Projeto de e-commerce é fundamental para o sucesso de uma loja virtual

Começar uma loja virtual sem um projeto de e-commerce muito bem elaborado é um dos principais erros que nos novatos em vendas online costumam cometer.

É impressionante o número de empreendedores que ainda acreditam que para começar no varejo eletrônico,  basta montar uma loja virtual, cadastrar seus produtos e pronto.

A partir deste momento a empresa estrá automaticamente inserida no cenário no comércio eletrônico e consequentemente irá colher todas as vantagens deste canal de vendas.

Acredite, esta é uma falsa ideia que infelizmente tem levado várias lojas ao fracasso, por partir de uma premissa errada.

Muitos pequenos e médio empresários, acreditam que pelo simples fato de criarem uma loja virtual estarão automaticamente inseridos no e-commerce. Isso não é verdade.

A criação de uma loja virtual é apenas um dos itens que envolvem um Projeto de E-Commerce.

Assim como qualquer outro negócio no mundo físico, a criação de uma loja virtual de sucesso requer muito planejamento para que os objetivos sejam alcançados com a minimização de custos e maximização de resultados.

Para ajudar você a vender este primeiro grande desafio no universo das vendas online, nossa equipe elaborou um roteiro com os principais pontos a serem observados na elaboração de um projeto de e-commerce. Confira abaixo!

Principais pontos de um projeto de e-commerce

Confira quais são os principais pontos a serem observados na hora de elaborar um projeto de e-commerce de sucesso.

1 – O que é um Projeto de E-Commerce

Chamamos de Projeto de E-commerce o planejamento estratégico de todas as ações que a empresa deve empreender para se situar no segmento do comércio eletrônico.

Neste planejamento inicial são analisados pontos como:

  • Escolha da plataforma de e-commerce que será usada;
  • Meios de pagamentos a serem implementados;
  • Planejamento de marketing digital;
  • Logística de entrega de mercadorias;
  • Capacitação de pessoal.

O planejamento da presença da marca no ambiente digital é o documento que irá orientar todas as etapas para a inserção da empresa no varejo online, de forma eficiente, através da criação de um plano de ação macro, que buscará integrar as diversas soluções.

2 – Análise de Mercado

A escolha do setor de atuação é fundamental para o sucesso no e-commerce. Por isso, mesmo que você já tenha uma loja física já estabelecida, é interessante que você analise, dentro da sua área de atuação qual seria o foco mais adequado para o seu e-commerce.

Em seu livro A Cauda Longa, o autor, Chris Anderson, dá uma boa dica, que é a de buscar atuar em nichos de mercado, ou seja, áreas de baixo nível de competição, onde você tenha um diferencial.

Uma das grandes vantagens do e-commerce de nicho é que trabalhando desta forma, você evita a competição com os grandes players do mercado, o que fará com que suas margens sejam mais confortáveis e o investimento em marketing digital menor.

Um ótimo exemplo disso são as lojas de informática que inovaram no modelo de negócio e público-alvo e se destacaram das outras, justamente por “nicharem” seu mix de produtos.

Outro ponto importante a ser analisado diz respeito ao modelo de negócio que você irá adotar, para oriental o seu projeto de e-commerce na direção correta.

Em um modelo B2B – empresa para empresa, a estratégia e demandas tecnológicas são diferentes das lojas virtuais que atuam no segmento B2C – empresa para consumidor final.

3 – Soluções de TI

A escolha da plataforma de e-commerce é essencial para o sucesso do projeto.

Seja ela open source, alugada ou exclusiva, deve atender às necessidades imediatas do projeto e também permitir futuras expansões.

Hoje existem diversas plataformas de e-commerce no mercado, o grande problema é identificar aquela que se adapta à sua necessidade atual e que vá permitir um upgrade.

O importante é encontrar uma plataforma tecnologicamente adequada em que se possa dispor das ferramentas que fazem o diferencial no comércio eletrônico atual como estrutura de SEO, associação de produtos e políticas de descontos.

Outro ponto que deve ser considerado é o das ferramentas administrativas como relatórios e atualizações de produtos.

4 – Planejamento do Marketing

Sem um planejamento das ações de marketing não há como se obter sucesso em um projeto de e-commerce. As ferramentas disponíveis são várias e exigem sinergia para torná-las mais eficientes.

Atirar para todos os lados, além de desperdiçar recursos preciosos, pode resultar em uma perda da credibilidade. Campanha de marketing online tem que ter foco e seqüência. Não é jogo nem custa barato.

Uma atenção especial deve ser dada a sua presença nas ferramentas de busca. Planeje com bastante antecedência seu processo de SEO – Otimização Para Sites de Busca – e implante o mais rápido possível.

Embora seja a ferramenta mais demorada em termos de retorno, os resultados são espetaculares. Enquanto o SEO não surte efeito, utilize uma boa campanha de links patrocinados com um monitoramento constante do ROI.

As mídias sociais também devem ser um ponto forte da sua estratégia, principalmente se a sua marca ainda não é muito conhecida.

As mídias sociais também devem ser um ponto forte da sua estratégia, principalmente se a sua marca ainda não é muito conhecida. Para saber mais a respeito, leia o artigo Marketing Digital Para Lojas Virtuais.

5 – Monitoramento e Ajustes

É natural que depois de implantado seu projeto precise de alguns ajustes, mas você só poderá saber o que pode ser melhorado se tiver instalado um bom sistema de monitoramento e web análise.

Nesse setor, o Google Analytics desempenha um ótimo papel e é amplamente difundido. Com a devida interpretação dos dados de monitoramento, a web análise é capaz de identificar pontos de estrangulamento em uma loja virtual e soluções podem ser encontradas para o aperfeiçoamento do negócio.

A web análise também desempenha papel fundamental na mensuração dos resultados das campanhas de marketing digital. Os dados obtidos pelo sistema de monitoramento significam muito mais que a quantidade de page views, eles informa qual é o exato comportamento dos seus cliente quando estão na sua loja.

6 – Capacitação de Pessoal

A guinada estratégica rumo ao ambiente digital exige capacitação da equipe tanto no nível de conhecimento de novas tecnologias nas área de informática e marketing como na forma de gerenciamento da empresa engajada no mundo virtual e abordagem das oportunidades negociais que o novo ambiente oferece.

E-commerce é coisa séria e necessita de profissionais especializados nesta área. Na maioria das vezes estes profissionais já fazem parte da equipe da empresa, só precisam ser treinados para as novas funções que irão desempenhar.

O conhecimento da cultura da empresa pode facilitar sua inserção na era digital e por isso a capacitação do pessoal da própria empresa é uma alternativa bastante interessante.

Marketing digital, SEO e Web Análise devem fazer parte dessa formação para que os membros da equipe saibam exatamente o que fazer e quando fazer. É importante que todos tenham uma noção exata das ferramentas disponíveis e como usá-las.

Conclusão

Esses são apenas alguns pontos que devem ser considerados. Obviamente existem muitos outros que devem ser meticulosamente analisados quando da elaboração de um projeto de e-commerce.

O importante é não se deixar levar pela ideia de que a criação da loja virtual em si é a principal ação dentro do processo de inserção da empresa no varejo digital.

Não são raros os exemplos de lojas virtuais muito bem estruturadas que simplesmente “não decolam” justamente por não terem se preocupado com os outros aspectos que envolvem o sucesso de um projeto de comércio eletrônico.

Com um bom planejamento suas chances de sucesso são muito maiores.

Dica para não errar em seu projeto de e-commerce

A equipe do Curso de E-commerce, escola especializada em treinamentos na área do comércio eletrônico e marketing digital, oferece regularmente cursos nestas áreas justamente para que você possa evitar erros que possam prejudicar o sucesso do seu projeto.

Na área de planejamento e criação de lojas virtuais, nossa dica fica por conta do curso Como Montar Uma Loja Virtual que tem como objetivo ensinar como montar um projeto de e-commerce, implementá-lo e de pois gerenciar um comércio eletrônico.

Agora que você já conhece os pontos mais importantes na hora de elaborar o seu projeto de e-commerce, é apenas uma questão de se planejar e colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

Fonte: Blog do Curso de E-Commerce

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom seu artigo sobre a elaboração de um projeto de e-commerce. Se fazemos um plano de negócios para negócios físicos, por que no caso de uma loja virtual seria diferente?

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