Os sete erros de uma loja virtual que você deve evitar
Lentidão
Hoje em dia mais é comum as pessoas esperarem menos pelos carregamentos, principalmente para o “tempo” da compra. Por isso, é importante investir em estrutura para que a loja virtual tenha um carregamento consideravelmente “muito bom”. A cada 2 segundos decorridos a taxa de abandono ao site cresce em torno oito por cento progressivamente.
Complicação
Na loja virtual utópica uma compra completa deveria acontecer num clique para o cliente. Sabemos que isso ainda não é possível criar esse ambiente sem grandes investimentos, contudo também esse procedimento não deve ultrapassar três cliques para finalização das vendas.
Inovações
Inovações durante o processo de compra podem criar empecilhos, por exemplo, formulários adicionais, passos não essenciais. Mesmo que esteja trabalhando em um mercado de nichos, é importante executar testes A/B para verificar a aderência dessas inovações. No comercio eletrônico já existe um certo “padrão de mercado” que faz com que se traga mais segurança para o cliente quando confirmado.
Frete Caro
Mesmo que o comércio eletrônico tenha criado o conceito da taxa de entrega, ela ainda representa um grande obstáculo para conversões de vendas, principalmente se esse valor em relação ao pedido final for superior a 10%. É necessário que tenhamos fórmulas que auxiliem na aplicação de sempre o menor valor possível e quem sabe no cenário ideal a isenção total.
Mono-Visualização
Não preparar a loja virtual para outros formatos de visualização, entre as principais estão os tablets. Hoje esse aparelho responde com a maioria das vendas via “M-commerce”. Por isso faça os testes e ajustes necessários para que seja possível realizar uma compra fora do ambiente “Navegação Web”.
Problema de Visualização
Falando em navegação web, é importantíssimo que a loja virtual seja testada e validade na grande maioria dos navegadores atuais. Porque muitas vezes um simples comando pode não ser executado numa determina versão de navegador, e por conseqüência este pequeno bug ser um percalço que inviabiliza as vendas.
Informações Irrelevantes
Numa compra finalizada conquistamos na maioria dos casos a anuência dos clientes em fornecer ofertas através do seu email, entretanto para que essa ferramenta gere resultados proveitosos, é importante criar relevância nas campanhas, ou seja, segmentar e principalmente personalizar os conteúdos disparados, dessa forma a aderência e principalmente assiduidade será duradouro.
E você? Será que identificou um oitavo erro? Deixe seu comentário.