Plataformas de e-mail marketing entregam apenas 15% das mensagens enviadas, diz estudo
Para Augusto Sorgi, diretor de Marketing da Splio do Brasil, o baixo índice no sucesso de entrega está relacionado principalmente a falta de uma legislação vigente no País, que não regula o disparo do email marketing e também ao planejamento mal executado. “O email marketing hoje é visto em alguns cenários como principal canal de marketing junto ao consumidor. Entretanto, apenas enviar emails sem um planejamento coeso, e falta de uma flexibilização para cada tipo de público causa um retorno abaixo das expectativas”, explica o executivo.
Outro ponto que dificulta o sucesso nas campanhas é a desregulamentação do setor, onde não existem regras claras para as empresas do ramo, que se veem obrigadas a criar os próprios processos, e em alguns casos, esbarrando em políticas de privacidade e spam dos grandes servidores de email. “Diferentemente da França, que já existe um regulamento seguido por todas as empresas que atuam no segmento do email marketing, incluindo a Splio, falta no Brasil um alicerce que aponte as melhores práticas deste mercado”, esclarece Sorgi.
Segundo o executivo da empresa francesa, a importância em regular o setor está ligada ao momento do comércio eletrônico no Brasil. Com crescimento na faixa dos 30% ao ano, pelo menos nas últimas quatro temporadas, o uso do email marketing aumenta na mesma proporção. “A falta de parâmetros que norteiem os profissionais desta área influenciam no resultado das campanhas feitas pelas lojas virtuais, e também no faturamento das mesmas. É possível dizer que com o alinhamento dessas atividades talvez o crescimento do comércio eletrônico pudesse ter sido ainda maior nos últimos anos”, conclui.