Blog do E-commerce

Saiba porquê optamos por não utilizar o Magento

Saiba porquê optamos por não utilizar o Magento

Muito possivelmente o que trouxe você a ler esse artigo foi a curiosidade, do que quero dizer com “Que nada!” então irei justamente falar e explicar sobre isso. Se você já possui uma Loja Magento ótimo, esse artigo pode te ajudar a esclarecer algumas questões, ou se ainda não tem e está pensando em utilizar, esse artigo também pode te fazer refletir a respeito, e ajudar a tomar sua decisão.

VERDADE: O Magento não é para todos os e-commerces

Que o Magento é um sistema super completo, altamente profissional e muito poderoso, tenho certeza que eu e você concordamos quanto a isso. Mas o que algumas pessoas não sabem é que o Magento é um sistema que necessita de recursos e não são poucos, tanto de mão de obra altamente qualificada, como investimentos em servidor (hospedagem), entre outras características. Embora o Magento seja um sistema Open Source, que pode ser baixado da internet gratuitamente, e instalado em um servidor com PHP + MySql, isso não significa que ele seja um sistema barato ou até gratuito, muito pelo contrário.

O Magento é indicado para E-commerces que exijam alta personalização, flexibilidade e seja instalado em um servidor com recursos para atender as exigências do Magento, em geral um dedicado ou Cloud Computing.

Quando não utilizar o Magento

Bem se o Magento é um sistema comprovado, altamente eficaz, e super profissional, existe situações onde ele não se aplica e não é recomendado ? Sim existe. Mas os motivos não são devido a limitações no sistema, muito pelo contrário, e sim devido as exigências de servidor que representa um custo mais elevado com hospedagem e mão-de-obra qualificada. Estou falando de pequenos Ecommerce, até micro lojas virtuais. Tenho visto com alguma freqüência, a instalação do Magento em hospedagens compartilhadas, ou seja com poucos recursos, e isso é uma verdadeira aberração, na minha opinião. Certamente essa loja virtual vai apresentar lentidão, por mais que o Magento seja bem configurado e otimizado, porque a hospedagem não possui os recursos de que o sistema precisa para executá-lo com eficiência.

Para pequenos E-commerces, existem opções de lojas virtuais alugadas, que certamente serão mais interessantes em vários aspectos: custo, velocidade, simplicidade, sem manutenção e muito menos dor de cabeça para o lojista virtual.

A velocidade da plataforma é crucial !

Já tive a oportunidade de testar muitos tipos de plataformas de e-commerce, tanto como desenvolvedor web e como lojista virtual utilizando na prática, no dia-a-dia. Testamos Sistemas de Lojas Virtuais como: Magento, Open Cart, Prestashop, Oscommerce, e várias outras. E tem um aspecto que imagino que seja crucial para todo lojista virtual, que é a velocidade, o desempenho da plataforma. De nada ainda você ter uma loja virtual linda e maravilhosa, cheia de recursos – se ela for lenta. Se a Loja demorar a abrir você simplesmente perde o cliente, ele vai embora da sua loja virtual. Para quem está ambientado com o E-commerce sabe que desempenho é tudo! Isso é um ponto altamente relevante diante de tanta concorrência que existe hoje, basta um clique para o comprador simplesmente sair da sua loja e ir embora, e talvez nunca mais voltar.

E mais ! O rankeamento no Google está diretamente ligado a velocidade de sua loja virtual, porque o Google entende que sites rápidos dão uma melhor experiência de navegação ao usuário, e isso ajuda muito na sua classificação. Em contrapartida, se sua loja for lenta, está correndo o risco de perder posição nos resultados de pesquisa do Google.

E ainda tem mais ! Todo o e-commerce possui campanhas de marketing digital pagas, normalmente por CPC, onde paga por clique. Uma das piores coisas que pode acontecer é você ter uma loja lenta, que demora a abrir numa campanha CPC, pois pode acontecer do internauta não esperar a loja abrir, e você acabar perdendo a chance de venda, mas fica com o clique para pagar.

Antes de ser crucificado ou linchado

Só quero dizer que não tenho nada contra o Magento, muito pelo contrário é sistema fantástico, robusto e poderoso – e justamente por esses predicados é que essa plataforma merece a devida atenção na hora de contratar profissionais, escolher hospedagens, e naturalmente fazer a opção por ela.

A mensagem que gostaria de deixar é que se optar pelo Magento, faça uma opção consciente de que é uma plataforma que exigirá tanto recursos de investimento, como profissionais ou empresas qualificadas, indicado para E-commerces Profissionais, que estão buscando alta personalização.

Conclusão

Por esses motivos, optamos em não utilizar o Magento E-commerce aqui no Vender Mais Online, embora seja uma tendência tecnológica, entendemos que o Magento atende especificamente um tipo de lojista, aquele que busca muitos recursos e quer investir para ter um E-commerce Profissional.

O Vender Mais Online se posicionou em atender pequenos e médios E-commerce, com sua própria Plataforma, e o principal quesito, ou seja, o ponto mais forte do nosso sistema é a velocidade, sem falar que também de forma geral não perde em nada para o Magento, possuindo muitos recursos de SEO e tantos outros.

Sair da versão mobile