Por que meu blog não ganha dinheiro com AdSense? Veja algumas respostas

Uma das perguntas que mais ouço: Por que meu blog não ganha dinheiro com AdSense? Quando o assunto é ganhar dinheiro online, e especificamente com o Google AdSense, essa é sem sombra de dúvida a pergunta campeã.

Muita gente ainda acredita que para ganhar dinheiro com AdSense basta criar um blog, inserir os códigos de afiliado do AdSense e pronto! O dinheiro começará a entrar como em um passo de mágica! Ledo engano.

Seu blog estás em um nicho que paga muito pouco

Um dos motivos para o baixo rendimento de um blog monetizado com AdSense é estar em um nicho de mercado que paga muito pouco por clique ou então possui poucos concorrentes. Isso faz com que mesmo com um bom número de cliques, o resultado seja pífio.

Por isso, em nosso curso de AdSense, damos uma especial atenção a escolha do nicho em que você irá atuar, pois de nada adianta ter um blog muito bem estruturado, com um conteúdo sensacional e aplicar as melhores práticas de SEO, se os anunciantes não pagam bem.

[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Melhores Nichos Para AdSense

O tráfego do blog é muito baixo

Quando alguém me pergunta por que meu blog não ganha dinheiro com AdSense, a primeira pergunta que faço é qual o volume de tráfego que ele está gerando, pois receita de Google AdSense é diretamente relacionada ao tráfego que o site recebe.

Muito antes de pensar em receita de AdSense você precisa pensar em tráfego do blog. Para isso, precisará usar estratégias sérias de marketing digital através das inúmeras ferramentas disponíveis atualmente como SEO, redes sociais e e-mail marketing.

Conteúdo pobre

Outra resposta clássica para quando me perguntam por que meu blog não ganha dinheiro com AdSense é que o conteúdo apresentado é muito pobre ou até mesmo ruim. Dessa forma, não há como o dinheiro do AdSense aparecer. Receita de AdSense é uma remuneração por um bom trabalho, portanto…

Para ganhar dinheiro com um blog, você antes de mais nada precisa desenvolver conteúdo próprio e de ótima qualidade. Um conteúdo ruim, ou pior ainda, copiado de outros sites, não gera visitas e muito menos cliques em seus anúncios.

[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Como Criar Conteúdo Relevante Para o Seu Blog

Falta de aplicação de técnicas de SEO

Outra razão para um blog não ganhar dinheiro com AdSense é a não utilização de boas práticas de SEO – Search Engine Optimization, técnicas que quando aplicadas à estrutura do blog e seu conteúdo, colocam suas páginas em posição de destaque nas páginas de respostas do Google.

Sem a aplicação dessas técnicas, amplamente utilizadas por blogueiros e gestores de conteúdo profissionais, dificilmente seu site conseguirá destaque no Google e dessa forma, seu blog não conseguirá gerar um tráfego que traga a receita para o seu site.

[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo SEO para Google AdSense

Marketing digital deficiente

Por que meu blog não ganha dinheiro com AdSense? Veja algumas respostasPor que meu blog não ganha dinheiro com AdSense? Já pensou na hipótese do seu marketing digital estar sendo feito de forma errada?

Sua estratégia é fazer comentários em tudo que é blog que encontra para ganhar links? Pelo amor de Deus! Isso não funciona e nem mesmo pode ser chamado de marketing digital.

Para divulgar um blog, é preciso planejamento e uso de técnicas de marketing digital sérias, como SEO, e-mail marketing e uma boa estratégia de marketing nas mídias sociais como Facebook e Twitter. Fora isso, seu blog será sempre um ilustre desconhecido.

Falta de análise dos dados

Talvez a pergunta certa no seu caso não seja por que meu blog não ganha dinheiro com AdSense, mas sim onde ele não está ganhando. Quando você cria um blog, mesmo tendo sido feita uma boa análise do nicho, nem todas as páginas dão o mesmo retorno, e por isso é preciso analisar detalhadamente o tráfego e o retorno de cada uma delas.

Para isso você precisa estar constantemente analisando seu tráfego através do Google Analytics e do painel de relatórios de desempenho do próprio AdSense. Através destas duas ferramentas você poderá identificar quais as páginas e temas mais lucrativos e trabalhar melhor estes assuntos.

[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Google Analytics Com AdSense

Você não está levando o negócio a sério

Listei uma série de possibilidades para explicar a baixa rentabilidade do seu blog, mas quando me perguntam por que o meu blog não ganha dinheiro com AdSense, na verdade a minha primeira indagação é: Você está levando o negócio a sério?

Para ganhar dinheiro com AdSense, você precisa encarar essa atividade de forma séria, como qualquer outro negócio. Precisa ter rotinas, uma boa administração e estar sempre em busca de capacitação. Seu blog pode gerar sim muito dinheiro, mas você precisa encará-lo como um verdadeiro negócio.

[icon name=icon-hand-right] Complemente essa leitura como o artigo Como Ganhar Dinheiro Com AdSense

Antes de se perguntar por que meu blog não ganhar dinheiro com AdSense, verifique se você está cumprindo todas estas etapas. Se estiver, garanto que sua pergunta passará a será como ganhar mais dinheiro com o AdSense em meu blog.

Por Alberto Valle, no blog do Curso de Google AdSense

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here