O que é AdSense e como ele funciona

Se você ainda não sabe o que é AdSense, pode estar perdendo uma boa oportunidade de ganhar muito dinheiro com o seu blog ou site. Essa é a forma mais fácil e rápida para se ganhar dinheiro na Internet.

AdSense é um programa de afiliados criado pelo Google, onde os donos de blogs e sites podem se inscrever, para publicar anúncios contratados na plataforma de publicidade do Google e com isso ser remunerado por esta exibição.

A coisa funciona como se você estivesse alugando espaço do seu site para que o Google insira os anúncios dele. Em troca, o Google AdSense repassa ao dono do site ou blogueiro afiliado, um percentual do valor pago pelo anunciante.

Participando do programa Google AdSense você poderá gerar uma ótima receita para o seu site, sem ter que gerenciar relações com anunciantes, já que o próprio AdSense cuida de toda essa parte para você. É a situação ideal para quem está iniciando e quem já tem um site funcionando.

O Google AdSense é um serviço gratuito que oferece a você, acesso a literalmente milhares de anunciantes. Além disso, a plataforma oferece dezenas de relatórios, o que facilita bastante o gerenciamento de desempenho dos anúncios e ajudam você a promover melhorias em busca de maior rentabilidade. Em resumo, a ferramenta ideal para monetização de sites.

Agora que você já tem uma ideia sobre o que é AdSense, vamos ver como ele funciona.

Como funciona o Google AdSense

O funcionamento do AdSense é muito simples. Todos os anunciantes que contratam a exibição de sua peças publicitárias na ferramenta Google AdWords, tem duas opções.

A primeira é exibir seus links nas páginas de respostas do Google, a outra é veicular os anúncios da rede de display, afiliados do Google AdSense.

Quando o anunciante opta pela exibição na rede de parceiros do Google, este anúncio vai para o portfólio de anunciantes e passa a ser um dos anúncios possíveis de serem inseridos no sites parceiros da rede do AdSense. A partir desse momento, o Google passa a avaliar em que blogs ou sites serão exibidos estes anúncios.

Como o Google distribui os anúncios

O que é Google AdSense
O que é Google AdSense
É aí que a coisa começa a ficar mais técnica. O Google AdSense se diferencia dos outros programas de afiliados, por trabalhar com a tecnologia de contextualização dos anúncios. Ao invés de distribuir os anúncios de forma aleatória entre os sites participantes do programa de afiliados, o Google tenta colocá-los em páginas que tenham a ver com o produto ou serviço anunciado.

Quando você descobre o que é AdSense, em uma primeira vista, parece ser algo fácil, basta colocar os anúncios no site e pronto. Não é bem assim, e esse é apenas um dos muitos mitos sobre ganhar dinheiro com AdSense. O seu próprio conteúdo precisa ser analisado e produzido de forma a que o Google encaminhe para seu site, os anúncios que pagam melhor.

Essa é uma das técnicas que tratamos de forma mais profunda em nosso Curso de AdSense, pois é uma das chaves do negócio e dominá-la pode significar o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Como o Google remunera os anúncios do AdSense

O Google AdSense possui diversos critérios para a remuneração dos anúncios, mas o mais conhecido é a remuneração por cliques nos anúncios exibidos. É o que chamamos de CPC – Custo Por Clique, uma das principais métricas para quem trabalha com Google AdSense.

No sistema CPC, cada vez que um anúncio é clicado, o dono do site recebe uma parcela do valor pago pelo anunciante ao Google. Por isso, quando você quer ganhar mais dinheiro com AdSense, a primeira coisa a ser verificada é o CPC.

Os tipos de anúncios no Google AdSense

O AdSense oferece diversos tipos de anúncios nos formatos texto, imagens e rich mídia, como vídeos por exemplo. Você só precisa determinar qual é o tipo e tamanho do anúncios e o AdSense se encarrega de selecionar qual a peça publicitária que se adapta ao seu conteúdo.

Uma das vantagens do Google AdSense é que ele oferece uma grande variedade de tipos e formatos de anúncios. Isso facilita bastante a vida de quem quer ganhar dinheiro com AdSense, pois permite encaixar o formato certo na posição certa do seu site ou blog, um dos grandes macetes da rentabilização de um site com AdSense.

Como dito anteriormente, não basta saber o que é AdSense, é preciso conhecer as técnicas de posicionamento e gestão de espaços para realmente ganhar dinheiro com ele.

Como você recebe seus ganhos

Agora que você já sabe o que é Google AdSense e como ele funciona, é hora de saber como receber seus lucros. A coisa funciona também de uma forma bem simples.

Quando você cria sua conta no AdSense, você precisa indicar um banco para o recebimento dos valores que forem registrados na sua conta. O Google orienta você em todo esse processo.

O pagamento é feito em dólar, através de transferência internacional, uma única vez por mês, para contas que tiverem um saldo de U$ 100 ou mais de saldo até o dia 21 de cada mês. O pagamento é feito em reais com o dólar convertido na data da transação. Você só deve tomar cuidado com as taxas cobradas pelo banco.

Fonte: Blog do Curso de AdSense

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here