O diferencial no e-commerce não está mais na plataforma

Antigamente o diferencial no e-commerce estava muito centrado na plataforma de e-commerce.

A bem da verdade este continua a ser um dos pilares para o sucesso no comércio eletrônico, mas o que vemos atualmente é a disputa ser direcionada para outras áreas.

A diferença tecnológica entre as plataformas de e-commerce era muito grande há alguns anos, mas hoje em dia, todas as plataformas compartilham praticamente os mesmos recursos, sejam elas Open Source, SaaS ou Built. As lojas virtuais atualmente não são tão diferentes assim.

Essa democratização da tecnologia facilitou em muito o acesso dos novos empreendedores ao mundo do varejo eletrônico e deslocou o foco do diferencial no e-commerce para outras áreas como, por exemplo, o marketing digital.

Diferencial no e-commerce agora está no marketing

Com o problema da tecnologia das plataformas de e-commerce resolvido, o grande diferencial no e-commerce atualmente está justamente na divulgação da loja virtual.

Obviamente, os diferenciais estratégicos como preço e logística continuam pesando em um projeto de e-commerce, mas a questão do marketing digital está cada vez mais em evidência.

Em nosso curso sobre criação de loja virtuais tenho chamado atenção para a alocação adequada de recursos nesta área porque é ai que está a verdadeira batalha do e-commerce moderno.

O momento atual do comércio eletrônico é fundamental ter uma boa estratégia de marketing para que se tenha sucesso com uma loja virtual.

O trabalho de divulgação que antigamente se restringia a colocação de banners em sites de grande tráfego, atualmente requer muito planejamento e acima de tudo um controle muito grande.

Links patrocinados, redes sociais, remarketing e Facebook Ads, são apenas alguns dos recursos disponíveis atualmente para a promoção de uma loja virtual e é justamente nessa área que o diferencial no e-commerce vem se situando hoje em dia.

A diversidade de canais para a divulgação da loja, ao mesmo tempo que, favorece esse tipo de ação, complica bastante o meio campo em função dos controles necessários para desempenhar essa função de maneira eficiente.

É justamente para evitar que os novos empreendedores da área do comércio eletrônico não fiquem perdido diante de tantas opções, que em nosso curso de marketing digital para e-commerce elaboramos uma metodologia para identificar quais são os melhores canais a serem utilizados em cada caso.

O diferencial competitivo está na capacidade de relacionamento

Mais curioso que ver o redirecionamento do diferencial do e-commerce para o marketing digital é reparar que o próprio marketing mudou.

Nos primórdios do e-commerce tratava-se apenas de fazer a propaganda do endereço do site e dos produtos através de banners e links patrocinados. Hoje em dia esse marketing digital está muito mais voltado para a área do relacionamento do que da exposição pura e simples.

O marketing para e-commerce atualmente passa pela criação de blogs das lojas virtuais e interação nas redes sociais. É um marketing muito mais voltado para a assistência do consumidor do que pela pura e simples exposição de produtos e ofertas. É um marketing mais humano e personalizado.

Por isso, ao elaborar seu projeto de e-commerce fique atento a essa abordagem do negócio. O diferencial no e-commerce moderno se faz na área do marketing e atendimento e não apenas na plataforma de e-commerce empregada. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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