Como fazer o SEO da sua loja virtual – Parte I

Sua loja virtual foi lançada, todos os processos de compra, atendimento, logística entre outras infra-estruturas de back office foram incansavelmente testadas, esta tudo pronto para receber seus novos clientes. Mas aonde estão esses clientes? O brasileiro a cada dia que passa fica mais intimo de mecanismos de buscas, principalmente o Google que possui um market share de mais de 90% no Brasil, com isso todas as necessidades desse novo consumidor são encontradas em alguns segundos de buscas no Google. Estar bem posicionado no Google, e porque não em outros mecanismos como Yahoo e Bing, é um divisor de águas para todo e-commerce. É ai que entra o trabalho de SEO no E-Commerce.
Mas como atingir essas tão sonhadas posições? Existe duas técnicas que podem ser usadas:

  • White Hat – Segue estritamente as regras e diretrizes ditadas pelos mecanismos de buscas, para melhorar seu posicionamento. Esta intimamente ligada a produção de conteúdo de qualidade, troca de links que sejam coerentes com o seu conteúdo, não praticam link farm (compra de links) e visam sempre a experiência de compra do usuário.
  • Black Hat – Pratica técnicas que não condizem com as diretrizes ditadas pelos mecanismos de buscas. Tentam de todas as formas manipular as principais variáveis, oferecendo geralmente um conteúdo diferente do oferecido / encontrado nos mecanismos. Quem já não se pegou clicando em um site que aparentava ter certa informação e quando clicou viu que era outra completamente diferente?

Como toda ação possui sua reação, utilizar técnicas de Black Hat além de sujar o nome e a reputação da sua empresa, é passível de sérias punições de todos os mecanismos de buscas. Para o Google, Yahoo ou Bing não existe maior ou menor, mais rico ou mais pobre, existe quem segue suas diretrizes e com o tempo e continuo trabalho vai conquistando posições e quem não cumpre essas diretrizes e por um tempo ate consegue alguns resultados mas posteriormente vê seu site desaparecer de todos os resultados, as vezes para nunca mais voltar.

O que fazer então?

Primeiramente você precisa decidir: Irei fazer isso internamente ou contratar alguma empresa para fazer esse trabalho? Fazer isso internamente pode gerar um custo maior devido ter um profissional alocado somente para aquele trabalho, porém por ter uma dedicação exclusiva a essa área os resultados podem ser mais expressivos. Em contra partida contratar uma agência para realizar esse trabalho sai um pouco mais barato na maioria das vezes e você também vai contar com toda a expertise de uma gama de profissionais com expertise em vários nichos de mercado. Essa é uma decisão que irá ter que tomar inevitavelmente. De qualquer maneira, é necessário que você ou alguém da sua equipe conheça as técnicas de SEO para poder acompanhar o andamento do trabalho, principalmente quando é feito externamente.

Caso opte por fazer internamente, ou ate mesmo você mesmo fazer, o segundo passo é o estudo continuo alinhado com demasiados testes. SEO é “achismo” não existe uma teoria 100% verdadeira, nem uma 100% falsa, aliás completamente falsa existe. Portanto teste seu site, analise seus resultados utilizando ferramentas de Web Analytics como por exemplo o Google Analytics e otimize seu conteúdo. Por falar em conteúdo, esse é um dos pilares mais importantes em uma estratégia de Search Engine Optimization. O Conteúdo é rei sempre, pense em uma estratégia muito bem montada em cima de conteúdo pertinente a seus clientes.

A hierarquia do seu site, desde URLs ate o caminho que seu cliente toma da pesquisa ate a finalização de uma compra precisa ser analisado e otimizado também. Sites mal estruturados confundem a cabeça do seu cliente e é uma grande deixa para ele voltar ao Google e comprar com seu concorrente. Lembre sempre:

“SEO é critico porque ou você é encontrado, ou seu concorrente será!”

Mídias Sociais & SEO

S-Commerce cada dia é mais discutido e comentado entre profissionais do meio. Aliar uma boa estratégia de social media com os resultados que sua loja necessita é uma boa saída para juntar conteúdo pertinente com usuários sedentos por informação de qualidade. A lógica funciona assim:

Usuário + Informação de qualidade + boa estratégia de conteúdo atrelado a venda de um produto = Venda qualificada

Na sequência desse artigo vamos ver algumas técnicas interessantes e como os mecanismos de buscas olham e entendem seu site.

Publicado originalmente no PagPedia

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