Nunca Faça Isso em sua Loja Virtual

Essa lista é de práticas não usuais que se utilizadas podem afastar ou simplesmente dificultar o processo de fechamento de compra pelos consumidores. Esses simples itens podem ser revisto rapidamente em qualquer plataforma e com o resultado de aumentar o potencial das vendas e ainda auxiliar cada vez mais os possíveis clientes durante o processo de compra.

  • Nunca use a cor do botão “Inserir no Carrinho” ou “Comprar” nas mesmas cores do tema do site. Cores contratantes com o tema oferecem melhores taxas de conversões de vendas.
  • Nunca use “pré-autenticação” solicitando o email. Consumidores não gostam dessa prática e consideram que só servirá para utilização de SPAM indevido. Isso é altamente danoso para imagem da loja virtual.
  • Nunca coloque o botão “Limpar Formulário” próximo aos botões “Continuar” ou “Próximo Passo”. Considere que acidentalmente o consumidor possa clicar e todos os seus dados serão apagados involuntariamente.
  • Nunca apresente uma mensagem de erro durante o processo de fechamento de compra, com um simples texto em vermelho no cabeçalho do formulário. Coloque uma mensagem clara, objetiva e muito bem sinalizada.
  • Nunca utilize o botão “Cancelar” na tela de fechamento do pedido. Isso poderá gerar uma sugestão subliminar para o consumidor.
  • Nunca utilize um botão com o título “Enviar”, ele não contém uma boa conotação comercial. Utilize em seu lugar, por exemplo: “Continuar”, “Próximo Passo” ou “Finalizar”.
  • Nunca permita a exibição de falha de imagem (o famoso “X”) e ainda imagens sem qualquer tipo de destino (link). Tenha certeza que as imagens existem ou crie um sistema para verificar a ocultação caso haja falha de carregamento.
  • Nunca coloque a navegação da sua loja no lado direito. A experiência do usuário diz que tudo sempre estará à esquerda, baseado em nossa cultura. Os olhos lêem a página da esquerda para direita.
  • Nunca utilize na descrição de produtos as informações básicas do fabricante, considere que deve ser desenvolvido um texto comercial e principalmente levando em consideração as palavras variantes que um consumidor poderá utilizar para procurar.
  • Nunca faça venda cruzada (cross-sell) de produtos em que os valores sejam muitos discrepantes. A regra é algo em torno de 10% a 20% do preço do produto que está sendo visualizado.

Todas essas regras são rápidas e simples de aplicação e com isso ficará ainda mais fácil converter a loja virtual num grande comércio eletrônico com o foco em prestar serviços para os consumidores e por conseqüência vender os produtos.

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