Vem Ai o Novo WordPress – Versão 3.0 Sai em Maio

O com e velho WordPress lança mais uma versão dia 1 de Maio, no mesmo dia que vai acontecer o WordCamp San Francisco. Os blogueiros do mundo inteiro se animam e aguardam a nova versão da mais conhecida plataforma open source para criação de blogs pessoais e blogs corporativos. A versão 3.0 promete turbinar ainda mais o CMS, mas o grande destaque está na melhoria de ferramentas administrativas que nas versões anteriores tinham sido deixadas meio de lado. O download do sistema poderá ser feito no endereço da comunidade em www.wordpress.org/download.

Junção do WordPress.org com o WordPress MU

Para quem não sabe, o WordPress MU é o mesmo que o WordPress, mas permite-te instalar vários blogs e controlá-los todos no mesmo site, assim podendo fazer uma comunidade onde as pessoas podem criar o seu próprio blog e etc.

Tipos de Posts Personalizados

Está função já era para ser incluída no WordPress 2.9, mas não foi devido a algumas falhas de última hora. Mas não precisamos esperar mais, pois o WordPress 3.0 já terá esta função embutida na plataforma original. Assim você poderá criar vários tipos de posts personalizados. Neste momento só podemos criar paginas e posts, mas com esta nova função vamos poder criar o nosso próprio tipo de posts. Isto torna o WordPress ainda mais potente como um CMS e com o crescimento da utilização das redes sociais pelo pessoal de marketing digital isso é uma boa notícia.

Novo Tema Básico

No WordPress 3.0 vai ter um novo tema chamado WP 2010. Nada de excepcional, mas pelo menos uma outra opção enquanto você não escolhe um tema realmente profissional. Em termo de opções para o visual dos blogs o WP 3.0 oferece algumas opções bem interessantes.

Fundo de Tela Personalizado

No novo WordPress 3.0 você poderá mudar o background do seu tema facilmente, desde que o tema suporte esta função. Depois só vai precisar fazer upload na dashboard do seu novo fundo que ele irá mudar no tema. O tema 2010 já vai ter essa função. Atenção pessoal. Cuidado com o design gente! Não saiam enchendo o fundo de imagens que venham a prejudicar a leitura.

Um Template Para Cada Página de Autor

No WordPress 3.0 vais poder mudar o nome dos arquivos author.php para author-orion.php e assim criar uma pagina personalizada para cada autor. em blogs com vários editores simultâneos essa novidade vai acabar com as eternas discussões sobre a questão de estilo de cada um.

Melhor Navegação Nos Menus

O Custom Woo Navigation vai ser incluído para assim melhorar a gestão dos menus. Essa era uma antiga reivindicação do pessoal, principalmente os que tem blogs com muitos recursos (plugins) instalados. Mais um agrado a quem tem que enfrentar o módulo administrativo todo dia.

Guia do Iniciante

Muita gente já tinha reclamado de que faltava mais informação de como usar o WordPress depois da instalação. Agora no novo WordPress vai haver um manual de boas vindas, onde vais poder encontrar tudo explicadinho!

Liberdade de Escolha do Username na Instalação

Até agora o WordPress definia o nosso username como admin sempre que fazíamos a instalação. Agora no WordPress 3.0 já vais poder escolher o seu primeiro username na instalação. Isto já devia de ter sido adicionado ao WordPress há muito tempo, mas não foi. Agora já não se torna tão fácil para os hackers invadirem um blog, porque já não vai ser o mesmo username para todos.

Canonical Plugins

Um problema muito comum é o de plugins serem descontinuados e nas novas versões do WP deixarem de funcionar. Pois bem, a Jane Wells decidiu juntar os autores dos plugins todos para que quando alguém descontinue um plugin, outra pessoa o possa continuar. Isso será muito bom para a comunidade, já que em alguns casos os plugins viram um certo mascote dos editores e passam a fazer parte da identidade visual do blog.

O que achou desse artigo? Tem sugestões? Faça seu comentário.

WordPress 3.0 – Veja As Novidades
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here