Como ter uma loja virtual no Facebook

Como ter uma loja virtual no FacebookUma das últimas tendências do e-commerce é a inserção da loja virtual no Facebook, o que ficou conhecido como F-commerce. Muitas empresas já correram para implementar essa tecnologia em suas operações de e-commerce, não porque seja a tábua de salvação para o e-commerce mas sim porque é preciso acumular experiência também nesta área.

Ter uma loja virtual no Facebook é uma tendência do social commerce e por isso é melhor que você comece a ganhar experiência nesse mercado, que a bem da verdade ninguém conhece tanto assim. Por isso, em termos de S-commerce, acredito ser importante essa experiência. O treinamento de pessoal é uma das principais preocupações para a manutenção de uma loja virtual de sucesso. No caso de lojas no Facebook não é diferente.

Sua loja virtual no Facebook

Para quem deseja ter uma loja virtual no Facebook existem dois caminhos. O primeiro é o desenvolvimento próprio. Essa é uma solução mais complicada por envolver muita programação e manutenção constante. A segunda opção é utilizar um aplicativo pronto, o que é bem mais indicado do que desenvolver um aplicativo próprio, principalmente para quem está começando.

Uma das grandes vantagens do aplicativo de F-commerce é justamente o da terceirização da TI. Sempre menciono isso em nosso  curso de Facebook para justificar a indicação. O Facebook muda seus protocolos a todo momento e por isso, se você parte para a solução de aplicativo próprio, terá que manter uma equipe de plantão para esse tipo de serviço emergencial. Isso significa mais custos para a operação e redução das margens de lucro.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre cito a opção de criação de lojas no Facebook através de aplicativos prontos como a forma mais adequada para quem deseja conhecer o mercado antes de fazer um investimento de maior vulto em aplicativos próprios.

Lojas virtuais no Facebook não são grátis

Antes que alguém pergunte, é bom deixar claro que não existe loja virtual no Facebook grátis. Todas as ferramentas cobram algum tipo de comissão ou aluguel do aplicativo. Nada mais justo, porque o desenvolvimento, manutenção e hospedagem do sistema tem um custo.

O custo do uso do sistema de loja no Facebook em si não é alto, gira em torno de 2% do valor da compra. Deve-se somar a este valor os custos de processamento de pagamento (Moip, Pagseguro, Pagamento Digital ou PayPal). No final das contas, o custo da operação gira em torno de 8,5% do valor da compra, ai sim, um custo bem elevado que deve ser muito bem avaliado antes de se decidir por esse caminho.

Como disse anteriormente, a opção por ter uma loja no Facebook é uma das tendências do comércio eletrônico, mas antes, deve-se analisar com cuidado a viabilidade do projeto.

E você? Tem alguma experiência na criação de loja virtual no Facebook?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here