Mandamentos para uma campanha em comparadores de preços

Mandamentos para uma campanha em comparadores de preçosGrande parte das lojas virtuais tem aderido, com cada vez mais frequência, aos comparadores de preços. Mas como se destacar em uma plataforma que pode abrigar centenas de concorrentes? Gerenciar uma campanha dentro desses sites não é tão simples quanto parece.

Para facilitar a tarefa, confira abaixo as 10 principais ações que podem fazer toda a diferença para o sucesso do seu e-commerce.

Informações detalhadas e atualizadas

Enviar todas as informações necessárias, mantendo-as sempre atualizadas. Os preços precisam estar corretos e as fotos devem ter qualidade. As características do produto, a referência do produto e, se possível, o código de barras devem ser enviados para garantir que todos os seus produtos estejam perfeitamente indexados e que se mantenham atuais.

Crie uma identificação imediata com a sua loja

Não deixe de exibir o logotipo da sua marca. A imagem deve ter a melhor qualidade possível.

Busque as melhores posições

Manter-se entre a primeira e a quarta posição na listagem comparativa dos principais produtos de nicho. A posição de exibição dos produtos, independentemente do preço, precisa ser levada em consideração para que a loja não seja mais uma numa lista enorme de lojas.

Pratique preços com pelo menos 5% de desconto

Honrar o preço 5% mais barato que a média praticada no mercado. O preço não pode estar muito acima da média para que a promoção não perca sentido. Lembre-se que o desconto ainda é um poderoso argumento de venda.

Não frustrarás o cliente

Não matar a expectativa do cliente com produtos inexistentes. Existe algo mais chato que um cliente ter decidido comprar um produto na sua loja e você não ter o produto?

Utilize todas as ferramentas disponíveis

Reforçar a campanha em comparadores que permitem inserção de banners, vitrines e outras formas de fazer branding. Isso vai aumentar ainda mais os resultados.

Pratique preços “cheios”

Não usar preços a vista com desconto, condicionadas a pagamento em boleto. Isso faz com que o cliente que utiliza o cartão de crédito fique decepcionado, mas pode ser positivo quando o cliente quer pagar o mínimo possível pelo produto.

Aposte na diversidade de produtos

Não levantar a campanha com poucos produtos. Muitos consideram um investimento ruim ter todo o catálogo nos comparadores de preços, isso por que temem que o saldo acabe muito rapidamente e desejam ter o maior retorno imediato possível. No entanto, é muito importante iniciar a campanha com o catálogo completo para que possam identificar o que o público mais pesquisa. Também poderá ter uma rentabilidade imediata um pouco mais baixa do que em uma campanha com o catálogo filtrado, mas em longo prazo os resultados serão mais efeitos.

Informe o seu pessoal

Manter o gerente de contas sempre munido de muitas sobre promoções, descontos, e etc. Muitas lojas iniciam a campanha e esperam que isso basta para tirar o melhor proveito do comparador de preço, mas não é assim que funciona. É preciso passar o máximo de informações possível para o executivo da campanha que ele possa propor melhorias e otimizar os recursos aplicados.

Não copie os outros concorrentes

Não cobiçar as estratégias alheias. Um plano precisa ser definido de forma a rentabilizar o máximo possível os recursos aplicados. Isso significa que para cada comparador de preços é preciso ter uma tática diferente.

Agora que você já conhece os 10 mandamentos de uma campanha em comparadores de preços, é só por a mão na massa. Sucesso!

Por Flávio Pagotto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here