10 dicas para campanhas em comparadores de preços
Para facilitar a criação de campanhas em comparadores de preços veja abaixo 10 dicas que fazem toda diferençaquando se monta uma campanha em comparadores de preços para o e-commerce.
Forneça informações completas
Ao fazer uma campanha em comparador de preços, envie todas as informações necessárias, mantendo-as sempre atualizadas. Os preços precisam estar corretos e as fotos devem ter qualidade. As características do produto, a referência do produto e, se possível, o código de barras devem ser enviados para garantir que todos os seus produtos estejam perfeitamente indexados e que se mantenham atuais.
Deixe sempre o logotipo da loja visível em suas campanhas
Não deixe de exibir o logotipo da sua marca. A imagem deve ter a melhor qualidade possível. A maioria dos buscadores como Buscapé ou Shopping UOL, tem esse recurso.
Mantenha-se sempre no topo da lista
Manter-se entre a primeira e a quarta posição na listagem comparativa dos principais produtos de nicho. A posição de exibição dos produtos, independentemente do preço, precisa ser levada em consideração para que a loja não seja mais uma numa lista enorme de lojas.
Pratique preços abaixo dos seus concorrentes
Honrar o preço 5% mais barato que a média praticada no mercado. O preço não pode estar muito acima da média.
Nunca anuncie produtos sem estoque disponível
Não matar a expectativa do cliente com produtos inexistentes. Existe algo mais chato que um cliente ter decidido comprar um produto na sua loja e você não ter o produto? Uma campanha em comparadores de preços sem produtos na loja virtual não faz sentido.
Reforce a campanha com branding
Reforçar a campanha em comparadores que permitem inserção de banners, vitrines e outras formas de fazer branding. Isso vai aumentar ainda mais os resultados.
Anuncie o preço “cheio”
Não usar preços a vista com desconto, condicionadas a pagamento em boleto. Isso faz com que o cliente que utiliza o cartão de crédito fique decepcionado, mas pode ser positivo quando o cliente quer pagar o mínimo possível pelo produto.
Inicie a campanha com muitos produtos e faça testes
Não levantar a campanha com poucos produtos. Muitos consideram um investimento ruim ter todo o catálogo nos comparadores de preços, isso por que temem que o saldo acabe muito rapidamente e desejam ter o maior retorno imediato possível. No entanto, é muito importante iniciar a campanha com o catálogo completo para que possam identificar o que o público mais pesquisa. Também poderá ter uma rentabilidade imediata um pouco mais baixa do que em uma campanha com o catálogo filtrado, mas em longo prazo os resultados serão mais efeitos.
Tenha sempre cartas na manga
Manter o gerente de contas sempre munido de muitas sobre promoções, descontos, e etc. Muitas lojas iniciam a campanha e esperam que isso basta para tirar o melhor proveito do comparador de preço, mas não é assim que funciona. É preciso passar o máximo de informações possível para o executivo da campanha que ele possa propor melhorias e otimizar os recursos aplicados.
Faça campanhas originais
Não cobiçar as estratégias alheias. Um plano precisa ser definido de forma a rentabilizar o máximo possível os recursos aplicados. Isso significa que para cada comparador de preços é preciso ter uma tática diferente.
Por Flávio Pagotto