O que é SEO offpage

Se você ainda não sabe o que é SEO offpage este artigo lhe dará uma boa visão desta importante dimensão do processo de otimização para ferramentas de busca.

Dentro do SEM, que é o marketing para ferramentas de busca, está o SEO, que reúne as técnicas para fazer um site se posicionar de forma orgânica nas primeiras posições das páginas de respostas das pesquisas realizadas nos grandes buscadores, como o Google e Bing.

Por sua vez, a otimização para mecanismos de busca é dividida em SEO onpage e SEO páginas. Não se trata de fazer spam, mas sim de aparições naturais e que, dependendo das suas respostas, podem vir agregadas com links para o seu blog ou e-commerce. Compartilhar seus links nesses locais, também é válido.

Escreva guest posts

Como falamos antes, não é possível controlar quais domínios irão citar o seu, mas escrever para determinadas fontes de tráfego de qualidade, com autoridade, são peça fundamental da estratégia. Ai que entra o guest blogging, que é uma das técnicas mais antigas de link building, que reúne os esforços necessários para conseguir links externos.

Essa prática consiste em escrever conteúdos para outros sites e blogs como convidado. A finalidade, além de promover sua marca e ajudar a educar a audiência de um parceiro, é inserir um ou mais links que redirecionem para a sua loja.

Para isso, procure sites que estejam em seu universo de atuação, desde que não sejam concorrentes diretos. Primeiro porque concorrentes dificilmente liberariam seus espaços para você e, segundo, sua loja não precisará de visitantes que venham de sites de outros mercados, ou seja, tráfego pouco qualificado.

Compartilhe seus conteúdos e ofertas nas redes sociais

Como mencionamos, os sinais sociais são importantes fatores de SEO offpage. Por isso, não se esqueça de alimentar os perfis nas mídias sociais com os conteúdos e ofertas do seu site.

Sempre que pintar um novo post no blog, uma promoção na loja ou uma oferta especial, compartilhe-os em suas páginas no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube etc.

Outra opção válida é criar conteúdos exclusivos para esses canais e distribuir links que levem o público ao seu blog ou e-commerce.

Por exemplo, você pode criar um artigo para o LinkedIn Pulse ou um vídeo para o seu canal no YouTube com um review de um produto e, no final do conteúdo, deixar um link para que as pessoas possam conferir a oferta na loja.

Disponibilize botões de compartilhamento em seu site

Por fim, permita e incentive que o público também possa viralizar o seu conteúdo. Insira botões de compartilhamento em suas páginas de produto e também de conteúdo.

Assim, sempre que as pessoas gostarem muito do que virem, elas poderão levar aquele post ou oferta para os seus seguidores.

Essa é uma cadeia que vai se retroalimentando. Pessoas compartilham conteúdos, mais seguidores acessam o seu site, mais produtores de conteúdo conhecem o seu trabalho, mais backlinks surgem, mais autoridade sua loja ganha, e assim a corrente segue.

SEO offpage não é uma estratégia difícil de entender, mas sim de aplicar algumas de suas técnicas e, principalmente, conseguir os resultados esperados. Afinal, o retorno não depende muito de você, mas uma forcinha pode ser feita para conseguir mais links e menções relevantes para a sua loja virtual.

[icon name=icon-thumbs-up-alt] Leia também o artigo O que é SEO

Então, percebeu como o SEO offpage pode gerar mais tráfego, reputação e conversões para sua loja virtual? Agora que você já sabe o que é SEO offpage, o que acha de revisar a otimização de sua loja virtual. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Rafael Campos no Guia de E-commerce

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