Como usar Links Patrocinados em sua estratégia de marketing

Use os links patrocinados a seu favorQual é a maior fonte de tráfego para os sites hoje? Buscadores! É do resultado das buscas que chegam, com certeza, a maior parte dos seus clientes. O primeiro passo para descobrir este intrincado mundo recheado de siglas com nomes é saber onde estão as melhores oportunidades para o seu negócio no universo do marketing de intenção. O nome deste processo é Search Engine Marketing (SEM).

O primeiro passo para você entender este assunto é escutar o que Seth Godin diz em seu livro O melhor do mundo. “Ser melhor que 98% dos concorrentes costumava ser bom. No mundo do Google, no entanto, é inútil. É inútil porque todos os seus competidores estão a um clique de distância, não importa o que você faça. A única posição boa o suficiente é a de melhor do mundo”.

Há centenas de milhares de empresas na internet. E cada uma pode tirar proveito dos serviços de busca da maneira que melhor lhe aprouver. Outro dia, conversando com o Paulinho Uda, da Kampeki,expert em SEM e SEOSearch Engine Optimization, a gente ficou muito tempo comparando as diferenças entre buscas e resultados. Um exemplo rápido: se você tiver uma conta Google e estiver logado, o resultado da sua busca será absolutamente diferente do resultado caso você não esteja logado.

Conhecendo seus clientes com o Google Analytics

Para começar, como a gente já disse aqui, é preciso usar o seu site para conhecer o seu cliente. Isso é feito através de métricas. Você precisa saber de onde as pessoas vêm, quais as palavras-chave que mais geram visitas e as que realmente se transformam em negócios. Para medir o seu site há diversas ferramentas gratuitas. A mais utilizada, hoje, é o Google Analytics – seguido pelo SiteMeter.

A face mais conhecida e usada desta nova área de conhecimento é, com certeza, os Links Patrocinados. A maioria das empresas aposta na compra de palavras-chave que dizem respeito a seus produtos e serviços para atrair clientes pelos resultados de busca. E, claro, fechar mais negócios.

O Blog do Pagseguro conversou com Miguel Dorneles, gerente de operação de produtos da .Fox Networks, que lidera projetos de Midia de Performance e  Branding tanto para campanhas próprias (dos canais FOX no Brasil) como para seus clientes em diversos países. Segundo Miguel é preciso ter uma visão holística para que o link patrocinado seja eficiente em todos os estágios do ciclo de compra.

“O sucesso da campanha está em saber quais os momentos do ciclo de venda precisam de mais exposição e engajamento do internauta”, diz. Um caso bastante comentado no mercado é o da Tecnisa. Fizeram uma campanha para atingir apenas mulheres grávidas, que tendem a procurar apartamentos novos durante a gestação. Utilizaram até palavras-chave com grafia errada. Para criar uma campanha é preciso acompanhar constantemente os termos mais procurados, estar alinhado com os critérios de ranking de qualidade e ter um conhecimento, nem que básico, sobre a dinâmica das redes de conteúdo.

Segundo Miguel, os Links Patrocinados são benéficos para o mercado, pois democratizaram os anúncios e têm tudo o que o empresário precisa: custo acessível, métricas eficientes e são self-service – cada um pode escolher o que é melhor para o seu caso. No caso do Google AdWords é aconselhável que o usuário tenha algum conhecimento sobre a ferramenta, pois é bastante complexa.

Mesmo assim, Dorneles deixa um alerta: campanhas exigem manutenção e dedicação constantes. É preciso trocar o anúncio, pesquisar os termos mais procurados, mapear as palavras-chave, definir qual a página de destino (nem sempre a home é o melhor lugar), avaliar resultados e ainda seguir otimizando o site para que se destaque na busca orgânica. Esta série de operações exige tempo e dedicação – muitas vezes as empresas contratam um funcionário exclusivamente para isso, em outras, terceirizam para agências. Seja qual for o caso, é preciso ter atenção e planejar bem seus passos.

E você? Já sabe como usar os links patrocinados a seu favor?

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