Lojas virtuais Open Source

Lojas virtuais Open Source

A opção por lojas virtuais Open Source é assunto recorrente em nossos projetos de e-commerce e muita gente nos pergunta sobre essa opção. O

modelo de loja virtual open source é uma solução usada por milhões de empreendedores digitais no mundo inteiro e já faz parte do arsenal de ferramentas que dispomos para quem deseja ingressar no e-commerce.

O sistema de loja virtual open source como Magento, WordPress, Presta Shop e Virtue Mart é bem simples. O código é desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores e disponibilizado para download nessas comunidades.

Uma forma de desenvolvimento colaborativo que deu muito certo e que abriu as portas do comércio eletrônico para diversas empresas. Por se tratar de um sistema ecommerce grátis muitas pessoas passaram a chamá-las de lojas virtuais grátis, mas isso não corresponde a verdade.

A opção por lojas virtuais open source

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre chamamos atenção sobre essa questão de loja virtual gratuita. Na verdade, as lojas virtuais open source não são uma lojas virtuais grátis tendo em vista que necessita de muitos ajustes técnicos que precisam de um profissional de programação gabaritado, e isso custa dinheiro.

Os sistemas de lojas virtuais open source de grátis só tem o código como tive a oportunidade de explicar em um artigo anterior.

Se você optar por uma solução open source para o seu e-commerce tenha em mente que essa opção também envolve custos e alocação de tempo para buscar um profissional de TI ou empresa que possua sólidos conhecimentos neste tipo de plataforma para que possa fazer a manutenção e atualização dos códigos.

A partir do momento que você opta por uma solução open source você deve tratá-lo como um ativo da sua empresa que por isso precisa de manutenção constante.

Mantendo a sua loja virtual open source

O comércio eletrônico é um segmento em constante atualização e por isso os sistemas estão em constante adaptação. Isso requer das equipes de manutenção do software um trabalho constante para que a loja esteja sempre na vanguarda das tecnologias disponíveis.

No caso dos sistemas open source com comunidades mais ativas como o Magento, por exemplo, essas atualizações são quase mensais. Por isso, em nossa consultoria sempre deixamos claro, quer ao adotar uma solução open source para o seu negócio virtual, é necessário sempre pensar no suporte, porque nada pior para a gestão de loja virtual do que um sistema desatualizado.

Eu, particularmente sou um grande entusiasta de sistemas de e-commerce open source, mas sempre deixo claro para nossos clientes que eles inevitavelmente envolvem o desenvolvimento de uma estrutura de

Seja como for, a opção por sistemas de lojas virtuais open source em um projeto de e-commerce é válida.

Publicado originalmente no site de Alberto Valle

Lojas virtuais open source
5 (100%) 12 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here