Primeiro lugar no Google AdWords – Faz diferença?

Estar no primeiro lugar do Google AdWords faz diferença no resultado das campanhas de links patrocinados?Estar em primeiro lugar nos resultados do Google AdWords é o objetivo da vasta maioria de anunciantes em Links Patrocinados. Mas quando um anunciante se aprofunda no tema, especialmente no caso de agências 100% focada em Links Patrocinados, questões subjacentes referentes ao comportamento dos usuários começam a surgir. E as respostas costumam ser tão complexas, que nem mesmo uma profunda pesquisa no Google o ajudará a encontrá-las. Na maioria dos casos, apenas a experiência pode lhe ajudar.
Por exemplo, vamos considerar uma determinada pesquisa em que haja três anúncios patrocinados nos resultados. Será que o tráfego que um website recebe estando na primeira posição dos resultados, será sempre maior do que estando na segunda ou terceira posição?

A resposta a esta pergunta varia de acordo com o ramo do negócio. Isto porque negócios diferentes possuem públicos diferentes. E o comportamento on-line de cada público é variado. Há públicos que leem dois ou três Links Patrocinados antes de clicar naquele que mais parece se adequar a sua busca. E há aqueles que clicam impulsivamente no primeiro resultado. Tendo colocado esta breve situação, vamos considerar o seguinte
Se alguém clica impulsivamente no primeiro resultado, quase sem ler este e os demais Links Patrocinados, dificilmente gerará alguma conversão. Não se trata de um clique de qualidade, como todos nós esperamos. Conseguir um clique por impulso não é tão difícil. Mas conversões por impulso são muito mais raras. É provável que este mesmo usuário voltará aos resultados da busca, e verificará outros anúncios antes de se decidir.
Por outro lado, há um público mais metódico, que avalia os Links Patrocinados antes de dar o primeiro (e talvez, único) clique. Este público talvez leia o primeiro anúncio, depois o segundo, e finalmente o terceiro. E só após isso, decide o seu clique.
Analisando os dois exemplos acima, podemos concluir: quem clica no primeiro anúncio, TALVEZ, clica por impulso. Quem clica no terceiro Link Patrocinado, TALVEZ, clica após considerar o primeiro e o segundo. Numa análise fria desta situação, surge a pergunta: qual das posições tem maior probabilidade de receber cliques de qualidade?

Claro que se trata de uma situação hipotética. Alguém pode muito bem clicar no primeiro anúncio após ler todos os outros três. Por isso a necessidade de conhecer bem seu público e o comportamento deste, na internet. Não existe um padrão que se aplica a todos os públicos. Ainda assim, não podemos subestimar o poder do conceito. Há anunciantes que preferem ficar na segunda ou terceira posição dos resultados do Google AdWords, concluindo que a taxa de conversão ali é bem maior. É este o seu caso?

E a melhor forma de se avaliar isto é exatamente por meio da taxa de conversão. Caso tenha a experiência de posicionar seu Link Patrocinado nos primeiros resultados, avalie qual deles lhe traz maior retorno. De qualquer forma, é preciso trabalhar para estar entre os primeiros resultados. Do contrário, dependendo da concorrência, seu anúncio pode nem sequer ser visto.
O que pode dificultar esta análise de posição versus clique de qualidade é a própria dinâmica do negócio, e também do comportamento do usuário. O universo on-line é muito oscilante. Dados precisos nem sempre estão disponíveis e, quando estão, podem ter vida curta. Nestas horas, o feeling do gestor de Links Patrocinados é determinante.
Independentemente da posição do anúncio, uma coisa é certa: para gerar conversões, o anúncio e as Páginas de Destino precisam ser relevantes, de qualidade. Isto é o mínimo que se espera de uma campanha de Links Patrocinados eficiente.

Fonte: Clinks

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here