Versatilidade – O incrível poder do WordPress

A versatilidade do WordPress o está transformando em uma das principais ferramentas para criação de blogs e outros aplicativosSem dúvida WordPress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo web – CMS – mais populares do momento. O que muitos não sabem é que pode ser usado para muito mais do que blogs ou sites corporativos. A cada nova versão do WordPress mais funções de gerenciamento são incorporadas a ferramenta e assim, o que era um simples sistemas para criação de blogs, hoje em dia se presta as mais diferentes funções. Com isso, sites que até pouco tempo eram bastante caros para serem criados em função da tecnologia utilizada, hoje em dia podem ser feitos com o WordPress e alguns plugins. A versatilidade da ferramenta é cada vez maior.

Vejamos então algumas das possibilidade de criação de sites usando o WordPress

  • Para criar um diretório de usuário com perfis definidos podemos personalizar os templates do autor e usar o plugin WP-User-Manager plugin. É ideal para associações, clubes, e escolas.
  • Para criar uma loja virtual podemos usar o plugin WP e-Commerce e escolher um tema que seja apropriado para o negócio. A loja tem algumas restrições, mas para um pequeno comércio eletrônico é suficiente.
  • Um site de compras coletivas pode ser criado utilizando-se o plugin Group Buying Site. Além do plugin você pode também escolher um layout que o deixe parecido com os principais sites de compras coletivas. Veja artigo.
  • Um site web de subscrição gratuita pode ser realizado com o plugin WP-Member ou integrando os cadastros com o PagSeguro ou Pagamento Digital.
  • Para mostrar um painel com notícias, vídeos e fotos recopiladas da Internet temos disponível a classe de PHP SimplePie, o sistema de importação de fotos de Flickr, SmartYoutube para importar vídeos, Twitter for WordPress para incluir textos de Twitter e o tema Ericulous para fazer uma maravilha semelhante à mostrada no popUrls.
  • Para preparar um site web de um grupo musical temos o plugin Grab Discography, que nos permite organizar álbuns e trabalhos, junto com Gig Calendar, que nos permite manter informados os fãs sobre futuros eventos e shows.
  • Para criar uma galeria de desenho como a famosa bestwebgallery.com, feita com o WordPress, podemos usar o avançado sistema de comentários Js-Kit Echo, que permite aos visitantes mostrar seus trabalhos facilmente.
  • Para mostrar podcast, o WordPress oferece um bom tutorial em codex.wordpress.org/Podcasting, mas também podemos usar a extensão PodPress.
  • Para criar uma rede social podemos usar WordPress MU com BuddyPress. Tem uma excelente coleção de plugins em premium.wpmudev.org e wpmudev.org. No taragana.com mostram 10 deles muito úteis.- Para fazer um portal de emprego, nada melhor do que JobPress.
  • Para criar sites web para celulares temos MobilePress, mas tem uma amplia lista de opções que nos permitem ter este tema sob controle.
  • Se queremos um clone do Twitter, nada melhor do que o tema Prologue, tão falado ultimamente.

Como podem ver, o limite está na imaginação de cada um. Seja um site, corporativo, loja virtual, agência de empregos, loja virtual ou blog pessoal, o WordPress se destaca cada vez mais como ferramenta de gerenciamento de conteúdo e não simplesmente sistema para criação de blogs. A versatilidade do WordPress está transformando a ferramenta em uma das mais populares do mundo.

Aprendendo a trabalhar com o WordPress

A equipe do Curso de E-Commerce realiza mensalmente o curso de Criação e Administração de Blogs que tem como objetivo ensinar as rotinas e procedimentos para a instalação e administração de blogs pessoais e corporativos. Conheça também os cursos de Marketing Digital e Redes Sociais e Marketing nas Mídias Sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here