O perfil do gerente de e-commerce que as empresas procuram

O perfil do gerente de e-commerce que as empresas procuram
Perfil Profissional de Um Gerente de E-commerce

A contratação de um gerente de e-commerce, às vezes se torna uma tarefa hercúlea para as empresas justamente por não saberem exatamente qual seria o perfil profissional ideal para esse cargo. Em nosso Mural de Vagas, muitas vezes recebemos ofertas de vagas para gerente de e-commerce que simplesmente ou não tem nada a ver com a real necessidade ou então agregam diversas outras funções.

O perfil profissional de um gerente de e-commerce é para muitas empresas ainda, uma incógnita, mas para ajudar a essas empresas a selecionar esse profissional, fizemos um breve resumo sobre o que é interessante exigir para essa função.

Qual a função de um gerente de e-commerce

O gerente de comércio eletrônico é o profissional encarregado da coordenação e controle de uma operação de e-commerce. É um profissional multidisciplinar que atua em diversas frentes de trabalho em uma loja virtual como:

  • Controle de processos internos;
  • Gestão de TI;
  • Controle de meios de pagamento online;
  • Logística;
  • Marketing digital;
  • Prospecção de novos produtos e mercados.

Como você pode ver, é um profissional polivalente e com domínio de diversas áreas, e por isso mesmo, não é o tipo de qualificação que se possa adquirir da noite para o dia. A formação de um gerente de e-commerce é um processo lento e gradativo, que envolve além da formação acadêmica, a experiência no dia-a-dia da gestão de um comércio eletrônico. Ninguém vira gerente de e-commerce em um mês, quem disser o contrário, ou não sabe do que está falando ou age de má fé. Você se consultaria com um médico que se formou em duas ou três semanas?

Qual a formação de um gerente de e-commerce

Como gestor, a formação básica é em administração de empresas ou ciência da computação, mas só isso não qualifica ninguém como gerente de e-commerce. Além dessa formação, o profissional precisa ter bons conhecimento de TI e principalmente marketing digital, já que a grande guerra no e-commerce hoje em dia está justamente na área do marketing online.

O perfil profissional de um gerente de e-commerce deve necessariamente ter uma forte capacitação em marketing digital. A variedade de técnicas e recursos para a divulgação de lojas virtuais é muito grande e um gestor de e-commerce precisa pelo menos conhecer seus recursos e funcionamento para que possa desempenhar suas funções a contento.

Muitas empresas confundem o Gerente de E-commerce com o Gerente de Marketing Digital, um erro que as vezes transforma a lista de atribuições para a vaga em uma verdadeira lista de qualificações para o cargo de Super Homem. É preciso deixar claro que a especialização em marketing digital é bem diferente da área de comércio eletrônico e por isso não dá para misturar os canais.

As outras qualificações de um gerente de e-commerce

Como você pode ver, as aptidões de um gerente de e-commerce cobrem uma vasta área do conhecimento digital e por isso, nem sempre é fácil encontrar o profissional que atende a todas essas exigências. No currículo de um gerente de e-commerce devem constar também conhecimentos nas áreas de matemática financeira, gestão empresarial e marketing estratégico, além, é claro, de um bom conhecimento de inglês para se manter atualizado com o que acontece lá fora.

Fonte: Blog do Curso de E-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here