adoção ou não de uma loja virtual alugada em seu projeto, dividi este artigo nos seguintes tópicos:

Vejamos então o que você precisa avaliar na hora de decidir sobre uma loja virtual alugada ou uma solução proprietária.

1 – Qual o momento do seu negócio?

Na maioria dos casos as pessoas optam por lojas virtuais alugadas ao fazer a sua primeira investida no comércio eletrônico pelo baixo valor investido. O problema é que não se pode fazer esta avaliação levando-se em consideração o fator preço.

Com o desenvolvimento do e-commerce nos dias de hoje, e a competição existente entre desenvolvedores de lojas virtuais, já existem diversas opções de sistemas proprietários que não custam tão caro assim.

Se a sua incursão no comércio eletrônico é apenas um teste inicial para avaliar este canal de vendas, acho sim que vale a pena alugar um sistema de loja virtual para ver como vai se sair nessa primeira investida, caso o aluguel não seja mais caro do que um sistema pronto, o que acontece muitas vezes.

Você deve reparar bem é quanto esse aluguel vai realmente custar no final das contas, porque dependendo do caso você encontra uma solução proprietária que custa quase a mesma coisa a custo prazo. O melhor é pesquisar.

2 – As vantagens de uma loja virtual alugada

Trabalhar com uma loja virtual alugada tem uma série de vantagens que fazem desta opção de plataforma de e-commerce uma das mais adotadas. Entre elas vale destacar:

  • Rapidez de implementação – As lojas virtuais alugadas já estão prontas para usar, por isso você não perderá tempo com desenvolvimento e testes;
  • Baixo custo – Na maioria das vezes o custo de uma loja virtual alugada é bem mais em conta que o investimento necessário para o desenvolvimento de uma solução própria;
  • Terceirização da TI – Com uma plataforma de e-commerce alugada você não precisa se preocupar com questões técnicas de atualização, já que esta é função do desenvolvedor.

Estas são vantagens que fazem muita diferença, tanto do ponto de vista de implementação e gestão do negócio, quanto pelo lado dos custos.

Uma loja virtual alugada dá menos dor de cabeça em termos de gestão, mas também existem outras variáveis a serem consideradas na hora da escolha da plataforma de e-commerce.

Loja virtual alugada

3 – As desvantagens de uma plataforma de e-commerce alugada

Vejamos agora o outro lado da moeda, já que nem tudo são flores no universo das lojas virtuais alugadas. Entre as desvantagens eu destacaria as seguintes:

  • Custo de manutenção – Com uma loja virtual alugada você terá que pagar pelo uso do sistema, acrescentando assim mais um custo aos seus gastos fixos;
  • Dependência do fornecedor – Ao alugar uma loja virtual você estará sempre na dependência do fornecedor do sistema para atualizações e melhorias na plataforma.

Devo concordar que as vantagens de se adotar uma plataforma de e-commerce alugada superam em muito as desvantagens, mas é importante que você esteja consciente de que estes problemas existem, para tomar a sua decisão da forma mais esclarecida possível.

4 – Como é cobrado o aluguel de uma loja virtual

O custo de uma loja virtual alugada depende muito dos recursos que o sistema oferece e também do fornecedor.

Tirando algumas aberrações, a maioria dos serviços de aluguel de lojas seguem um padrão de cobrança:

  • Taxa de Configuração – É a taxa cobrada para configurar e ativar a sua loja no provedor de hospedagem com as informações da sua loja e outras necessárias ao funcionamento.
  • Customizações – Você pode contratar uma customização da sua loja alugada junto ao fornecedor do sistema. Essa customização pode ser apenas do layout através de templates ou então desenvolvimento de um layout exclusivo respeitadas algumas limitações.
  • Taxa de Manutenção – Todos os sistemas cobram essa taxa que é justamente o aluguel do sistema de e-commerce. Ela pode ser fixa ou variar conforme o número de produtos cadastrados, páginas exibidas – page views, ou taxa de consumo de banda no servidor onde ficará hospedada a loja. Na grande maioria dos casos esses critérios são cumulativos.
  • Comissão Sobre Vendas – Em alguns casos, o fornecedor de uma loja virtual alugada também cobra uma comissão sobre as suas vendas como forma de remuneração pelo uso do sistema.

É possível também em alguns casos agregar novas funções ao sistema. Todas estas modificações são obviamente cobradas a parte e pesam no custo final do projeto.

É importante pesquisar bem o mercado porque em alguns casos as diferenças de preço e recursos técnicos oferecidos em uma loja virtual alugada é bem grande. Não se iluda com preços baixos, pague o que é é uma realidade no mercado.

O mercado está repleto de opções para quem deseja adotar uma loja virtual alugada como base do seu e-commerce. Em termos de fornecedores de plataformas de e-commerce, temos tanto no mercado nacional quanto no internacional, ótimas opções.

Lojas virtuais alugadas

5 – Proprietário ou inquilino? O dilema da loja virtual alugada

Para quem já tem uma loja virtual estabelecida e com bons resultados eu aconselharia um sistema próprio sem a mínima dúvida.

Se o e-commerce já faz parte da estrutura da sua empresa não faz sentido ficar dependendo de uma plataforma de loja virtual alugada, que não é sua ou sobre a qual você não tenha real controle.

O investimento em um sistema próprio deve ser encarado como um ativo da sua empresa e por isso, como acontece no mundo real, é bem melhor você ser o proprietário do que o inquilino.

Sistemas como os de lojas virtuais com o WooCommerce, ou então a plataforma Magento Commerce são opções a serem consideradas neste caso.

6 – O risco do fechamento

Uma coisa que vem me preocupando muito em termos da adoção de uma loja virtual alugada é a possibilidade do fornecedor da solução de e-commerce fechar as portas, principalmente em tempos de crise como estes que estamos vivendo.

Durante os mais de doze anos que atuo neste mercado, já vi muita gente quebrar ou então simplesmente desistir. A competição é feroz e não há espaço para erros neste segmento.

Se isso acontecer com quem lhe aluga o sistema como é que você fica? Não fica. Os códigos fonte não estarão em seu poder e nem mesmo o banco de dados.

Resultado, você não poderá continuar com a sua loja mesmo que contratando um profissional do ramo para manter e atualizar tecnologicamente do sistema, simplesmente por não ter qualquer tipo de aceso a ele.

Para piorar a situação, todo o seu banco de dados e imagens estará perdido. Isso sem falar em todo o trabalho de marketing digital, como SEO e outros, que muito provavelmente também irá para o lixo.

Imagine só o que você vai ter que gastar em links patrocinados. Consegue imaginar situação pior que essa?

Na maioria das vezes, o que acontece é que estas empresas acabam sendo absorvidas por outras, mas mesmo assim, você terá que começar todo um processo de negociação com o novo proprietário.

7 – Facilitando a escolha

Existem diversas ferramentas de e-commerce no mercado e a escolha acertada é fator fundamental para o sucesso do seu projeto de e-commerce.

A equipe do Curso de E-Commerce disponibiliza uma grade completa de cursos nas áreas do comércio eletrônico e marketing digital para ajudar você a desenvolver e gerenciar o seu projeto.

No curso Como Montar Uma Loja Virtual você conhece todas as ferramentas disponíveis no mercado suas opções. Nele, dedicamos um módulo inteiro justamente a discussão do tipo de plataforma a adotar.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que considerar na hora de decidir por um sistema de loja virtual alugada ou proprietário, é apenas uma questão de analisar os prós e contras para depois colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

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