Pesquisas sobre e-commerce no Brasil
As pesquisas sobre e-commerce no exterior
No exterior, em especial nos Estados Unidos, temos acesso a pesquisas sobre e-commerce de variados tópicos relativos ao segmento, criando assim um terreno fértil para os gestores de e-commerce fazerem suas consultas e atualizações. Em função do tamanho do mercado, as pesquisas sobre e-commerce são realizadas por diversas agências e consultorias, que em sua maioria, recebe alguma forma de remuneração pelo acesso aos dados completos. Isso acabou criando um verdadeiro mercado de “pesquisas sobre e-commerce”. E isso gerou um problema.
Qualquer pesquisa sobre dados estatísticos do e-commerce deve seguir uma metodologia coerente e com uma base de pesquisa ampla, o que nem sempre encontramos nelas. Pela necessidade de abastecer o mercado de informações, algumas empresas de pesquisas se desviam das melhores práticas em estatística e acabam apresentando resultados com uma base de dados para pesquisa muito reduzida ou com amostras não bem classificadas.
Portanto, é aconselhável avaliar a metodologia usada na pesquisa analisada para poder determinar o grau de confiabilidade dos resultados.
No Brasil as pesquisas sobre e-commerce crescem
Até pouco tempo, as pesquisas sobre e-commerce no Brasil tinham como único referencial a e-Bit que publica seus resultados no relatório Web Shoppers. Com o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, outras empresas e institutos de pesquisas, como o Ibope Media passaram a realizar pesquisas sobre comércio eletrônico focadas no mercado brasileiro.
Esse novo momento é importante, porque muitas vezes temos necessidade de buscar informações sobre e-commerce tendo como base, estudos realizados fora do Brasil, o que por vezes enfraquece a confiança nos resultados em função de diferenças sócio culturais e estrutura do próprio mercado.
Ao passarmos a ter um bom número de pesquisas sobre o e-commerce realizados no mercado brasileiro, teremos oportunidade de trabalhar com dados que correspondem a nossa realidade e portanto, bem mais dignos de confiança do que meras adaptações de pesquisas realizadas em um ambiente onde o comércio eletrônico funciona de forma diferente.