Loja virtual com WooCommerce – Uma opção de plataforma de e-commerce

Montar uma loja virtual com WooCommerce é uma opção cada vez mais interessante para quem deseja vender online e está em busca de uma solução própria.

Para quem ainda não conhece, o WooCommerce, é um plugin do WordPress, a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo inteiro, que possibilita a criação de lojas virtuais completas com este sistema.

O WordPress foi originalmente concebido para a criação de blogs e sites institucionais, mas há algum tempo vem surgindo diversos plugins, acessórios para esta plataforma, que possibilitam transformá-la em um verdadeiro sistema de e-commerce.

Me lembro que há alguns anos um amigo, que desenvolvia lojas virtual com a plataforma Magento, um sistema de ponta naquela época, me chamou para mostrar uma loja virtual que ele estava desenvolvendo.

Fiquei encantado com o projeto. A loja estava muito linda e repleta de recursos. Na hora eu disse para ele “A Magento é muito boa mesmo!”.

A resposta dele me deixou pasmo. Ele disse “A plataforma que estou utilizando não é a Magento. Essa é uma loja virtual com WooCommerce”, me disse ele.

Foi naquele momento que descobri que montar uma loja virtual com o WordPress em parceria com o WooCommerce seria uma alternativa bastante interessante, e que certamente iria conquistar uma parcela significante do mercado de plataformas de e-commerce.

Por que o WooCommerce e não outro plugin para e-commerce?

É claro que existem diversos outros plugins de e-commerce para o WordPress, mas o WooCommerce vem se destacando por diversos motivos:

  1. É muito bem estruturado do ponto de vista técnico;
  2. É gratuito, o que é baita diferencial neste mercado;
  3. Oferece diversos opcionais de recursos extras;
  4. É fácil encontrar profissionais para trabalhar com ele.

Uma pesquisa feita pelo site Built With mostra que 28% dos sites de e-commerce pesquisados utilizavam o checkout do WooCommerce, o que é mais que muitas plataformas de e-commerce também consagradas como Shopify, Big Commerce e Magento.

Loja virtual com WooCommerce

Montar uma loja virtual com WooCommerce como alternativa de plataforma

Sabemos que a plataforma de e-commerce é o coração de uma loja virtual, e por isso mesmo, definir qual das opções disponíveis no mercado adotar é uma etapa fundamental dentro de um Projeto de E-commerce.

A opção por montar uma loja virtual com WordPress e WooCommerce é atualmente uma alternativa a ser considerada com muito carinho, principalmente para aqueles projetos com orçamento limitado.

As plataformas open source, ou seja, sistemas de e-commerce de código livre, como é o caso do WordPress e WooCommerce, sempre foram alternativas interessantes, e nestes tempos de crise, mais ainda, em função do seu baixo custo de implementação e manutenção.

As vantagens de uma loja virtual com WooCommerce

As vantagens de se criar uma loja virtual com WooCommerce são muitas, e é justamente fazendo uma análise criteriosa desta alternativa, que muita gente tem decidido por esta opção de plataforma.

Vejamos então algumas destas vantagens para que você possa avaliar o potencial desta solução para criação do seu e-commerce.

1 – Uma Opção de Plataforma Gratuita

Uma das grandes vantagens de uma loja virtual construída com o WooCommerce é que tanto o WordPress quanto a WooCommerce são gratuitos, ou seja, você não paga absolutamente nada pela utilização da plataforma.

Em tempos de crise como os que estamos vivendo, esta é sem dúvida uma vantagem e tanto, já que os recursos andam escassos, e vender online se tornou uma prioridade para diversas empresas.

2 – Solução Proprietária

A segunda grande vantagem que eu vejo no desenvolvimento de uma loja virtual com WooCommerce é que você terá uma solução proprietária, ou seja, plataforma é sua e você não dependerá de ninguém.

É claro que você pode montar um e-commerce com uma plataforma alugada, mas neste caso, além da plataforma não pertencer a você, você terá que pagar o aluguel do sistema e em alguns casos, até mesmo uma comissão sobre as suas vendas.

3 – E-commerce de Alto Desempenho

A terceira boa notícia é que uma loja virtual com WooCommerce não fica nada a dever para outras opções de plataformas de e-commerce. Você contará com todos os principais recursos necessários para o sucesso de uma loja virtual.

Como eu disse anteriormente, uma loja com WooCommerce não terá nenhuma desvantagem tecnológica, se for comparada a outras plataformas disponíveis no mercado.

4 – Loja Escalável

A quarta vantagem de uma loja virtual montada com o WooCommerce é que ele é extremamente escalável, ou seja, você pode ir acrescentando cada vez mais recursos a ela, sem que seja preciso trocar de plataforma.

Atualmente existem diversos desenvolvedores que oferecem o que chamamos de Add Ons para o plugin original, o que abra um horizonte infinito de opções para sofisticar a sua loja virtual.

5 – Integração Com Meios de Pagamento

O WooCommerce já está totalmente integrado as opções de meios de pagamento que temos no mercado brasileiro, como PagSeguro, Cielo, PayPal e outras. Por isso, é bem fácil disponibilizar as mais variadas formas de pagamento em sua loja virtual.

Essa integração é feita de forma rápida e segura, bastando, na maioria das vezes, informar no plugin de integração, o token da sua conta e outras informações de segurança fornecidas pela sua plataforma de pagamentos.

6 – Marketing Digital

Outra vantagem de um e-commerce baseado no WordPress com o WooCommerce diz respeito ao marketing digital da sua loja, que neste caso, será altamente beneficiado.

O marketing digital para e-commerce é fundamental para o seu sucesso, e o WordPress possui uma infinidade de plugins que permitem a integração com ferramentas e plataformas de marketing digital, como Google Analytics, Google Ads e Facebook Ads.

Além disso, no que diz respeito ao marketing de busca, o WordPress é uma das melhores plataformas para trabalharmos na otimização de sites para ferramentas de busca – SEO.

Como o SEO para e-commerce desempenha um papel fundamental para a exposição dos seus produtos nas pesquisas realizadas nos grandes buscadores como o Google, você certamente estará em ótima companhia.

As desvantagens de uma loja virtual montada com o WooCommerce

Falar de desvantagens de montar uma loja virtual com WooCommerce é meio difícil, já que na minha opinião técnica, existem muito poucas.

A mais desvantagem que vejo é a necessidade de se ter alguém que conheça muito bem o funcionamento tanto do WordPress quanto do WooCommerce e seus plugins. No caso de uma loja virtual alugada, por exemplo, você não teria este problema.

Até mesmo esta questão, vejo como facilmente resolvida, se você optar por capacitar alguém da sua equipe nesta área, ou então contratar freelancers de desenvolvimento com experiência em WordPress para a solução de problemas pontuais.

Segurança em uma loja virtual criada com o WooCommerce

Talvez você esteja se perguntando se seria seguro montar uma loja virtual com o WooCommerce, já que essa é uma questão fundamental no comércio eletrônico.

A resposta é sim. O sistema é amplamente testado e seguro. É claro que você precisará adotar todos os protocolos e procedimento de segurança exigidos por qualquer instalação do WordPress, para garantir a integridade do seu site.

Como estas também são questões simples em se tratando do WP, podemos dizer com tranquilidade que a sua loja será bem segura, tanto para você quanto para os seus clientes.

Como você pode ver, montar uma loja virtual com WooCommerce é uma alternativa bastante interessante para quem deseja iniciar um negócio na área do e-commerce. Por isso, sugiro que você leve esta alternativa na hora da escolha da plataforma de e-commerce para o seu projeto.

Mantenha-se em dia sobre outras questões envolvendo a criação de uma loja virtual com WooCommerce e outros artigo relacionados ao comércio eletrônico assinando a Newsletter do Blog do E-commerce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here