Vantagens de ser freelancer de marketing digital

Nosso assunto de hoje são as vantagens de ser freelancer de marketing digital, uma atividade que vem atraindo cada vez mais profissionais desta área.

Vivemos em um mercado dinâmico, repleto de oportunidades e opções de trabalho. Alguns modelos começam a ser questionados e o trabalho freelancer em marketing digital é um destes casos.

Uma pesquisa realizada pela Freelancers Union, revelou que para profissionais de diversas áreas consideram o trabalho freelancer como a atividade do futuro, e os que já atuam na função afirmam ganharem mais como freelancers do que ganhavam em suas atividades formais.

As vantagens de ser freelancer de marketing digital vêm gerando um movimento forte em direção a este estilo de trabalho e de vida. Mas quais são realmente estas vantagens? Podemos antecipar algumas, como:

1 – Flexibilidade de horários
2 – Qualidade de vida
3 – Aumento de produtividade
4 – Redução de custos operacionais
5 – Poder trabalhar em diversos mercados
6 – Desenvolver habilidades específicas
7 – Conhecer a experiência de outros profissionais
8 – Determinar seus próprios rendimentos

Confira algumas destas vantagens selecionadas pela equipe do Marketing Job analisadas abaixo.

Principais vantagens de ser freelancer de marketing digital

É claro que as vantagens de ser freelancer de marketing digital são muitas, e seria muita pretensão enumerá-las todas aqui, até mesmo porque essas experiências variam de pessoa para pessoa.

Por isso, vamos nos limitar a apresentar aquelas que fazem parte de qualquer discussão quando o assunto é ser freela de marketing digital.

1 – Flexibilidade de horários

Uma das principais vantagens de ser freelancer de marketing digital é sem sombra de dúvida a flexibilidade de horários, já que é você quem determina seus horários de trabalho, em função da sua disponibilidade.

Um grande cuidado deve-se ter aqui, pois trabalhar como freelancer de marketing digital não quer dizer trabalhar quando quiser. Este é inclusive, um dos maiores erros que um freelancer pode cometer.

2 – Qualidade de vida

O ganho em termos de qualidade de vida é outra das vantagens de ser um freelancer de marketing digital ou qualquer outra área. Trabalhar em um home office e poder evitar engarrafamentos e outros transtornos do deslocamento diário, já é uma grande vantagem.

Além disso, neste modelo de trabalho, mesmo separando o Home do Office de maneira a não sofrer interferências que perturbem o desenvolvimento do seu trabalho, é possível ter um contato maior com a sua família e amigos.

3 – Aumento de produtividade

O aumento de produtividade é outra das vantagens de ser freelancer de marketing digital, e isso já faz com que várias empresas levem este fator em consideração na hora de escolher que tipo de modelo de trabalho adotar.

Sem a perda de tempo em congestionamentos e um incremento na qualidade de vida, é natural que a produtividade aumente. Algumas pesquisas mostram que produtividade cresce em até 30% no caso das pessoas que trabalham em home office.

4 – Redução de custos operacionais

Quando você monta um home office para ser um freelancer de marketing digital, quando ele é bem estruturado, consegue, além de um ambiente de trabalho agradável, consegue uma grande redução de custos operacionais, quando comparado a uma agência convencional.

Com isso, o freelancer é bem mais competitivo na hora de precificar o trabalho de marketing digital em uma situação de disputa de um job com agências de marketing digital, criando maiores possibilidades de conseguir bons trabalhos.

5 – Poder trabalhar em diversos mercados

Uma das grandes vantagens de ser freelancer de marketing digital é ter a oportunidade de trabalhar em projetos que envolvem várias áreas diferentes, enriquecendo a sua experiência profissional e aumentando a sua cultura geral.

Um redator freelancer, por exemplo, irá adquirir muita experiencia trabalhando em marketing de conteúdo para empresas de setores variados. Isso valoriza o profissional freelancer e faz com que conquiste projetos de maior valor.

6 – Desenvolver habilidades específicas

A carreira de freelancer também nos permite desenvolver habilidades específicas em função da diversidade de trabalhos. Por exemplo, você pode ser um bom profissional de SEO, mas existem diversas situações diferentes nesta área.

A otimização de sites para ferramentas de busca, para criar um blog é uma coisa. Já o SEO de lojas virtuais é outra completamente diferente e a otimização de um site de receitas, é outra completamente diferente. Estas experiências ajudam a desenvolver habilidades específicas.

7 – Conhecer a experiência de outros profissionais

Outra das vantagens de ser freelancer de marketing digital é, em função da variedade de trabalhos, ter também a oportunidade de conhecer diversos outros profissionais, seus estilos de trabalho e metodologias.

Isso dá a você uma visão ampla e variada de métodos diferentes de trabalhar, que podem acabar gerando ganhos técnicos e de produtividade que poderão agregar qualidade e valor ao seu próprio trabalho.

8 – Determinar seus próprios rendimentos

Finalmente, uma das maiores vantagens de ser freelancer de marketing digital é ter controle completo sobre quanto dinheiro você pode ganhar, oportunidade que você não teria se tivesse um emprego formal em uma agência de marketing.

Um profissional autônomo que trabalha em casa pode aumentar seus ganhos através da obtenção de mais trabalhos e ganhos de produtividade, seja pela adoção de novas ferramentas ou aprimoramento de suas rotinas.

Agora que você já conhece as principais vantagens de ser freelancer de marketing digital, o que acha desta opção de trabalho? Deixe o seu comentário e assine a nossa Newsletter.

Por Rodrigo Lima no Marketing Job

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here