Teste A/B no e-mail marketing - Como funciona e como ele pode ajudar em suas campanhas

Teste A/B no e-mail marketing – Como funciona

Teste A/B no e-mail marketing - Como funciona e como ele pode ajudar em suas campanhasO teste A/B no e-mail marketing é uma das principais ferramentas de refinamento de estratégias neste canal e focando a experiência do usuário e melhorar a taxa de retorno, a Virtual Target, plataforma da envio de e gestão de e-mail marketing, apresenta algumas dicas para a realização de testes A/B.

Esses testes são capazes de identificar qual o melhor método de envio do e-mail marketing, trazendo maior taxa de entregabilidade e aproveitamento.

Aplicando o Teste A/B no e-mail marketing

O Teste A/B é um método de teste de marketing que consiste em selecionar várias amostras do público e aplicá-las em situações diferentes a fim de melhorar as taxas de retorno. A realização do teste A/B no e-commerce já é uma rotina para o refinamento do layout de lojas virtuais e inclusive, conta com a ferramenta Google Analytics Content Experiments para o acompanhamento destes testes. Mas além dessa aplicação, o Teste A/B também é largamente utilizado em diversas situações do marketing inclusive no e-mail marketing também.

Antes de enviar o email marketing para toda a base de contatos, pense em dois ou três subjects diferentes. Pegue a base e retire uma amostra equivalente a 10% dela.

Depois disso, divida essa amostra em três partes iguais. Faça três envios de email selecionando um subject para cada uma delas. O envio que der maior retorno tem o subject que chama mais atenção. Use esse subject que apresentou a melhor taxa de abertura, maior número de cliques ou visualizações para enviar ao restante da base.

Determinando a metodologia conforma a base de envio

Se a base de contatos for muito grande, fazer a manipulação da mesma como mencionado acima não é aconselhável. Desta forma, utilize segmentação a partir de um ID do contato (número de identificação). Envie para uma parcela de pares, outra parcela de ímpares, ou faça segmentações a partir dessa variável.

O teste de subject é uma das situações na qual o teste A/B pode ser aplicado. Também é possível aplicar o mesmo conceito para escolher o melhor dia da semana, do mês, horário, ou mesmo para escolher a promoção que poderá ter o maior destaque na mensagem do email marketing. Abuse do teste A/B  para e-mail marketing e tome decisões embasadas em resultados reais.

Teste A/B no e-mail marketing
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here