Vender dentro do Facebook: Muita Garoba e resultados ainda inexpressivos

Como vender dentro do FacebookQue o Facebook é um fenômeno com mais de 800milhões de usuários e que a vender dentro do Facebook pode ser uma tendência, ninguém duvida (nem eu, com ressalvas!) mas então, por que os e-consumidores ainda não estão comprando maciçamente dentro das Lojinhas Virtuais montadas dentro das FanPages no FaceBook?

A resposta é simples: o F-commerce (e-commerce dentro do Facebook) ainda não decolou e isso é um fato. Ouvimos muito barulho sobre o assunto no Brasil em 2011, umas das Tags mais comentadas, todos os veículos comentaram o assunto Social Commerce ou F-commerce, mas nenhum case apresentado, trouxe ou apresentou efetivamente qualquer resultado expressivo em vendas.

Apesar do F-commerce ser uma nova realidade nas FanPages Brasileiras, (começou no ano passado) a maioria das lojas virtuais no Facebook são de pequenos negócios que vendem seus produtos. Esse tipo de aplicativo que permite vender dentro do Facebook já são utilizados nos EUA há mais de dois anos e mesmo lá os números também não são expressivos. Aliás, ainda são inexpressivos comparado ao volume global de vendas OnLine.

Para se ter uma ideia, as projeções de faturamento para 2015 nos Estados Unidos são de US$ 15 Bilhões. Porém os maiores cases de F-commerce nos EUA são de marcas muito famosas e com muitos Fãs e ainda apresentam faturamento em 2011 bem aquém do projetado, representando apenas uma pequena parcela de suas vendas:

  • Coca-Cola = US$ 24 Millhões
  • Starbucks = US$ 20 Milhões
  • Disney = US$ 19 Milhões
  • NetFlix, P&G, entre outras ..

Estes aplicativos funcionam de forma simples: As FanPages das Lojas, oferecem ofertas de inúmeros produtos e os e-consumidores podem escolher, botar no carrinho de compras e comprar, além de curtir e compartilhar.

Mas se é tão simples, por que então as vendas não decolaram? Primeiro é importante salientar que as pessoas e mesmo as marcas ainda estão se adaptando e se ambientando ao advento das Redes Sociais. É fato que as pessoas gastam muito tempo nas mídias sociais e compartilham muito conteúdo e experiências de compra, mas efetivamente ainda não se acostumaram a apertar o botão COMPRAR dentro da Rede Social.

Vender dentro do Facebook exige credibilidade

Além disso, por ser uma Rede Social, existe a questão de privacidade e segurança, por isso, são poucos os compradores que confiam botar seus dados de cartão de crédito lá naquele ambiente (mesmo com promessa de segurança de integradores de Meios de Pagamento). Outro importante ponto que pra mim devemos ter atenção, é que as soluções para F-commerce disponíveis no mercado ainda não são perfeitas, são genéricas e criadas para a venda de todo tipo de produto na prateleira, sem se ater aos detalhes e especificações de cada tipo de produto ofertado, além de não terem uma gestão (retaguarda) personalizada para cada modelo de negócio. Claro que existem os projetos específicos e nativos para o Facebook, (não são desses que eu estou comentando!) Se existe alguma plataforma (assistente para criação de lojas virtuais) assim no Brasil, eu ainda não conheço, por favor, me apresentar!

Usar interações entre os consumidores no Facebook é uma ação extremamente interessante e comprovadamente vencedora. Porém, considerar que vender dentro do Facebook é somente colocar produtos pra vender e pronto, é um grande engano e perda de tempo. O esforço e o investimento que se faz para ter um CURTIR, um COMENTÁRIO ou um COMPARTILHAMENTO deve ainda ser maior para fazer com que os seguidores passem a ter também interesse e confiança de COMPRAR, pois a loja tem que ter a preocupação de implantar conceito e cultura de compra/venda neste ambiente específico.

Por fim, uma vez que é tudo tão novo, a verdade é que as pessoas ao redor do mundo ainda não estão pensando sobre Facebook quando estão com vontade de comprar alguma coisa OnLine.

E a Garoba (auê!) continua … que venham os resultados em 2012!! Você tem alguma experiencia em vender dentro do Facebook?

Por João Kepler

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