Projeto de e-commerce – Uma visão global do empreendimento

Projeto de e-commerce e a visão global da sua empresaAlguns empreendedores encaram um projeto de e-commerce como apenas a questão de criação de uma loja virtual, mas na verdade ele é algo muito mais extenso. O comércio eletrônico atual é uma operação cada vez mais complexa e repleta de inter relações entre as diversas etapas e funções, o que torna o planejamento uma etapa crucial para o sucesso de qualquer loja virtual. Atualmente, a questão da plataforma de e-commerce é apenas um dos itens a serem levados em conta na etapa de planejamento de um e-commerce. Questões como marketing digital e capacitação de pessoal tem hoje uma importância fundamental para quem deseja ingressar no universo das vendas pela Internet.

Definir um projeto de e-commerce hoje em dia é talvez a etapa mais delicada de todo o processo, por isso, é necessário ter muita calma nessa hora para que você não venha a se arrepender mais a frete e se deparar com questões que estavam fora do seu planejamento inicial.

Definindo um projeto de e-commerce

Definimos como projeto de e-commerce o planejamento e detalhamento de todas as ações que serão necessárias para a inserção da empresa no segmento do comércio eletrônico. É nele que colocamos as necessidades das mais diversas áreas como, por exemplo, plataforma de e-commerce a ser utilizada, marketing digital, redes sociais, capacitação de pessoal, logística e análise de desempenho.

O projeto de e-commerce é necessário não somente para que possamos estabelecer um roteiro e cronograma de ações, mas também para definir, entre outras coisas, a necessidade de investimento e alocação de recursos. O processo de criação de uma loja virtual de sucesso exige que cada etapa esteja muito bem definida, para garantir que estamos cuidando adequadamente das diversas nuances do negócio.

Em nosso curso de e-commerce costumo dizer que a etapa de definição de um projeto de e-commerce é muito mais um exercício teórico do que prático, mas nem por isso menos importante. É no projeto de e-commerce que definimos a proposta da empreitada, mercados onde pretendemos atuar, o cenário da concorrência e questões tecnológicas. É como se fosse uma prévia da etapa seguinte, que seria a elaboração de um plano de negócios.

A loja virtual é apenas um detalhe do projeto de e-commerce

O importante, e objetivo deste artigo, é deixar claro para os novos empreendedores do comércio online que a questão da loja virtual é apenas um dos diversos aspectos que envolvem uma operação de e-commerce nos dias de hoje. Felizmente, a questão tecnológica da escolha da plataforma de e-commerce hoje em dia não é mais impeditivo para que pequenas empresas ingressem no comércio eletrônico, já que temos diversas opções e preços disponíveis no mercado.

Por isso, ao planejar sua entrada no mundo do varejo eletrônico e estruturar seu plano de negócios, tenha em mente que um verdadeiro projeto de e-commerce vai muito além da simples contratação de um sistema para coloca-la a disposição dos usuários. Um projeto de e-commerce é na verdade a elaboração do conceito do que será a sua loja virtual e como ela atuará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here