Onde estão as vagas de e-commerce?

Como encontrar as vagas de trabalho no e-commerce?Você está querendo saber onde estão as vagas no e-commerce? Deixe-me adivinhar: Você ficou empolgado com as possibilidades de uma nova e promissora carreira como gerente de e-commerce e começou a procurar as vagas de emprego disponíveis no mercado da sua região. Depois de não encontrar nada nos portais locais acabou apelando para os gigantes nacionais e encontrou vagas como esta (http://ow.ly/bMwqV) no Rio de Janeiro e em São Paulo. Correto?

Por que isso aconteceu?

Lá vai meu primeiro diagnóstico: os estados que mais anunciam vagas para o novo mercado do e-commerce são Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, exatamente nesta ordem. Em quarto e quinto lugar, com uma expressividade mínima em anúncios vem Paraná e Santa Catarina.

Isso não significa que não existam lojas virtuais em busca de profissionais em sua região. Elas existem aos montes. Para se ter uma ideia, entre janeiro e agosto de 2011, havia 23000 lojas virtuais no Brasil. A estimativa é que, até 2014, o número chegue a 45 mil.

Até 2014, a previsão é que sejam gerados 34 mil empregos diretos e mais 50 mil indiretos no comércio eletrônico nacional no período. Há oportunidades para praticamente todas as áreas de atuação em marketing, comunicação e vendas, como diretores, gerentes, assistentes de e-commerce, analistas de métricas, links patrocinados, SEO, fotógrafos, designers, gerentes e analistas de marketing digital.O fato é que quase todas estas lojas estão com dificuldades em encontrar profissionais para trabalhar.
Há um ciclo vicioso no mercado de RH para e-commerce:
  1. As lojas virtuais não estão anunciando suas vagas;
  2. Não anunciam porque não conseguem profissionais que preencham seus requisitos;
  3. Os profissionais, por sua vez, não encontram as vagas disponíveis porque elas não estão anunciadas;
  4. Os anúncios não são mantidos porque custam muito para ficarem tanto tempo “no ar” sem serem preenchidos.

Percebe como é este conjunto de motivos retro-alimentadores que estão matando a comunicação entre profissional e empresa?

Faça um exercício de se colocar no lugar do lojista e tente encontrar nos portais de empregos um só currículo de profissional especializado em e-commerce e você entenderá como eles pensam.

Em pesquisa realizada pelo E-bit, a maioria dos pesquisados (79%) afirmou que os profissionais não atendiam a todas as habilidades necessárias, enquanto 22% não sabiam onde encontrar currículos específicos. Para 20%, os salários pedidos eram mais altos do que poderiam oferecer e 9% dos candidatos já estavam empregados em outra empresa.

Na hora de prospectar profissionais, as indicações ainda são o meio mais efetivo. Dos executivos que contrataram nos últimos seis meses, 64% chegaram aos candidatos por meio de amigos, parentes ou colegas de trabalho. As redes sociais vêm apresentando uma importância crescente: 11% encontraram os profissionais por meio de sites como LinkedIn e Twitter.

Se você quer dar esta guinada em sua carreira mude para a estrarégia do oceano azul e siga estas dicas:

  • Especialize-se. Comece pelos cursos mais disponíveis no mercado, os de marketing digital.
  • Exponha-se. Redes sociais também servem a este propósito. O LinkedIn é a ferramenta ideal para expôr suas intenções e para encontrar o contratante.
  • Seja online. Sua próxima profissão será totalmente imersa na rede, comece a adquirir esta cultura.
  • Leia tudo o que encontrar sobre e-commerce. Existe quase uma centena de portais especializados e colunistas.
  • Relacione-se no mundo físico. Hoje, a maior parte das contratações de profissionais para o e-commerce acontece por meio de indicações. Converse com seus amigos e manifeste a vontade de mudar de carreira. Comente com seus professores e proponha aos empresários que você conhece para que eles iniciem sua atuação no e-commerce.
  • Pergunte para mim. Há sempre um lojista desesperado por um profissional de e-commerce.
As vagas no e-commerce existem, o segredo é saber encontrá-las.
Fonte: Acontecendo Aqui
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here