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O próspero mercado de moda online no Brasil

O próspero mercado de moda online no Brasil

O próspero mercado de moda online no BrasilO setor de moda é um dos que mais crescem no Brasil, segundo pesquisa do IBOPE, com uma perspectiva de consumo de roupas de R$ 129 bilhões em 2013. Um dos maiores eventos de moda do mundo é brasileiro- o São Paulo Fashion Week (SPFW)- que aconteceu recentemente, e que perde somente para Paris, Milão, Nova York e Londres. Criado em 1996, ele foi responsável por instituir diversos eventos paralelos, voltados para redes de fast fashion e grandes produtores têxteis que servem de suporte para levar as coleções apresentadas na semana de moda para as grandes lojas, gerando assim um público mais abrangente.

O aumento do poder aquisitivo da população, associado à maior acessibilidade às tendências de moda internacionais, por meio de sites e blogs, impulsionaram o consumo de roupas, calçados e acessórios, tendo como principais consumidores as mulheres. Isso abriu espaço para o desenvolvimento do que é hoje um dos setores online mais importantes, representando 12% do e-commerce. Moda e acessórios ocuparam a 3ª posição em vendas online no Natal de 2012 e o faturamento previsto para e-commerce como um todo em 2013 é de R$ 28 bilhões, segundo Webshoppers & e-bit.

As grandes grifes brasileiras já estão apostando nas vendas através do e-commerce.  Alexandre Herchcovitch, por exemplo, estilista brasileiro que participa das semanas de moda de São Paulo e Nova Iorque, e exporta suas roupas para o Japão, EUA, Europa e Oriente Médio, aposta no online para atender o público que reside fora no eixo Rio-São Paulo, cidades onde suas lojas físicas estão localizadas.  A Dafiti, maior varejista de moda multimarcas online do País, obteve 72 milhões de visitas e um faturamento de R$ 400 milhões em seu primeiro ano de operação.

Entretanto, para que o sucesso seja alcançado nesse mercado, é necessário tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas voltadas aos varejistas que desejam prosperar no mundo da moda online:

Por Ricardo Jordão, CMO da Rakuten Brasil

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