O próspero mercado de moda online no Brasil
O aumento do poder aquisitivo da população, associado à maior acessibilidade às tendências de moda internacionais, por meio de sites e blogs, impulsionaram o consumo de roupas, calçados e acessórios, tendo como principais consumidores as mulheres. Isso abriu espaço para o desenvolvimento do que é hoje um dos setores online mais importantes, representando 12% do e-commerce. Moda e acessórios ocuparam a 3ª posição em vendas online no Natal de 2012 e o faturamento previsto para e-commerce como um todo em 2013 é de R$ 28 bilhões, segundo Webshoppers & e-bit.
As grandes grifes brasileiras já estão apostando nas vendas através do e-commerce. Alexandre Herchcovitch, por exemplo, estilista brasileiro que participa das semanas de moda de São Paulo e Nova Iorque, e exporta suas roupas para o Japão, EUA, Europa e Oriente Médio, aposta no online para atender o público que reside fora no eixo Rio-São Paulo, cidades onde suas lojas físicas estão localizadas. A Dafiti, maior varejista de moda multimarcas online do País, obteve 72 milhões de visitas e um faturamento de R$ 400 milhões em seu primeiro ano de operação.
Entretanto, para que o sucesso seja alcançado nesse mercado, é necessário tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas voltadas aos varejistas que desejam prosperar no mundo da moda online:
- Cuide da sua vitrine: sempre utilize fotos em alta resolução, descreva as peças nos mínimos detalhes, pois o consumidor deseja saber exatamente o que está comprando;
- Ofereça sugestões de look, informações de moda, tendências, produtos relacionados. Tudo isso se aproxima da experiência de compra com vendedor em loja física;
- A devolução e troca de produtos sem custo para o cliente inibe a desconfiança do consumidor com relação às compras na internet, elevando as suas chances de venda;
- Monitore e relacione-se com seu cliente nas redes sociais. Elas são um excelente canal para promover a loja virtual e formar um relacionamento de qualidade com o cliente. Em pesquisa realizada pela Rakuten,constatou-se que 63% dos brasileiros já recomendaram algum produto através de redes sociais.
Por Ricardo Jordão, CMO da Rakuten Brasil