A psicologia das cores no e-commerce

A psicologia das cores e sua influência no e-commerceA cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa.

A combinação das cores afeta o psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse do público em sua loja virtual.

As cores no E-commerce devem seguir a um tema pré-definido, fiel ao projeto, totalmente voltado ao público alvo e produtos que a loja virtual comercializa, com o objetivo de gerar empatia, harmonia e ambientalização do internauta com a loja virtual.

As cores tem a função de distinguir ou enfatizar: banners, produtos, botões de ação, links, textos, tornando a navegação mais agradável, mais intuitiva e destacando as ações que desejamos que os compradores realizem no site. A combinação certa pode causar efeitos como de excitação, urgência, contentamento, calma, vulgaridade, melancolia, segurança etc., e ainda destacar algum elemento em relação a outro.

Por isso, adequar as cores da identidade visual de uma loja virtual, ao público alvo, aos produtos, e de forma correta, é fundamental para impactar o internauta, e ter sucesso no e-commerce.

Alguns Exemplos:

  • Um loja virtual Sex Shop – Vermelho que remete a desejo, paixão.
  • Uma loja virtual de Produtos Naturais – Marrom e Verde remetendo a terra, natureza, folhagens, etc.
  • Um loja de produtos femininos – Rosa remetendo ao universo feminino.

Veja abaixo a influência de cada cor:

Vermelho

Poder, energia, amor, ternura, agressão, colisão e paixão. É a cor que estimula todos os tipos de apetites. É uma cor indispensável para o comércio eletrônico de produtos para adultos. Cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos

Laranja

Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude. Lembrando que o laranja é feito da junção de amarelo com vermelho e pode representar atributos de ambas as cores. O laranja é menos intenso que o vermelho, o que representa a jovialidade, também usado para mostrar divertimento, alegria e estimular o apetite. Um fato interessante é que pode fazer produtos caros parecerem mais baratos. Uma boa sugestão para produtos em promoção.

Amarelo

Otimismo, alegria, esperança, filosofia, desonestidade, covardia, traição. A cor amarela ajuda o seu cérebro a liberar serotonina, que faz as pessoas se sentirem felizes e cheias de energia. O uso do amarelo no lugar certo e na quantidade certa pode se tornar uma poderosa ferramenta para atrair novos clientes.

Azul

Verdade, conservadorismo, segurança, tecnologia, limpeza (principalmente quando combinado com o branco, uma cor aceita na maioria das culturas e muito segura de se usar na web), tristeza e ordem. O azul escuro é ideal para os negócios porque simboliza a estabilidade financeira, profissionalismo e fidelidade É a cor que possui menor rejeição no mundo.

Verde

Ambiental, ecológico, frescor, calma, harmonia, saúde, inexperiência, dinheiro, natureza e tranquilidade. O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É uma cor muito agradável e neutra, podendo ser considerada em alguns casos quente e em outros fria. Graças a estas propriedades e a representação de natureza, muitas empresas tem usado esta cor.

Rosa

Apreciação, delicadeza, feminilidade, floral, gentileza, gratitude, inocência, romantismo, leveza e tranquilidade. O Rosa é a cor mais feminina de todas, pois esta cor nos tras a sensação de delicadeza e inocência. É uma cor suavizada do vermelho e expressa a visão das garotinhas, balas de goma e doces. No Ecommerce diretamente associado ao universo feminino.

Roxo

Cerimônia, alto valor, fantasia, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e espiritualidade. O roxo é uma combinação de vermelho e azul, trazendo características de ambas as cores mas com força de realeza ou luxúria. Usado para representar produtos de luxo, de alto valor.

Marrom

Calma, profundidade, terra, natureza, rascunho, riqueza, simplicidade, seriosidade, submissão, cacau, café, utilidade e madeiramento. Muito usado em sites relacionados à construção civil, produtos naturais, produtos ecológicos. É uma cor mais quente, mas no sentido de aconchego.

Preto

Autoridade, rigidez, clássico, conservador, formalidade, mistério, seriosidade e tradição. Preto é tecnicamente a absorção de todas as cores. Por conta disso ele representa a autoridade, rigidez, elegância e tradição. Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação.

Cinza

Autoridade, mentalidade corporativa, humildade, praticidade, respeito, estabilidade e neutralidade. Cinza é um tom entre branco e preto, decorrente disso ele é uma mistura de ambos, está em um ponto entre as dualiades como o bem e o mal, normalmente vem acompanhado de outra cor, já que combina com a maioria por ser uma cor neutra. Usado por em sites de tecnologia, produtos de última geração.

Branco

Limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento, esterilidade, simplicidade, confiabilidade e rendimento. Branco é universalmente a cor da paz e da pureza, mas cuidado, em culturas como as orientais, o branco representa a morte e deve ser evitado. Muito usado em sites com jogos de negativo/positivo, ou com textos reversos.

Conclusão

Nunca escolha as cores para seu e-commerce, baseado exclusivamente em seu gosto pessoal ou preferência, sempre vale a pena realizar um estudo, que em geral é feito lá no início do projeto de e-commerce, quando definida a Identidade Visual da Loja Virtual.

Prefira sempre profissionais qualificados, com experiência comprovada e com referências, para realizar a tarefa de desenvolver logotipos, layout exclusivos e banners para sua loja virtual, afinal de contas, a compra pela internet é altamente visual, e um layout profissional pode ser seu melhor vendedor, e aumenta suas chances de sucesso no Ecommerce.

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