Freelancer de Marketing Digital – Como se tornar um

O freelancer de marketing digital é um dos profissionais mais requisitados atualmente, pois o mercado vem crescendo de maneira acelerada e as agências não estão dando conta da demanda.

Com as tecnologias que dispomos hoje em dia, o trabalho remoto de marketing digital é plenamente factível. Ferramentas de comunicação como WhatsApp e Skype, facilitam a comunicação entre o cliente e o freelancer.

Por outro lado, as ferramentas de automação de marketing, nos permitem gerenciar vários pequenos e médios projetos de marketing digital, sem que isso prejudique o desempenho, muito pelo contrário.

Além disso, muitas empresas que estão chegando agora ao mercado, preferem contratar um freelancer de marketing digital para lidar com questões pontuais das suas estratégias de marketing digital.

As relações de trabalho estão sofrendo uma violenta transformação nos últimos tempos, e um dos resultados destas transformações está justamente na terceirização da mão de obra através do trabalho freelancer.

Existem diversas oportunidades para a freelancer de marketing digital atualmente, e não é por outro motivo que esta é uma das especialidades que mais cresce nas plataformas de trabalho freelancer como o Marketing Job.

Oportunidades de trabalho freelancer de marketing digital

Uma das áreas que oferecem mais oportunidades de trabalho freelancer de marketing digital é a que atende às pequenas e médias empresas, que no modelo tradicional seguido pelas agências de marketing online, que na maioria das vezes não querem pegar este tipo de conta.

A explicação é bem simples. As agências de marketing digital preferem as grandes contas, já que garantem um fluxo de caixa contínuo e além disso, o tempo investido para a gestão de campanhas de marketing digital, é o mesmo, independentemente do porte da empresa.

Este posicionamento cria uma excelente oportunidade para os freelancers de marketing digital, que entram justamente atendendo a esta demanda não atendida. Acredite, este é um mercado milionário.

Talvez você esteja se perguntando: Se é tão grande assim, por que as agências não se esforçam para atendê-lo? A resposta é que a estrutura delas não as permite se posicionar neste sentido, o que deixa aberta uma enorme brecha para o profissional freelancer de marketing online.

Nossa experiência aqui no Marketing Job é justamente esta. A grande maioria dos clientes que publicam projetos freelancer de marketing digital são justamente pequenas e médias empresas.

Como desenvolver um trabalho de freelancer em marketing digital

Mesmo que as agências digitais não possam atender à demanda crescente por marketing online, do ponto de vista do negócio em si, elas continuar ocupando a posição de concorrentes.

Digo isso, porque outro movimento que temos identificado no mercado é que muitas pequenas agências já partiram para a terceirização do trabalho, para tentar atender a esta demanda das pequenas e médias empresas.

Por isso, é importante que você saiba aproveitar as suas vantagens competitivas, para poder se posicionar na disputa por este público. E quais são as suas vantagens competitivas em relação às agências?

  • Custo Operacional Menor – Como a maioria dos profissionais freelancer de marketing digital trabalham em home office, seu custo operacional é infinitamente menor, quando comparado às agências convencionais.
  • Agilidade – Outro diferencial gigantesco é que em função dos profissionais freelancer terem uma estrutura mais enxuta e flexível, eles podem se adaptar mais rapidamente às novas demandas do mercado, tornando-os mais flexíveis diante das mudanças.

Para desenvolver um bom trabalho como freelancer na área de marketing digital, seja como uma forma de complementar a sua renda ou como trabalho em tempo integral, em primeiro lugar você precisa se planejar.

Começando seu trabalho como freelancer de marketing digital

Como dito anteriormente, para ser um profissional freelancer de marketing digital e ter sucesso nesta atividade você precisa se planejar. Este planejamento envolve metas e objetivos, ambientação e capacitação profissional constante.

Em nossos cursos na Academia do Marketing, quando falamos sobre o trabalho como freela de marketing digital costumo dizer que a estrutura e planejamento não difere muito de uma empresa convencional.

Em primeiro lugar, é importante que você monte um home office produtivo e funcional para desenvolver o seu trabalho. Qualquer cantinho em sua casa serve. Só precisa ser organizado para atender a esta função. Confira as dicas em nosso artigo Como Montar Um Home Office Para Freelancer.

O segundo passo é determinar quanto tempo você deseja se dedicar ao trabalho de freelancer de marketing digital, para poder se posicionar em termos de volume de trabalho que você poderá captar para o seu negócio.

Feito isso, é hora de fazer um cálculo crítico, que é justamente o quanto você irá cobrar por hora trabalhada. Para realizar este cálculo, sugerimos que você leia o artigo Quanto Cobrar Pelo Trabalho de Marketing Digital.

Encontrando oportunidades de trabalho freelancer de marketing digital

Com sua estrutura montada e objetivos traçados, é hora de começar a procurar oportunidades de trabalho freelancer em marketing digital, e o melhor lugar para quem está começando é justamente nos sites de trabalho freelancer como o Marketing Job.

Também aqui é necessário planejamento e método. Em primeiro lugar, cadastre-se em nosso site e confirme a criação da conta através de um e-mail que será enviado para você.

Feito isso, você poderá começar a criar o seu perfil, que será exibido para as empresas que cadastram jobs em nosso site. É importante que você crie um perfil completo e atraente, com sua foto, descrição, portfólio e outros recursos oferecidos pela nossa plataforma.

Isso é fundamental por dois motivos principais:

  1. Quando você fizer uma proposta para om projeto publicado em nossa plataforma, os contratantes certamente irão consultar o seu perfil para avaliar as suas habilidades e histórico, para considerarem contratar você para desenvolver o trabalho.
  2. Como as empresas pode convidar você para fazer uma proposta nos projetos que elas publicam em nossa plataforma, ter um perfil muito bem estruturado, é importantíssimo para que você consiga mais trabalhos.

Em seu perfil, foque nas habilidades nas quais você realmente se sobressai em função do seu conhecimento e experiência.

Não caia na tentação de colocar dezenas de capacitações, pois isso inclusive pode ser contra produtivo, porque nos dias de hoje, todo mundo sabe que ninguém pode ser um mestre em áreas tão distintas como desenvolvimento web avançada e produção de conteúdo, por exemplo.

O perfil do freelancer é de uma pessoas multidisciplinar, mas para se destacar e conseguir boas avaliações em seu perfil, é importante que você se concentre em áreas onde você tenha um bom diferencial.

Aposte na capacitação

Outro segredo dos profissionais freelancer de marketing digital é estarem sempre em busca de capacitação. Trabalhando em um mercado extremamente competitivo, estar em dia com técnicas e ferramentas é fundamental.

Uma carreira em marketing digital é construída sobre dois pilares, capacitação e experiência, por isso é interessante que você esteja sempre realizando cursos, participando de seminários e web seminários, para se manter sempre em dia com as principais tendências.

Um freelancer profissional precisa estar sempre em busca de novas capacitações para aprimorar os seus conhecimentos e até mesmo começar a se capacitar em outras áreas, abrindo assim o leque de opções de trabalhos freelancer em marketing digital para os quais pode se habilitar.

O Marketing Job é um parceiro do freelancer de marketing digital ajudando com oportunidades de trabalho e conteúdo para você estar sempre em dia com tudo acontece neste mercado. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no Marketing Job