E-Commerce

maio 5, 2014 publicado por Alberto Valle

Divulgação de lojas virtuais

   

Divulgando sua loja virtual – Por onde começar

Divulgando sua loja virtual - Por onde começarSem dúvida uma das tarefas mais importantes para o sucesso da sua loja virtual é a divulgação que você da a ela e a seus produtos. Sem marketing não adianta você ter o melhor produto com o melhor preço.

Se as pessoas não conseguem te encontrar…não valeu de nada todo esse esforço. O problema para quem está iniciando no e-commerce é justamente saber como conseguir essa divulgação e no menor espaço de tempo possível.

Hoje em dia existem várias ferramentas para serem usadas na divulgação, indo do SEO, links patrocinados, e-mail marketing indo até as mídias sociais como o Twitter e Facebook. Concordo, dá pra se perder. Então, por onde começar?

Um bom começo é justamente pelo início. Portanto, desde o início do seu projeto tenha em mente que você precisará de uma boa estrutura de SEO para conseguir que a sua loja virtual alcance as melhores colocações nas listagens de pesquisa do Google e outras ferramentas de busca como o Yahoo e Bing. Isso não é coisa que se faz depois. Uma boa colocação no Google tem um valor inestimável e traz uma baita economia. Tendo uma boa colocação espontâneas nas listagens de respostas das ferramentas de busca você economiza rios de dinheiro com links patrocinados. Por isso vale muito a pena investir em uma boa estratégia de SEO.

Divulgação de loja virtuais exige amadurecimento

Bem, no início você não pode contar muito com  a sua estratégia de SEO porque a não ser que você já a tenha iniciado a algum tempo ele ainda não irá surtir resultados logo nesses primeiros momentos e além disso existe o problema do sandbox nestes primeiros 30 ou 60 dias de funcionamento.

A melhor e mais barata forma para você obter uma divulgação é um bom resultado na resposta espontânea das ferramentas de busca atraindo tráfego qualificado para a sua loja. Só que isso demora, pois depende de uma boa estratégia de SEO e seus ajustes, um processo demorado que também depende das próprias ferramentas de busca. Estamos falando de um período que pode levar de 3 a 6 meses dependendo do caso.

A saída imediata seriam então os links patrocinados. Links patrocinados são anúncios pagos para que o link de sua loja apareça logo nas primeiras colocações das ferramentas de busca como o Google, Yahoo, MSN/Bing. Fácil mas custoso.

O problema é que você não pode esperar muito tempo todo para começar a ter um tráfego qualificado em sua loja. Se não tem jeito, o jeito já está dado. Portanto, você terá que atuar em duas frentes para solucionar para solucionar a questão da divulgação em um primeiro momento.

Em primeiro lugar, de início a uma estratégia de otimização do site através de técnicas de SEO para que passe a ter uma boa colocação no Google e demais ferramentas o quanto antes. Vários de nossos anunciantes prestam este tipo de serviço, é só uma questão de pesquisar e descobrir as melhores opções ou então contratar uma empresa especializada neste tipo de assessoria.

Links Patrocinados – Uma ótima ferramenta de marketing digital

A segunda medida é dar início a uma divulgação através de uma campanha de Links Patrocinados, que são anúncios pagos e que fazem a sua loja ser listada logo nas primeiras colocações nos sites de busca. essa campanha pode ser criada por você mesmo ou por pessoas especializadas como muitos que anunciam conosco.

Com o tempo você passará a conseguir melhores colocações em função do trabalho de SEO e com isso poderá reduzir as campanhas com os links patrocinados diminuindo sensivelmente os seus custos com divulgação.

Outra estratégia para a divulgação de lojas virtuais são os Facebook Ads, os anúncios pagos no Facebook. Não há como ignorar um canal com mais de um bilhão de usuários no mundo e mais de 60 milhões apenas no Brasil.

Um dos grandes “baratos” do comércio eletrônico é justamente o eterno jogo de xadrez que é jogado. Para o empreendedor moderno é a aplicação de tudo o que pesquisou. É um jogo gostoso de inteligência.

Pronto, o que parecia um beco sem saída no início do artigo, tem agora uma solução bastante viável e com resultados imediatos. Ficam ai algumas ideias para a divulgação de lojas virtuais.

Com informações do Blog do Curso de E-commerce

GD Star Rating
loading...
Divulgação de lojas virtuais, 7.3 out of 10 based on 21 ratings

Artigos Relacionados:

17 Comments

  • Ótima postagem!
    Essas dicas são excelentes para começar a divulgar uma loja virtual de forma eficiente.
    Abraço!

  • Obrigado , estou a começar , e ando a pesquisar formas de melhorar , ve ai?segui alguns dos teus conselhos :)

  • ótimas dicas, realmente para que uma loja virtual tenhas sucesso a divulgação tem que ser feita constantemente.

  • Iniciamos nossa Loja Virtual, http://www.statusvirtual.com.br ,fazem 20 dias a loja fisica já temos a 9 anos, gostaria de algumas estratégias para divulgação dos meus produtos que são Jóias e Semijoias. Obrigada.

  • OLá pessoal to fazendo minha loja virtual e queria que vcs me dessem umas dicas.
    Se vcs tiverem uns textos videos,qualquer coisa do assunto me mande pelo o meu email,por favor: ALONEDARKDOKAZU@GMAIL.COM

    como que eu faço pra começar a emiir nota fiscal dos meus produtos?Já tenho CNPJ de microempreendedor.Obrigado!

  • Essa é a grande questão ter um negócio é uma coisa, mas torná-lo lucrativo é bem outra e que depende de estratégias.

  • Montei minha loja virtual recentemente, meus produtos são de ótima qualidade, porém precisa de divulgação, por onde começar??

    • Dalila, se seus produtos são de ótima qualidade – e v. trabalha com preços competitivos – deve anuncia-los para o seu PUBLICO ALVO. E a estratégia para isto irá variar de acordo com esse publico, onde ele normalmente se encontra, onde ele poderá ver o seu anuncio, nos sites em que costuma navegar. Por exemplo, para lojas que vendem luvas de boxe, tratores, insumos agricolas ou ferramentas não aconselhamos uma loja ou site de presentes femininos. Já no caso de voce vender roupas, calcados, joias, perfumes, cosmeticos, acessorios, chocolates ou outros produtos que possam ser dados de presente a uma mulher, é uma ótima dica para conhecer, pois está posicionada na primeira pagina do Google e custa menos que uma campanha de adwords.

  • ola tudo bom

    preciso divulgar minha loja virtual, qual o caminho que devo seguir para ter um bom retorno.
    preciso de uma empresa ou eu mesma consigo fazer.

  • ola tudo bom

    acabei de montar minha loja virtual multimarcas, tenho loja fisica tambem, gostaria de divulgar minha loja virtual mas não sei que caminho devo tomar onde divulgar , se preciso de uma empresa. ou eu mesma posso fazer isto para que consiga ter retorno.

  • Parabéns pelo artigo Alberto. Uma loja virtual sem divulgação é como um carro sem motor, não anda mesmo.

  • Certo. Bem legal a matéria.

    Mas como alguém vai pagar um link patrocinado se está começando no ramo? Eu tenho até medo de saber o valor de um link patrocinado no Google ou Facebook. Deve ser muito caro!

    Eu montei uma loja virtual, comprei um domínio, minha loja é no ramo de importações e estou perdido de onde divulgar minha loja virtual.

    Ainda não possuo um CNPJ porque estou no começo e não sei onde e como posso divulgar minha loja sem ter ainda um CNPJ.

    Gostaria de saber mais informações de como divulgar minha loja de maneira gratuita de preferencia.

    • Olá Wagner

      A divulgação de uma loja virtual faz parte do investimento no e-commerce. É preciso fazer um investimento sério em marketing, através não só de links patrocinados como também na aplicação de técnicas de SEO.

      A divulgação gratuita praticamente não existe. Essa história de que as coisas na internet são grátis é uma grande ilusão.

      Quanto ao preço dos anúncios no Facebook e AdWords, não são tão caros assim, mas o valor você somente saberá configurando o anúncio, pois existem muitas variáveis envolvidas em ambos os casos.

      Um forte abraço

      Alberto Valle
      http://www.cursodeecommerce.com.br

  • Olá Alberto

    Acabo de começar a procurar formas de divulgar lojas virtuais e encontrei você. Tenho uma pergunta e nem sei se cabe aqui, mas vá lá. Comprei uma franquia de uma loja virtual e redirecionei para meu domínio. Eu posso divulgar a loja com o meu domínio mesmo sendo uma franquia e pertencer a outra pessoa?

  • to planejando em abrir uma loja virtual,produtos e valores bons ja possuo,agora gostaria de saber como eu posso proceder para fazer um marketing otimista,onde minha loja será relativamente procurada pelos internautas,e peço ajuda para uma explicaçao mais detalhada a respeito do assunto e que me envie por email cesar-etrom2hotmail.com .Desde ja agradeço a atençao dos colaboradores desse portal.Atenciosamente Cesar Reis Alves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>