O que é ERP e como ele pode ajudar na gestão de um e-commerce?

O que é ERP e como ele pode ajudar na gestão de um e-commerce?

Você sabe o que é ERP? Faz uma ideia de como essa ferramenta pode ajudar na gestão e refino de processos em uma loja virtual? Se está em dúvida, este artigo vem bem a calhar.

Com a competitividade do mercado de e-commerce crescendo cada vez mais, novas ferramentas e tecnologias vêm sendo constantemente desenvolvidas e implementadas em busca de diferenciais para os negócios. Nesse cenário, o uso de um ERP surge como tendência.

Você já até ouviu falar nessa sigla, mas não sabe ao certo o que é ERP? Sem problemas! Neste post, vamos explicar direitinho o que é ERP, além de apresentar os principais benefícios proporcionados por esse recurso e as funcionalidades disponíveis. Continue conosco!

Afinal de contas, o que é ERP?

Sigla para Enterprise Resource Planning, o ERP é uma ferramenta que tem como objetivo integrar e automatizar processos relacionados a toda a área administrativa do e-commerce.

Usando uma plataforma única para gerenciar os setores financeiro, logístico, de vendas, estoque e marketing, a integração é total. Essa característica faz do ERP um recurso extremamente vantajoso para o comércio online, pois organiza e automatiza diversos processos, reduzindo drasticamente o trabalho manual.

Ao automatizar as etapas operacionais das vendas e da gestão do negócio como um todo, é possível se beneficiar com a redução de erros humanos cometidos nos processos, além de diminuir o tempo necessário para a organização das fases de venda — como confirmação do pagamento, emissão de nota fiscal e controle do estoque.

Entre os maiores benefícios de atuar com um sistema ERP no e-commerce, destacam-se:

  • Redução do tempo necessário para as atividades operacionais
  • Maior controle financeiro na loja virtual
  • Agilidade no fechamento de pedidos
  • Facilidade na conclusão de processos burocráticos
  • Integração com outras ferramentas
  • Automação de marketing e melhor relacionamento com o cliente
  • Otimização de processos e identificação de falhas
  • Centralização do gerenciamento do e-commerce

É fato: o atraso em adotar novos recursos tecnológicos torna a loja virtual menos relevante para os consumidores e aumenta o ônus com tarefas operacionais. Simplesmente não faz sentido, portanto, não aproveitar as vantagens competitivas do ERP integrado à loja virtual!

Ao atualizar o modo de atuação do e-commerce, os benefícios se revertem diretamente em redução de custos e mais vendas, tudo graças à automatização dos processos.

Quais são as funcionalidades disponíveis?

Como você viu, o ERP proporciona diversos benefícios para uma empresa, sendo um diferencial importante para o negócio se manter competitivo. Afinal, a redução dos custos operacionais pode ser revertida em melhores preços, mais lucro e novas oportunidades de investimento!

Mas e as funcionalidades disponíveis em um sistema ERP, quais são? Como elas podem gerar valor para a empresa? Descubra agora!

Fluxo de caixa em tempo real

O ERP acompanha todas as transações realizadas na loja virtual, desde as vendas propriamente ditas até a necessidade de reposição de estoque, passando pela emissão de boletos de fornecedores e muito mais. E a lógica é simples: com um controle do fluxo de caixa em tempo real, o e-commerce conta com muito mais segurança para tomar decisões econômicas.

Desconhecer totalmente ou ter uma gestão financeira que não acompanha a dinâmica da loja virtual torna o controle de caixa pouco confiável, não gerando a segurança necessária para o segmento.

Devido ao alto volume de vendas simultâneas, o controle automatizado dos pedidos permite dar baixa nos produtos assim que a transação é concluída, bem como facilita o acompanhamento dos pagamentos feitos para liberar a entrega dos pedidos.

Controle sobre o estoque

Uma loja virtual com um volume médio de vendas já precisa contar com uma forma eficaz para controlar seu estoque, evitando vendas duplicadas, falta de mercadorias com grande saída, demora na atualização dos produtos disponíveis na plataforma e diversos outros problemas.

Pense bem: quando todas as informações referentes ao estoque são inseridas manualmente, o lojista precisa se debruçar sobre esses dados várias vezes por dia, o que torna a tarefa cansativa e, ainda assim, insuficiente para a velocidade das vendas do e-commerce.

Já o ERP permite que essas informações sejam atualizadas automaticamente, conforme as vendas são finalizadas ou novos produtos chegam ao estoque. Assim, o gerenciamento do estoque da loja virtual fica mais fácil e eficiente.

Integração entre diferentes setores

Assim como em outros segmentos, o ruído na comunicação entre departamentos no e-commerce é um problema que pode gerar, inclusive, perdas financeiras para o negócio. Por essas e outras é que a integração entre setores se tornou uma tendência para tornar os processos mais fluidos e reduzir possíveis danos.

O ERP dá conta dessa demanda ao reunir em um único local as informações referentes aos diversos segmentos da empresa. E o melhor é que as permissões do sistema respeitam a hierarquia do próprio negócio!

Entre os benefícios da integração entre departamentos está uma facilidade maior para identificar, analisar e resolver falhas em processos, o que pode acontecer em praticamente qualquer momento da venda.

Automatização de tarefas burocráticas

Algumas tarefas burocráticas (como a emissão recorrente de notas fiscais) demandam bastante tempo e pessoal para serem realizadas adequadamente. Pois sabia que o tempo gasto nessas atividades pode ser economizado com o uso de um ERP?

O sistema automatiza a emissão de notas fiscais eletrônicas, inclusive encaminhando os documentos para os clientes. Outra tarefa que o ERP automatiza é a emissão de boletos bancários, sendo uma forma de agilizar e reduzir o tempo gasto com mais essa tarefa burocrática das vendas online.

Atendimento ao cliente

Outra funcionalidade disponível em um ERP é o atendimento online ao cliente, que pode ser integrado ao cadastro, permitindo que todos os contatos realizados sejam adequadamente adicionados ao histórico. Esse atendimento automatizado permite reduzir a mão de obra necessária para o setor de suporte, além de agilizar o esclarecimento das dúvidas do público.

Entretanto, para realizar um atendimento online realmente eficaz, é necessário, antes, fazer um mapeamento das dúvidas mais recorrentes dos usuários, facilitando dessa forma o acesso às respostas necessárias. Um recurso que pode ser usado nesse sentido é o chat virtual. Já experimentou?

Como escolher um ERP para o e-commerce?

O ERP possui, portanto, uma série de benefícios e funcionalidades que o tornam indispensável para e-commerces que desejam automatizar suas tarefas operacionais, reduzindo custos e tempo relacionados à gestão do negócio. No entanto, para alcançar as vantagens competitivas destacadas até aqui, é essencial buscar por uma plataforma de qualidade, que permita a integração com a loja virtual.

As funcionalidades disponíveis podem variar de acordo com a empresa fornecedora do software, sendo necessário avaliar aspectos como suporte técnico oferecido, treinamento, estabilidade da ferramenta, reconhecimento de mercado, entre outros fatores que tornam o investimento mais seguro e vantajoso para o e-commerce.

Para complementar a sua leitura e posicionar a importância de um sistema ERP na gestão de uma loja virtual, sugerimos a leitura do artigo abaixo.

ERP para e-commerce

Agora que você já sabe o que é ERP, o que acha de incluir esta ferramenta em sua rotina de negócio?

Por Thiago Mazeto no Guia de E-commerce

O que é ERP e como ele pode ajudar o seu e-commerce
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