Treinamento em marketing digital

Marketing digital sem treinamento pode gerar prejuízo às empresas

Treinamento em marketing digitalO uso das redes sociais como ferramenta de marketing pode representar uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas. Mas também expõe as organizações a dois grandes riscos: não ter o efeito esperado, quando a companhia não consegue estabelecer comunicação com o público-alvo, ou gerar crises. Quem faz o alerta é a especialista em marketing digital Martha Gabriel, que palestrou no Brunch do Varejo, encontro promovido pela CDL de Porto Alegre.

Martha é autora do livro Marketing na Era Digital e mostrou aos empresários que a essência do marketing não muda com o uso das ferramentas digitais. “Ainda é fundamental conhecer o seu público, e poucas empresas conhecem seus clientes”, disse ela ao apontar essa informação como a chave principal para a escolha de quais as redes sociais serão usadas pela empresa e como será apresentada a informação. Para isso, a capacitação em marketing digital é fundamental para que os colaboradores da empresa possam implementar ações de forma planejada e eficiete.

A especialista foi enfática ao lembrar que diferentemente do investimento feito em mídias tradicionais – em que há uma verba aplicada por um período determinado de tempo – a presença do marketing de uma empresa na internet deve ser constante, o que pode fazer com que se esgotem os recursos, quando a ação não é bem planejada. O ponto central, afirmou, é que no caso das micro e pequenas empresas (que dominam o varejo, por exemplo), o investimento principal seja feito em treinamento. Ela sugere que, no período de preparação, os recursos que seriam empregados na impressão de folders, por exemplo, sejam destinados à educação.

As opções de treinamentos em marketing digital

As opções são várias, de acordo com Martha. Em essência, os cursos rápidos e as pós-graduações irão mostrar como identificar o público-alvo e como abordá-lo nas redes sociais. “É preciso chamar para o diálogo. É diferente de fazer um anúncio tradicional. Como nas micro e pequenas empresas, normalmente tem uma única pessoa para cuidar do assunto, é preciso que ela tenha conhecimento para fazer as escolhas certas e saiba usar de forma adequada as potencialidades da ferramenta escolhida. Assim a mensagem não passa despercebida e também não gera uma crise de comunicação”, afirmou.

Para a especialista, é fundamental que as empresas marquem presença no mundo digital, que estejam onde estão seus consumidores. Porém, ela diz que é preferível se abster de usar essas ferramentas sem fazer um planejamento prévio. Martha lembrou que o mundo das redes sociais tem mudanças constantes, alteram-se as ferramentas e o uso que as pessoas fazem delas. Por isso, ela recomenda atenção a todo esse universo.

“Há dois ou três anos, a grande rede social dos brasileiros era o Orkut. Essa ainda é uma ferramenta muito importante, sobretudo para quem quer vender para as classes emergentes. Mas temos que observar a predominância do Facebook e, também, a ascensão do Google+. O Foursquare, que era incipiente até alguns anos, agora está numa fase de maturação e é referência em geoposicionamento. O Twitter também é uma ferramenta relevante”, exemplificou.

Fonte: Jornal do Comércio

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