Os Riscos do PagSeguro

Vender por cartão de crédito em uma loja virtual traz riscos sim e uma solução bem interessantes para o pequeno e médio lojista é o uso do PagSeguro da UOL.

Uma das coisas mais interessantes sobre o uso do PagSeguro UOL em uma loja virtual é a segurança que ele traz tanto para quem compra quanto para quem vende.

Do lado do vendedor então isso é bem sensível, pois elimina o chargeback que tanto assusta os vendedores on-line. Chargeback é o nome dado à transação com cartão de crédito que não é reconhecida pelo dono do cartão.

Quando o dono do cartão recebe a fatura, ele contesta a compra, que é imediatamente estornada pela administradora. Resultado: quem fica no prejuízo é o vendedor que tem convênio com a administradora de cartões, que não vai receber esse pagamento. Isso é muito mais comum do que você imagina.

Um outro fantasma das vendas on-line é o cartão clonado. Um fraudador usa um cartão de crédito válido para comprar online. O vendedor despacha o produto, recebido por um segundo fraudador. Quando o dono do cartão recebe a fatura, ele contesta a compra – e a operadora estorna a compra. Este primeiro estorno gera uma cascata: do Banco Emissor para o adquirente, para o banco do adquirente que cobra o valor do vendedor. Resultado: quem fica no prejuízo? Acertou que disse o vendedor de novo. Não se iludam, as operadoras NÃO GARANTEM NADA EM SUAS VENDAS PELA INTERNET. As operadoras de cartão tem até uma respostinha padrão para esse tipo de problema; “todos correm risco de prejuízo, o dono do cartão, a loja e a própria operadora”. Leiam minuciosamente o contrato de adesão e vocês verão que as operadoras tem todos os direitos e você todas as obrigações.

O PagSeguro é atualmente uma das ferramentas mais eficientes em prevenção de fraudes e gerenciamento de risco. Se você não tem estrutura para uma análise cuidadosa do risco e aprovação de operações, o melhor a fazer é terceirizar. É isso que o PagSeguro oferece aos Vendedores e Empresas que utilizam o sistema – além, claro, de evitar a tremenda burocracia de contratar cada meio individualmente – segurança. Se você quer profissionalizar a análise de risco e aprovação de vendas com cartão de crédito, pode criar uma conta no PagSeguro e automatizar todo o processo, sem precisar de convênio com as administradoras. Dessa forma, você fica totalmente protegido de fraudes na Internet, além de evitar a burocracia de contratar cada operadora ou banco individualmente.

Como funciona o PagSeguro da UOL

Como funciona: Ao receber um pedido com status Aprovado, o vendedor terá certeza que o PagSeguro analisou e aprovou a transação. É o sinal verde para liberar o serviço ou entregar o produto vendido. Se estiver tudo de acordo com os termos da compra, o vendedor deve apenas aguardar o prazo de 14 dias para a liberação de seu pagamento. Após esse prazo, o status da transação permanece em Aprovado e o valor do pagamento é movimentado do saldo bloqueado para saldo disponível, podendo assim efetuar o saque para sua conta bancária. Esse processo visa aumentar a confiança do comprador, e com isso aumentar o volume de vendas na Internet. O comprador não precisa liberar o pagamento, a liberação é automática exceto quando o comprador abre uma disputa.

9 COMENTÁRIOS

  1. Usamos bastante o PagSeguro porem eles podiam mudar o tempo de repasse dos valores 14 dias é muito tempo. Enquanto o Paypal libera na mesma hora.

  2. esse pague seguro e uma porcaria um lixo total fiz uma compra no site internacional e o vendedor nao tinha mais o produto em estoque e cancelou minha compra devolvendo para o cartao do pague seguro quando meu dinheiro caiu no cartao foi descontado 70 reais me roubaram 70 reais do reembolso bando de ladroes nao usem esse cartao do pague seguro e uma furada

  3. gente pag seguro esta acabando com a minha vida… tinha um cartão… do nada apareceu umas compras em exterior de mais de 470,00, liguei fiz a contestação.. não dão opção alguma a não ser esperar.. cancelaram meu cartão e me enviaram outro e estou até hj sem o meu valor e ainda corro o risco de arrumarem um jeito de me culpar e eu não ser reembolsado, blz, to aguardando.. me mandaram outro cartão.. estou usando, e hj pela manha mais duas compras e me roubaram mais 375,00, estou ligando agora pra ver o que faço… esse cartão.. ou a PAGSEGURO infelizmente não tem segurança alguma, estou decepcionado e preocupado.. pq me roubam e ao ligar não temos opção alguma.. apenas esperar. cuidado.. não usem mais…

  4. Esse PagSeguro é uma bomba de ruim (e INSEGURO)! Estou tendo problema com um vendedor GOLPISTA (vendeu, foi blooqueado no TodaOferta e não entregou) e o PagSeguro ainda teve a CARA DE PAU de aprovar a disputa em favor dele. Já bloqueei o pagamento na operadora de cartão e vou entrar com processo por danos morais.

    Caiam fora pessoal, o PagSeguro é CHEIO de falhas/brechas!

  5. Já utilizei o PagSeguro por bastante tempo mas mudei para BCash porque a análise de risco deles demora demais para dar uma resposta. Além disso, é muito menos burocrática e alguns clientes não entendiam o processo e acabavam cancelando a compra.

  6. E o pior é: os cadastros realizados a menos de 1 ano , eles só liberam o dinheiro em 30 dias.e para ser liberado em 14 dias só comprando o leitor , porém o pior ainda maior. Você compra o leitor e ele não funciona. E você perde o seu dinheiro.
    Isso é muito chato.

    • Cuidado com o leitor! No contrato da pagseguro CAPÍTULO XIV – LEITOR PAGSEGURO E APLICATIVOS /71. Não se aplicam às Transações Comerciais realizadas por meio de dispositivos móveis as garantias de Disputa e de Chargeback.
      Você compra o leitor e não tem qualquer garantia de recebimento da venda. Opção ruim!

  7. Deveria se chamar PAG INSEGURO! Tive meu cartão clonado através dele por um tal de INFOTOZI, contestei o pagamento através da minha operadora tendo em vista que eu jamais poderia solicitar compra de mercadoria e envio pra BAHIA sendo q moro no Estado de SP. Quando tentei contactar o atendimento do PAG SEGURO NO MESMO DIA em que tive o cartão com a tal compra aprovada não logrei êxito, pois ngm atende ao telefone! Recebi e-mail solocitando cobrança novamente. Tenho B.O. e nada tenho a ver com isso, não efeituei esta compra e não vou acrar c o débito do estelionatário.

    • Karen, só para esclarecer que o PagSeguro é uma plataforma de intermediação de pagamento, ou seja, eles não “clonam” nada. Se clonaram o seu cartão, muito provavelmente foi em algum caixa eletrônicos, estabelecimento comercial ou algum descuido seu em algum site sem criptografia. E a última hipótese, alguém mal intencionado dentro do seu bando que tever acesso ao seu cartão.

      No que toca a matéria, que afirma que o Pagseguro elimina o CHARGEBACK, isso é MENTIRA. Afirmo isso porque trabalho com ecommerce e tivemos alguns chargebacks no PagSeguro. Então, por favor parem de fazer propaganda enganosa.

      Aos clientes, muito cuidado ao realizar compras, tenham sempre cuidado de verificar na hora de inserir dados do cartão, se o link está criptografado (cadeado e https no início do link) .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here