Manual de Administração da osCommerce – Parte 1

Muita gente reclama que as plataformas open source para criação de lojas virtuais não tem muita informação sobre a administração do sistema. Isso é uma verdade. Fazer o download do sistema e instalá-lo é uma coisa, administrar é outra. A osCommerce não é diferente. Você até encontra tutoriais sobre a instalação, mas não sobre configurações de administração.

Como muita gente cria lojas virtuais utilizando plataformas grátis como a osCommerce, para tentar resolver o problema da falta de manuais, a equipe do Blog do E-Commerce está desenvolvendo este pequeno manual administrativo da osCommerce. Como existem muitas versões desta ferramenta gratuita para criação de lojas virtuais, muitas delas turbinadas mas não oficiais, uma ou outra coisa pode ser diferente, mas a essência é essa que iremos publicar nesta pequena série.

Para melhor compreensão deste tutorial, você deverá se logar na área de administração (www.enderecodaloja.com/admin) da sua loja. Abaixo iremos descrever a utilização do menu da área de administração do osCommerce. Este menu está localizado ao lado esquerdo na área administrativa da loja. Se você ainda não conhece a plataforma osCommerce clique aqui e veja nosso artigo sobre ela.

Configuração de Administradores – Através desta opção você poderá cadastrar mais de 1 (um) usuário para lhe auxiliar na administração da sua loja virtual. Este usuário irá ter as mesmas funções que você, porém ele não será possuidor dos seus privilégios de acesso.Para criar mais um usuário basta apenas clicar em “Administradores” no menu lateral esquerdo, após clicar na opção, clique no botão “Inserir”. Você irá criar o nome do usuário junto ao campo (USERNAME) e a sua senha de acesso no box (PASSWORD), após inserir estas informações clique em “Gravar”. Pronto, desta forma o usuário se mostrará criado e ele poderá lhe auxiliar na administração da sua loja virtual.

Minha Loja – Responsável pelas configurações internas da Loja Online que estamos desenvolvendo

  1. Nome da Loja: Cadastre aqui o nome da sua loja virtual.
  2. Nome do Proprietário: Informe o seu nome ou o nome da sua empresa.
  3. E-mail dos Pedidos: Cadastre nesta opção o e-mail responsável pela loja. Este será o e-mail que os clientes de sua loja irão visualizar quando receberem a confirmação de um pedido ou um retorno de sua loja online. Ex.: Nome da loja < contato@seuwebsite.com >.
  4. País: Informe o nome do seu país.
  5. Estado: Cadastre o seu estado
  6. Ordem dos produtos: Esta é a ordem usada na caixa de seleção dos produtos disponibilizados. Ela poderá ser selecionada como “crescente” ou “decrescente”.
  7. Como aparecerá a ordem dos produtos: Sua loja poderá controlar a ordem dos ítens por nome dos produtos ou pela data que ele foi adicionado à loja.
  8. Troca a moeda corrente do idioma para padrão: Permite converter os valores dos produtos expostos/ negociados de acordo com o idioma da loja selecionada pelo cliente/ usuário. Por exemplo: Se um navegante selecionar o idioma “inglês” para navegar em sua loja, os valores dos seus produtos serão convertidos automaticamente para a moeda “dólar”.
  9. Avisar pedidos por e-mail: É possível emitir um aviso para os e-mails aqui indicados quando um pedido em sua loja for realizado. Você pode informar em até 2 e-mails para receber tais notificações. Por exemplo: Name1<você@seuemail.com>, Name2< contato@seuwebsite.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo >.
  10. Usar Search-Engine URLs Seguros (ainda em desenvolvimento): Se esta opção for ativada sua loja vai utilizar URLs seguras, neste momento, não aconselhamos que esta opção seja definida pois ela ainda está em desenvolvimento e poderá lhe apresentar alguns erros de programação.
  11. Mostrar produtos comprados: Ativando esta opção, seu cliente irá ter listados todos os produtos adquiridos no final da sua compra, ou seja, finalizando o pedido todos os produtos envolvidos neste processo serão apresentados.
  12. Enviar página para um amigo: Com esta opção selecionada, seus clientes poderão indicar a página de sua loja para amigos e outras pessoas informando o e-mail do amigo para quem a indicação está sendo feita.
  13. Usar o método de busca padrão: As opções são “And” ou “Or”, isto é “E” ou “Ou” como método de pesquisa da loja, tendo esta seleção, seu cliente poderá pesquisar por “monitor e mouse” ou por “monitor ou mouse”, isto gera uma enorme diferença nos resultados das pesquisas realizadas na loja. Aconselhamos que a opção “And” seja selecionada e definida como seu padrão de utilização.
  14. Endereço e telefone da Loja: Preencha este campo com o nome, telefone, endereço e e-mail de sua Loja Virtual. Se você tem um CNPJ, poderá informá-lo aqui.
  15. Mostrar Quantidade nas categorias: Esta opção sendo selecionada como (true), sua loja mostrará a quantidade de produtos disponíveis em cada categoria existente em sua Loja Virtual.
  16. Taxas e Impostos: Você poderá definir por intermédio desta opção uma taxa a ser cobrada de/ para cada compra realizada na loja. Por exemplo: Informe o valor de R$ 2,50 (2,50) para que este valor seja cobrado em cada compra realizada, caso não deseje cobrar esta taxa basta deixar marcado como 0 (zero).
  17. Mostrar preços com taxas: Estando ativo sua loja mostrará o valor dos produtos já acrescido do valor da taxa (taxa informada no item anterior), se for desativada seu cliente verá apenas o valor do produto e só verá o valor da taxa quando estiver realizando a compra.

Valores MínimosNeste setor definimos os valores mínimos de caracteres que seus clientes irão utilizar nos box dos seus respectivos formulários de inscrições.

  1. Primeiro nome: É onde definimos a quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu primeiro nome no formulário de cadastro da loja.
  2. Sobrenome: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu sobrenome no formulário de cadastro da loja.
  3. Data de Nascimento: Você define aqui a quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar sua data de nascimento no formulário de cadastro da loja.
  4. Seu E-mail: Aqui informamos a quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu e-mail no formulário de cadastro da loja.
  5. Endereço: Definimos aqui a quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu endereço no formulário de cadastro da loja.
  6. Empresa: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar o nome da empresa onde ele trabalha no formulário de cadastro da loja.
  7. CEP: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu CEP no formulário de cadastro da loja.
  8. Cidade: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar sua cidade no formulário de cadastro da loja.
  9. Estado: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu estado no formulário de cadastro da loja.
  10. Número do Telefone: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar seu número de telefone no formulário de cadastro da Loja Virtual.
  11. Senha: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar como senha para logar na Loja Virtual.
  12. Nome do Titular do Cartão: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar o nome do titular do cartão de crédito que estiver sendo usado na compra.
  13. Número do cartão de Crédito: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao informar o número do cartão de crédito.
  14. Comentários: Quantidade mínima de caracteres que o cliente deve usar ao fazer um comentário para um produto da Loja Online.
  15. Mais Vendidos: Aqui informamos o número mínimo de produtos mais vendidos na loja para aparecer nesta seção de sua OsCommerce/ Loja Virtual.
  16. Também Compraram: Número mínimo de produtos para aparecer na relação de produtos que os clientes também compram.

Valores Máximos – Neste setor definimos os valores/ números/ quantidades mínimas de caracteres que seus clientes irão utilizar nos box dos seus respectivos formulários. Funciona da mesma forma que o setor anterior, mas envolve os valores mínimos.

  1. Livro de Endereços: Número máximo de endereços de entrega que um cliente pode ter.
  2. Resultado das Buscas: Número máximo de produtos a serem listados nas buscas realizadas pelos clientes de sua OsCommerce.
  3. Links: Número máximo de links que aparecem em uma página.
  4. Ofertas: Número máximo de produtos em ofertas que serão exibidos.
  5. Novidades: Número máximo de novos produtos que podem aparecer em uma categoria.
  6. Lançamentos: Número máximo de lançamentos que podem aparecer na loja.
  7. Lista de Fabricantes: Usamos no box dos fabricantes. Quando o número de fabricantes exceder este número, o menu passará a ser de seleção, caso fique em 0 (zero) a lista com os nomes dos fabricantes não é exibida.
  8. Tamanho da Caixa de seleção de fabricantes: Usamos no box dos fabricantes. Quando o valor é 1 (um) a drop-down list é utilizada no box dos fabricantes.
  9. Tamanho máximo do nome do Fabricante: Usado no box dos fabricantes. Definimos aqui a quantidade máxima de letras do nome do fabricante a ser exibido.
  10. Comentários: Número máximo de comentários a serem exibidos.
  11. Seleção randômica de comentários: É o número máximo de comentários que sua loja deve gerenciar alternadamente. Ex.: Se você tem 10 comentários em sua loja e você deseja que somente 5 comentários sejam alternados entre o número máximo que você escolheu acima em “comentários”, digite 5 (cinco).
  12. Seleção Randômica de Novidades: É o número máximo de novidades que sua loja deve gerenciar alternadamente. Possui a mesma função que a “Seleção randômica de comentários”.
  13. Seleção Randômica de Ofertas: É o número máximo de ofertas que sua loja deve gerenciar alternadamente. É o mesmo caso que a “Seleção randômica de comentários”.
  14. Categorias a serem listadas: Número máximo de categorias que devem aparecer em sua loja, obviamente deve ser igual ou superior (preferencialmente) às categorias constantes em “Produtos”.
  15. Lista de Novos Produtos: É o número máximo de produtos que serão listados na página de novos produtos.
  16. Mais Vendidos: Informe a quantidade máxima referente ao número dos produtos mais vendidos a serem exibidos.
  17. Também compraram: Número máximo de produtos que devem aparecer por terem sido comprados juntamente com o produto visualizado.
  18. Histórico do Pedido do Cliente: Número máximo dos produtos a mostrar na caixa do histórico do pedido do cliente.
  19. Histórico do Pedido: Mostrar número máximo de pedidos na página do histórico de pedido.

Imagens – Definimos aqui às propriedades das imagens utilizadas no osCommerce.

  1. Largura da Imagem Pequena: Largura que as imagens pequenas dos produtos à venda na loja devem ter, a largura será medida em pixels.
  2. Altura da Imagem Pequena: Altura que as imagens pequenas dos produtos a venda na loja devem possuir, a altura será medida em pixels.
  3. Largura da Imagem do Cabeçalho: É a largura que você deseja para as imagens que aparecem nos cabeçalhos de sua loja. Estas também serão pixels.
  4. Largura da Imagem da Subcategoria: Largura que você deseja para as imagens das categorias e subcategorias . São medidas como pixels.
  5. Altura da Imagem da Subcategoria: Você define aqui a altura que você deseja para as imagens das categorias e subcategorias também calculadas como pixels.
  6. Calcular tamanho da Imagem: Preferencialmente deixe (true). Desta forma toda nova imagem que for adicionada será calcula com base nas outras configurações já definidas.
  7. Imagem Obrigatória: Disponibiliza inserção obrigatória de imagens. Mantenha definida como (true).
Manual Administrativo da osCommerce Parte 1
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here