Blog do E-commerce

Planejamento no e-commerce

Planejamento no e-commerce é o primeiro passo para um empreendimento de sucesso

Planejamento no e-commerce

O planejamento no e-commerce é um passo fundamental para o sucesso nesse segmento. O comércio eletrônico no mundo todo vem se tornando cada vez mais profissional e por isso é essencial que qualquer empreitada nesse segmento seja precedida de muita pesquisa e planejamento. Algumas pesquisas revelam que mais de 60% das operações de e-commerce fecham antes de completar um ano, como resultado, basicamente da falta de planejamento no e-commerce.

Etapas do planejamento no e-commerce

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre chamamos atenção sobre a etapa do planejamento no e-commerce por entendermos que sem isso, a possibilidade de sucesso de um comércio eletrônico é praticamente nula. Muita gente acredita que a etapa de planejamento seja muito complexa, mas efetivamente, uma vez que se tenha um roteiro para criação de lojas virtuais isso se torna muito mais fácil. Esse roteiro pode ser um plano de negócios simples, porém eficiente.

Quando falamos em plano de negócios não estamos obrigatoriamente nos referindo a um projeto, em nível de apresentação no BNDES. Podemos estabelecer um planejamento de e-commerce a partir de um modelo simples, mas que seja abrangente e realista.

Um bom planejamento de e-commerce envolve um Plano de Negócios

Um plano de negócios para e-commerce nada mais é que um documento onde as principais variáveis do empreendimento são apresentadas de forma detalhada e organizada. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem diversos modelos de planos de negócios disponíveis na Internet que podem ser adaptados para o seu processo de planejamento de e-commerce. O importante é que o plano de negócios tenha ao menos as estruturas básicas como as que se seguem:

Um bom projeto de e-commerce começa justamente no planejamento. É essencial que você tenha um plano de atuação para a empresa para que o projeto tenha foco e os recursos possam ser aplicados de forma eficiente. Chamo atenção especialmente para a parte do Marketing que em função da sua importância dentro de um planejamento para e-commerce e sua diversidade de opções, necessita de um detalhamento mais criterioso para que não ocorram desperdícios em investimentos com ferramentas que não produzem um resultado satisfatório. Em termos de planejamento do e-commerce, tudo deve ser levado em consideração.

E você? Teria alguma sugestão sobre a questão do planejamento no e-commerce?

Sair da versão mobile