Criando um plano de negócios para loja virtual

O desenvolvimento de um plano de negócios para loja virtual é um dos passos mais importantes para a criação de um projeto de e-commerce de sucesso.

O correto planejamento das diversas etapas envolvidas na implementação e análise das inúmeras variáveis que envolvem a criação de uma operação de e-commerce ajuda o empresário a ordenar a sequência de ações e dá uma visão perfeita do cenário em que se desenvolverão as atividades da empresa.

Em nosso curso de e-commerce damos uma atenção especial a essa etapa do processo, por sabermos, em função do nosso trabalho de consultoria em e-commerce, que a maioria das lojas virtuais que fecham, o fazem justamente por não ter havido um planejamento detalhado no início do projeto.

Ao criar um plano de negócios para e-commerce o empreendedor digital estará eliminando o fator incerteza do negócio e de certa forma reduzindo de forma significativa os riscos do empreendimento já que um plano de negócios bem elaborado tem a capacidade de antecipar situações potencialmente perigosas para o projeto de e-commerce.

Se você quer a dica mais importante sobre como montar um e-commerce de sucesso, a palavra é sem dúvida alguma Plano de Negócio.

Em que consiste um plano de negócios para uma loja virtual

Em um plano de negócios para e-commerce o empreendedor estará colocando de forma escrita todas as etapas e variáveis que envolvem a criação de uma loja virtual ou outro modelo de negócio para venda de produtos ou serviços pela Internet.

Tópicos a serem definidos em um plano de negócios para e-commerce:

  1. Diretrizes sobre a proposta e objetivos do empreendimento;
  2. Definição sobre o mix de produtos, suas origens e logística de recepção;
  3. Análise e definição do mercado em que o e-commerce irá atuar;
  4. Plano de marketing para o empreendimento, tanto digital quanto convencional;
  5. Análise financeira do projeto e suas projeções de desempenho futuro;
  6. Determinação de um cronograma de atividades e metas a serem alcançadas.

O plano de negócios para e-commerce irá funcionar como roteiro para a elaboração do projeto de e-commerce.

É claro que partindo de modelos sempre haverá alguma alteração a ser feita na versão original, mas é justamente ai que reside a arte do negócio. Uma série não organizada de anotações, endereços na Internet e fragmentos de artigos não pode de maneira alguma ser chamado de “plano de negócios para e-commerce”. São apenas rascunhos.

Itens a serem avaliados em um plano de negócio para uma loja virtual

Ao elaborar o seu plano de negócios para um projeto de e-commerce o empreendedor deve ficar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença em termos de estratégia de planejamento para um negócio online.

  • Um plano de negócios para e-commerce é uma peça única, portanto, não copie simplesmente um trabalho já executado porque ele não satisfará as exigências do seu projeto já que as circunstâncias são diferentes;
  • Um projeto de e-commerce precisa ser realista, portanto pesquise preços reais na área de desenvolvimento e prestação de serviços para o comércio eletrônico e fuja de soluções improvisadas como o sobrinho ou vizinho que “mexe com Internet”;
  • O planejamento de um comércio eletrônico vai desde um simples sinal de Internet estável até os meandros da parte que envolve a logística de entrega e também reversa. Não deixe nada de fora para não ter surpresas depois;
  • Um plano de negócios para empresas da área de tecnologia não pode nunca deixar de lado a questão da atualização profissional das pessoas envolvidas;
  • Os planos de uma loja virtual devem incluir também etapas que no início parecem estar muito longe como, por exemplo, expansão e até mesmo a abertura de uma franquia virtual na área do comércio online.

Com um plano de negócios para sua loja virtual bem elaborado, você terá mais chances de sucesso em seu empreendimento, eliminando riscos e tendo uma visão clara do cenário em que se desenvolverá o negócio. Mantenha-se informado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no Blog do Curso de E-commerce

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