Como elaborar um currículo de analista de mídias sociais

De acordo com especialistas, na hora de elaborar um currículo de analista de mídias sociais, os candidatos devem dar destaque para conquistas em outros empregos e para cursos voltados para o mundo dos negócios

Para seguir carreira como analista de mídias sociais não basta apenas ser íntimo da rotina das principais redes de relacionamento da web. É preciso ter um perfil mais estratégico e voltado para o mundo dos negócios.

Por isso, de acordo com especialistas, profissionais que estejam batalhando por uma oportunidade nessa área devem valorizar, no currículo, experiências que comprovem esse conjunto de habilidades.

“A atuação nas mídias sociais não é para qualquer pessoa. O profissional precisa ter uma estratégia bem definida”, afirma André Assef, diretor operacional da consultoria Desix.

Isso significa que esses profissionais precisam entender profundamente a lógica de atuação da companhia em que trabalham, saber qual o tipo de estratégia combina com este perfil e, por fim, definir exatamente qual a rede social mais coerente com os objetivos da companhia.

Por enquanto, poucas instituições de ensino oferecem programas de atualização ou especialização com foco na carreira de analista de mídias sociais. A opção são os cursos especializados nesse tipo de formação.

Mesmo assim, é possível encantar o recrutador dando destaque para cursos voltados para o mundo dos negócios, com ênfase em empreendedorismo ou no setor de atuação da empresa.

De acordo com o diretor de operações da Desix, além de oferecer uma base teórica consistente de visão estratégica, programas desse tipo também privilegiam o estudo do comportamento humano – tópico essencial para a formação do analista de mídias sociais.

A maioria das vagas para analista de mídias sociais pede por um profissional de formação abrangente, já que a função exige um amplo conhecimento, não só das ferramentas de mídias sociais, como também em diversas outras áreas.

Como elaborar um currículo de analista de redes sociais

Comportamento do candidato a vaga de analista de mídias sociais

“Esse profissional deve ter um traço de personalidade mais analítico e investigativo, além disso, deve saber ouvir e ser ponderado”, enumera Assef. Por isso, o consultor também aconselha que o candidato faça um teste comportamental reconhecido e anexe os resultados ao currículo. “Isso já representa muita proatividade”, diz.

No entanto, Guilherme Brandão, um dos sócios da consultoria 2Get, lembra que “o recrutador não irá confiar plenamente nesses resultados e, provavelmente, vai pedir um novo teste comportamental”. Por isso, se os dados foram adulterados, você pode acabar minando suas chances de conseguir o emprego.

Para o consultor Alberto Valle, da equipe do Curso de E-commerce, o importante é que o profissional esteja realmente capacitado. “Não adianta ter apenas a vivência das redes sociais. É preciso compreender os conceitos empresariais que estão por trás da atuação em mídias sociais. Além disso, o conhecimento das ferramentas de monitoramento e das próprias mídias em si é essencial para uma boa colocação no mercado”, completou Alberto.

Essas são algumas dicas de como elaborar um currículo de analista de mídias sociais. E você tem alguma sugestão a acrescentar? Deixe seu comentário e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Com informações do Portal Exame

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