osCommerce – Uma boa opção para criação de lojas virtuais

Dando sequência a nossa série de artigos sobre lojas virtuais grátis, vamos falar um pouco sobre a plataforma osCommerce. O projeto do osCommerce foi iniciado em março de 2000, e se transformou em um grande sucesso como alternativa gratuita para criação de lojas virtuais. o osCommerce é uma plataforma para criação de loja virtual feita por uma comunidade, no modo “Open Source”, ou seja, você pode baixá-lo e instalá-lo gratuitamente, além de poder tirar suas dúvidas no fórum da comunidade e contribuir com a mesma, no intuito de sempre melhorar seu programa. O projeto andou meio devagar por uns tempos mas parece que ganhou fôlego novo com a chegada do Magento.
Projetos desenvolvidos na forma Open Source (se não conhece leia o artigo) envolvem muita gente dedicada em uma grande comunidade mundial  e costumam dar muito certo. Foi bem este o caso do osCommerce. O sistema final funciona muito bem e satisfaz às necessidades básicas da maioria dos segmentos de mercado. Esse foi o primeiro modelo de loja virtual open source que ganhou popularidade na Internet.

Praticamente tudo o que você precisa em uma loja virtual para vender seus produtos é fornecido pelo programa. Desde o catálogo para exposição de seus produtos aos clientes até a parte administrativa, onde você tem total controle dos dados dos produtos, clientes e pedidos de sua loja virtual. Várias configurações adicionais como linguas e moedas usadas pelo sistema podem ser feitas diretamente pelo módulo de administração sem que seja necessário mexer em uma única linha de código. Mas se você conhecer um pouco de programação PHP isso ajudará bastante.

A instalação da loja, quando feita por um profissional com bons conhecimentos do sistema, é relativamente simples. Você pode inclusive comprar um kit já otimizado. Instalados todos os módulos que o lojista vai precisar, dificilmente você terá que alterar algo mais, a não ser para alteração de layout ou inclusão de novas funções. Para os que possuem bons conhecimentos de programação, através da comunidade osCommerce oferece suporte para instalação e manutenção do programa, com os fóruns, base de conhecimento, relatórios de erros e base de desenvolvimento. Existem também alguns livros sobre instalação da osCommerce.

O sistema em si funciona direitinho e por isso mesmo foi adotado por várias produtoras. Muita gente turbinou o sistema e disponibiliza para seus clientes na forma de aluguel. Vários anunciantes de nosso blog adotam esta plataforma como base de seus sistemas. Basta acessar o site de cada um e verificar o que eles oferecem de diferencial.

A grande crítica que se faz ao osCommerce é o visual bem precário do modelo padrão que justamente por isso gerou toda uma indústria de templates (modelos de layout) que fatura alguns milhões. Você acessa o site do desenvolvedor ou revendedor, escolhe o seu modelo, efetua o pagamento e baixa a template. Pronto, a sua loja está de cara nova, após é claro de algumas modificações que sempre precisam ser feitas no Photoshop ou outro programa de edição de imagem.

osCommerce é compatível com qualquer versão de PHP maior que 4.0 e portanto plataforma de hospedagem Linux, tem suporte para imagens dinâmicas, template fácil de ser trabalhada e fácil integração com qualquer site institucional já existente. A hospedagem deve ser feita em um bom provedor de hospedagem que de preferência tenha tradição no setor, pois ele é fundamental para o bom desempenho da sua loja (veja artigo).

Principais características do osCommerce

  • Ilimitados produtos e categorias;
  • Permite alteração de layout;
  • Fácil integração a sites já existentes;
  • Suporte a imagens dinâmicas;
  • Suporte para produtos físicos ou virtuais (download);
  • Backup e restauração de banco de dados;
  • Estatísticas de produtos e clientes;
  • Permite configurar a ordem e o que mostrar na página de produtos;
  • Gerenciamento de banners;
  • Os clientes podem acompanhar o status de seus pedidos;
  • Sistema de busca rápida e busca avançada;

Como forma de pagamento, o osCommerce tem integração com várias empresas de pagamento ao redor do mundo, inclusive com o PagSeguro UOL, Pagamento Digital BuscaPé, MoIP/IG, F2B  e outros.

Comparada a outras plataformas para desenvolvimento de e-commerce mais modernas como Magento a osCommerce não fica muito longe, mas satisfaz tranquilamente às necessidades do pequeno e médio e-empreendedor. Para projetos mais robustos, recomendo a Magento (veja artigo) que é bem mais completa, mas em compensação exige muito mais do administrador e pessoal técnico envolvido.

Avalie este artigo

1 COMENTÁRIO

  1. Como consumidor, tive uma experiência recente com um site de compras que exibia seu desenvolvimento com esse osCommerce. Como citado neste post, a aparência do site é bem fraquinha, parece até esquecida e sequer tiveram o trabalho de preencher as informações de shipping, privacy e conditions. Mas aparentemente, ela funciona com seu catálogo e preços, log in e etc. Permitiu que eu adquirisse um produto (raro, por isso prossegui), registrasse meus dados (não pediu docs pessoais nem dados de cartão pois, segundo o site, o pagamento é feito na entrega). Pois bem, finalizei a compra e o extrato detalhado da mesma foi enviado ao meu e-mail. Inclusive foi dada baixa do produto, não sendo possível vê-lo mais no catálogo.
    Se receberei a encomenda, não sei. Por via das dúvidas, manterei o valor em casa para o caso de chegar, o famoso “Vai que…” De qualquer forma, não acontecendo, não terei prejuízos financeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here