Blog do E-commerce

O melhor horário para enviar e-mail marketing

O melhor horário para enviar e-mail marketing

Definir qual o melhor horário para enviar e-mail marketing parece ser uma das principais razões para o sucesso de uma campanha, mas descobrir isso nem sempre é uma tarefa fácil. Esse é o tipo de discussão que ocorre quando se fala em e-mail marketing, mas achar que existe uma resposta padrão para todos é desconsiderar as características individuais de cada público.

O melhor horário para enviar email marketing vai depender muito do tipo de público alvo da campanha e até mesmo do produto ou serviço oferecido na mensagem. A taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing e a taxa de conversão dessa campanha estão diretamente relacionadas à propensão do público-alvo em interagir com essa mensagem e por isso, a primeira coisa a ser feita é estudar os hábitos de leitura de email marketing do público-alvo da campanha.

O melhor horário para e-mail marketing depende do público

Para determinar o melhor horário para o disparo da sua campanha de e-mail marketing em primeiro lugar você deve se colocar no lugar das pessoas para as quais você está enviando a mensagem. O que esta pessoa estará fazendo e qual a sua propensão a consumir a sua mensagem.

Entre os aspectos que devem ser observados para a determinação do melhor horário para envio de e-mails ei citaria:

Algumas pesquisas mostram que os horário para envio de email marketing que apresentam a melhor resposta se situam entre 10h e 12h ou então à tarde, entre 14h e 16h, já que a maioria das pessoas que trabalham verificam suas mensagens em horário comercial e nesses horários já devem ter feito a famosa limpeza da caixa de e-mail.

Monitoramento dos melhores horários para envio de e-mails

Outra medida para determinação dos melhores horários para o envio de e-mails é o monitoramento das campanhas pelo painel de estatísticas da empresa de disparo. No painel de ações você pode identificar o horário exato em que sua campanha obteve maior receptividade e conjugando essa informação com as informações sobre conversões no Google Analytics, você tem uma visão exata dos resultados da campanha.

Portanto, temos a resposta para a pergunta. Para determinar qual o melhor horário para envio de e-mail marketing, o primeiro passo é conhecer o seu público-alvo.

Sair da versão mobile