Dicas para vender no Instagram

Um número cada vez maior de pessoas busca por dicas para vender no Instagram, já que esta rede social vem ganhando cada vez mais importância no cenário do varejo online.

O interesse por vender no Instagram faz todo o sentido, principalmente neste momento difícil da economia pelo qual estamos passando.

A boa notícia é que é possível montar toda uma estrutura para realizar vendas pelo Instagram, sem gastar um único centavo por isso, já que a rede social, em parceria com o Facebook, oferece todas as ferramentas para isso.

Atualmente, vender pela Internet exige que você tenha uma postura mais profissional, e por isso, essas dicas poderão ajudar você a vender este desafio.

As 10 dicas para vender no Instagram

Confira abaixo as oito dicas para vender no Instagram que vão alavancar em muito as suas vendas e colocar você em um patamar profissional quando o assunto é vender no Instagram.

1 – Tenha uma conta comercial

O primeiro item da nossa lista de dicas para vender no Instagram, não chega nem a ser uma dica, mas sim uma exigência da própria plataforma. Transforme o seu perfil pessoal em uma Perfil Comercial.

Isso permitirá que você tenha acesso a informações fundamentais para melhorar sua estratégia de vendas no Instagram, e permitirá a você, criar uma loja virtual completa e gratuita usando a dobradinha Instagram/Facebook.

2 – Ative o Instagram Shopping

Com uma conta comercial você poderá fazer uso de uma das ferramentas mais poderosas em termos de vendas no Instagram, o Instagram Shopping, e por isso mesmo esta é a nossa segunda indicação da lista de dicas para vender no Instagram.

Se você ainda não conhece, essa é uma ferramenta que permite a você criar uma loja virtual gratuita no Instagram. Para saber mais sobre essa oportunidade, leia o nosso artigo Como Vender Pelo Instagram.

3 – Desenvolva uma estratégia de marketing

Esta também está no topo das nossas dicas para vender no Instagram por um motivo óbvio. Sabemos que vender pelo Instagram atualmente exige uma postura mais profissional, e o marketing digital passou a ser uma prioridade.

Por isso, desenvolver uma estratégia de marketing profissional no Instagram é uma prioridade para quem deseja ganhar dinheiro de verdade, porque aquela história de só ficar seguindo e dando Like não funciona mais. Leia nosso artigo Como Divulgar Uma Loja Virtual no Instagram.

Dicas para vender no Instagram

4 – Capriche nas fotos

Em qualquer formato de e-commerce, as fotos exercem um fator fundamental em termos de vendas. Por isso, uma das principais dicas para vender no Instagram é trabalhar muito bem as suas fotos, pois elas são seu primeiro argumento de vendas.

Hoje em dia, criar boas fotos para e-commerce é muito fácil. Qualquer smartphone de qualidade pode fazer isso.

O importante é prestar atenção ao enquadramento e principalmente na iluminação. Mini studios fotográficos, como o Pop Up Studio e Puluz, são baratos e dão um acabamento profissional a suas fotos.

5 – Crie conteúdo que eduque e entretenha

Essa talvez seja uma das principais dicas para vender no Instagram, criar conteúdo de qualidade. Um conteúdo relevante aumenta o alcance das suas publicações e cria laços de relacionamento com o público que você deseja atingir.

Ao usar o Instagram para gerar vendas você precisa entender que esta é uma rede social de entretenimento e informação, por isso, você pode criar, e deve, conteúdo informando o seu público e não apenas conteúdo comercial. As oportunidades para vender pelas redes sociais surgem para quem está em evidência.

6 – Use e abuse dos vídeos

O vídeo marketing é uma ferramenta muito poderosa em termos de vendas, por isso em nossas dicas para vender pelo Instagram, esse recurso não poderia ficar de fora.

Vídeos em Reels mostrando seus produtos ou serviços aproximam os consumidores do seu negócio.

O importante nestes vídeos é mostrar os benefícios que o seu produto ou serviço traz, e não apenas a divulgação de promoções e questões técnicas. Lembre-se que para vender pelas redes sociais você precisa ser antes de tudo um consultor e não um vendedor.

7 – Mantenha-se em evidência

Outra das nossas dicas para vender no Instagram é se manter sempre em evidência, afinal de contas, o ditado é válido: Quem não é visto não é lembrado, não concorda? Por isso mantenha uma frequência em suas publicações.

Publique pelo menos três vezes ao dia e depois confira na seção de estatísticas do seu perfil, as publicações no Instagram que geram maior engajamento, dia, horário e tema. Feito isso, programe suas publicações para horários e dias de maior engajamento.

Como vender no Instagram

8 – Use as Hashtags de maneira inteligente

O uso correto das Hashtags é fundamental para o sucesso no Instagram. Na legenda, coloque no máximo 5 Hashtags, pois as pesquisas mostram que acima disso é desperdício e além do mais, pode até mesmo confundir o algoritmo do Instagram.

A primeira hashtag deve sempre seu a do seu perfil ou marca, como por exemplo #SeuNegocio. As outras devem ser escolhidas em função do nicho de mercado em que você atua.

9 – Invista em Instagram Ads

A última, mas nem por isso menos importante da nossa lista de dicas para vender no Instagram é investir em anúncios para aumentar o alcance das suas publicações e com isso atingir um número maior de clientes em potencial.

O alcance orgânico do Instagram é cada vez menor, e por isso mesmo, se você não impulsionar suas publicações, não conseguirá uma boa exposição, mesmo que a sua base de seguidores seja muito grande.

Sabemos muito bem que para ganhar dinheiro nas redes sociais, um mínimo de investimento precisa ser feito, e este em Instagram Ads é um deles.

10 – Busque capacitação

Como o mercado está cada vez mais competitivo, minha dica final é que você busque por capacitação, conhecendo todas as técnicas e ferramentas de marketing e vendas no Instagram. Para isso, o Curso Instagram Para Negócios, é a melhor opção.

Essas dicas para vender no Instagram são apenas uma das diversas oportunidades de negócios nas redes sociais, como vender pelo Facebook, e tantas outras que estão criando um mercado gigantesco.

Para ter uma ideia melhor sobre as oportunidades de vender produtos e serviços através das redes sociais, sugiro a você que também leia o artigo Como Vender Pelas Redes Sociais, publicado pela Academia do Marketing.

Espero que estas dicas para vender no Instagram ajudem você a alavancar seus negócios online. Mantenha-se em dia som este e outros assuntos relacionados ao Integram e vendas online, assinando a nossa Newsletter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here