Recuperando clientes através do e-mail marketing
Para reverter essa situação, campanhas de email marketing focadas no resgate de clientes estão sendo cada vez mais utilizadas. Com o objetivo de reconquistar seus clientes, as grandes empresas já perceberam que é hora de investir em ações que os estimulem a completar uma transação perdida ou até mesmo despertar o interesse em adquirir um item complementar a outro que já foi comprado em seu site em outra situação.
Com campanhas de e-mail marketing específicas e envolventes, criadas de acordo com o perfil de cada usuário e baseadas no tipo de comportamento e de resposta que suas campanhas vêm provocando em determinada pessoa, você poderá analisar suas reais necessidades e entender por que eles estão desistindo das compras. Para que essas campanhas desempenhem papel estratégico em sua loja virtual, é fundamental que você possua sistemas capazes de mapear e registrar o caminho percorrido pelos usuários dentro do ambiente de compras do seu site, desde o momento em que entraram até o abandono de uma determinada página, incluindo o carrinho de compra.
As informações básicas para elaborar este tipo de ação transacional são:
- data do abandono
- tipo de produtos abandonados
- valor do carrinho e url do carrinho
Assim, você poderá identificar o tipo de produto que ele estava procurando e verificar em que etapa do processo ele desistiu da compra.
Uma pesquisa divulgada pela SeeWhy revelou que mais de 40% dos carrinhos abandonados se tornam vendas quando são enviadas campanhas de resgate no dia seguinte através de e-mail marketing. Por isso, vale a pena investir nessa nova campanha, onde você pode oferecer promoções especiais para os mesmos produtos já procurados ou materiais similares, com preços variados, descontos de frete e até mesmo combinações de compra que geram descontos.
É muito importante planejar campanhas que se baseiem no histórico de navegação dos usuários. Oferecendo aos consumidores produtos que eles já demonstraram ter interesse, suas chances de converter a venda aumentam exponencialmente!