Pulverização do Mercado Favorece as PMEs

Plataformas de E-Commerce ajudam ao pequeno empreendedor digitalA pulverização do Comércio Eletrônico vem crescendo ao longo dos últimos anos. Ferramentas como as plataformas open source de última geração como a Magento e sistemas de lojas virtuais alugados de alta performance e baixo investimento, vêm democratizando o acesso ao E-Commerce e tornando possível o desejo de milhares de empreendedores, de alcançar o sucesso no varejo on-line.

Esse crescimento consistente das Pequenas e Médias Empresas já é visível nas estatísticas do mercado. Cerca de 20% do faturamento total das Lojas Virtuais em 2009 está nas mãos das PME´s. Com o aumento da popularidade do comércio eletrônico entre os consumidores brasileiros, o espaço se abriu para que empresários de todos os segmentos pudessem prosperar.

Para competir com as grandes redes, os microempresários têm como arma o atendimento a públicos específicos – nichos de mercado. Com uma demanda menor, é possível prestar atenção aos desejos mais íntimos do consumidor e proporcionar diferenciais que as grandes redes não conseguem oferecer. Essa proximidade do cliente é uma abordagem que vem garantindo o sucesso das pequenas e médias Lojas.

Essa estratégia diferenciada, porém, não exclui a necessidade de atendimento aos padrões básicos de qualidade, como por exemplo a entrega rápida. Grande parte da satisfação do consumidor e que garante novas compras é uma entrega de qualidade, ou seja, dentro do prazo, com uma embalagem adequada, tendo a integridade do produto preservada.

A Publicidade Online é outro ponto que deve ser considerado pelas Pequenas e Médias. Atuando em nichos, a publicidade se torna mais barata e acessível. Uma campanha bem elaborada e direcionada para os meios corretos trará cliques qualificados, que podem render bons índices de conversão. É de extrema importância estar alinhado com as preferências do público alvo, conhecer seus hábitos e os sites que visitam, para então atingir sua audiência de maneira eficiente, através de um bom planejamento de mídia.

Ferramentas como os Links Patrocinados e MarketPlaces são um bom caminho para encontrar compradores no momento da busca pelos seus desejos de consumo. Afinal, se a loja vem realizando um trabalho competente, basta ser encontrada pelo seu público para que os negócios aconteçam!

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here