Usando o recurso Promover Publicação do Facebook

Saber usar a função Promover do Facebook é uma das prioridades para quem está envolvido com o Facebook Marketing. Ao contrário do que muita gente pensa, uma postagem no Facebook não é automaticamente exibida para todos os fãs de uma página. O EdgeRank, algoritmo do Facebook. Estima-se que o alcance médio de uma publicação simples seja vista no feed de notícias de menos de 20% dos fãs da página. Ou seja, se depender da propagação orgânica – não paga, o alcance de uma postagem é bem menor que o número de fãs de uma página.

Para aumentar esse alcance, o Facebook oferece a ferramenta Promover que possibilita a exibição do post para um número bem maior de pessoas aumentando assim o impacto da publicação e seu potencial viral. O recurso Promover está disponível apenas para Páginas que possuam mais de 400 fãs.

Veja como usar a função Promover Publicação do Facebook para aumentar a visualização de suas postagens no Facebook

Como usar o Promover do Facebook

Toda vez que um post é publicado, o Facebook exibe o botão Promover no canto inferior direito da publicação. Clicando nele, você terá a opção de promover este post para pessoas que se dependesse das limitações impostas pelo EdgeRank não seriam atingidas.

Esse recurso é bastante interessante para quem trabalha com marketing no Facebook, pois aumenta consideravelmente o impacto da postagem. Em nosso curso de Facebook Marketing indicamos a utilização do recursos Promover em situações em que se deseja dar destaque a:

  • Divulgação de promoções, descontos e ofertas;
  • Divulgação de eventos e fatos relevantes para a marca;
  • Postagens relevantes em outras mídias como blog;
  • Outras ações de cross media.

A função Promover está disponível para qualquer tipo de postagem seja ela texto, perguntas, fotos ou vídeos.

É importante destacar que essa ferramenta faz parte de uma estratégia de divulgação e exposição da Página da marca e não busca uma expansão da base de fãs, embora, em função de seu potencial de amplificação, seja provável uma pequena expansão desta base.

Para preservar o foco do Feed de Notícias, exibir as notícias mais recentes, as postagens patrocinadas tem um prazo curto de duração, apenas três dias. Por isso, é importante programar essa ação com antecedência, evitando, por exemplo, que o tempo de promoção abranja períodos que costumam ser de baixa audiência, como finais de semana ou feriados, dependendo do perfil do público-alvo.

O pagamento pode ser feito através de cartão de crédito ou PayPal, dependendo da forma de pagamento configurada no painel administrativo do ambiente de gestão de anúncios. O valor da ação vai depender do público que se deseja alcançar.

Mensuração da ação de Promoção

A Promoção de uma postagem no Facebook é uma ação de marketing pago que como outras precisa ser mensurada, principalmente para que possamos determinar o ROI da ação. Como em outras ações de marketing em mídias sociais, o resultado das postagens promovidas deve ser avaliado conforme o objetivo determinado para a campanha.

Passados os três dias da Promoção, o botão Promover é substituído pelo botão Promoção Concluída. Clicando neste novo botão, o Facebook exibe um resumo das ações dos usuários que tiveram como ponto de partida a postagem promovida. Nesse resumo temos quatro indicadores básicos:

  • Alcance estimado da postagem patrocinada
  • Cliques em links
  • Opções Curtir na publicação da página
  • Comentários em publicações de página

No painel de gestão de anúncio podemos ter informações mais detalhadas sobre o desempenho da publicação promovida como a taxa de cliques e o CPM – Custo Por Mil da promoção. Com base nestes dados podemos extrair diversos outros indicadores como o CTR e outros que se apliquem a análise em questão.

O Facebook também indica de forma detalhada o tráfego da publicação, dividindo-o em orgânico e pago. Dessa forma podemos analisar com mais precisão o verdadeiro impacto da ação.

Outra forma de analisar o impacto da publicação patrocinada é sob o prisma de acessos ao site ou página específica da promoção. Essa análise pode ser feita no Google Analytics identificando os acessos originados por cliques no link da publicação. Como no caso do Google Analytics não podemos distinguir o que seria acesso orgânico do acesso pago, a análise fica um pouco distorcida.

Para solucionar este problema, uma das opções seria o tagueamento do link através da ferramenta de UTM do Google, criando uma campanha específica para este tipo de ação.

Com a criação de uma Meta no Google Analytics, podemos ter controle completo dos resultados da ação com a determinação da taxa de conversão e outros indicadores que explicam o resultado da ação.

Agora que você já sabe como usar o recursos de Promover postagens no Facebook, mão a obra e vamos começar a planejar as ações.

Por Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-commerce

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