Não estrague seu SEO com copy/paste de Press Release
Nenhum administrador de conteúdo de um site vai querer ficar publicando uma matéria que já foi publicada por dezenas de sites com a mesma formatação e conteúdo. Não bastasse o problema da “notícia requentada” o site ou blog pode ser punido pelo Google já que não estará apresentando conteúdo relevante. A revisão Panda tem justamente essa função, excluir sites com conteúdo de baixa relevância das páginas de respostas do Google.
Quem sofre é o usuário
Deixando de lado outras considerações, o maior prejudicado nessa história é o usuário. Eu mesmo, a poucos dias fazendo uma pesquisa na Internet para o conteúdo de um projeto, me deparei com dezenas de links nas páginas de resposta para o mesmíssimo conteúdo, um press release distribuído sobre um certo assunto. Nem precisa dizer que fiquei bastante decepcionado. Quando você parte de um texto e evolui a discussão é uma coisa, mas textos idênticos são realmente decepcionantes. Não se cria diversidade de opinião.
O pior para os sites que publicam os press releases em massa veio recentemente e partiu de ninguém mais ninguém menos que o todo poderoso Google. O Google disponibilizou uma ferramenta pela qual você pode excluir um determinado site das suas buscas. Já pensaram no que é isso? Se o seu site começar a incomodar o leitor por ter artigos que já foram publicados em outros sites, o usuário poderá criar o seu próprio “banimento do Google” e o seu site jamais será exibido para ele de novo. É uma visão do inferno!
Press Release e SEO
Um outro problema sério com a publicação na web de um press release que foi enviado para dezenas de outros sites é a punição do Google por considerar que o site apresenta conteúdo de baixa qualidade. A coisa é simples, o Google fez recentemente uma revisão de seu algoritmo, o que ficou conhecido como a Revisão Panda. Por esse novo critério, sites que não apresentarem conteúdo relevante sofreram uma punição em seu rankeamento. Entre estes critérios está a questão de conteúdo repetido. Já imaginou o reflexo dessa diretriz sobre um site que publica centenas de textos idênticos aos de outros sites do segmento?
Sempre comento nos cursos de SEO que ministramos, que a chave do sucesso em termos de busca orgânica é a relevância do conteúdo. Os buscadores querem conteúdo novo e diversificado. Se ao visitarem o seu site se depararem com um conteúdo que já encontrou em diversos outros sites, certamente irão considerar o seu site de baixa relevância e ignorar suas páginas. Conhece algum pesadelo maior que esse?
Um caso real de problema com a publicação indiscriminada de press releases
O blog de um conhecido meu, na ânsia por conteúdo, saiu publicando tudo quanto era press release que lhe era enviado. O resultado foi um decréscimo no ritmo de crescimento do PageRank, um aumento considerável na taxa de rejeição do blog e redução do número de páginas visitadas e tempo no site. Parece uma visão do inferno, concorda? destrinchando o Google Analytics, percebemos que as altas taxas de rejeição estavam concentradas exatamente nos posts que tinham como origem os press releases enviados e publicados da forma que vieram. Era claro o que estava acontecendo, as pessoas já tinham lido a notícia em algum lugar e por isso o conteúdo não retinha os visitantes no site.
Uma vez identificado o problema, sugeri que ele parasse de publicar os tais press releases ou então exigisse conteúdo exclusivo para sua publicação. Implantada essa política, o resultado foi uma violenta queda na taxa de rejeição e a melhoria dos outros indicadores.
A solução do problema do press release na web
Que os press releases são ótimas ferramentas de marketing, isso não se discute, mas é necessário que os produtores desse tipo de material entendam que na web a coisa é bem diferente. O SEO – Search Engine Optimization de um site é talvez a forma de marketing digital mais importante para garantir a sobrevivência do site. Se a publicação de um press release afeta o posicionamento do site nas ferramentas de busca, a opção é não publicá-lo. A solução do problema parte dos profissionais de jornalismo e assessoria de imprensa voltada para a web.
O press release para a web tem que ter no mínimo umas 4 versões diferentes para que os veículos possam aceitá-los com tranquilidade. E até mesmo isso tem que ser feito de forma profissional, porque não adianta trocar a ordem dos parágrafos ou outras “malandragens assim”, o Google consegue identificar. Sem isso, o risco de penalização por falta de relevância é muito grande e qualquer editor comprometido com o bom posicionamento do site em ferramentas de busca irá rejeitar a publicação.