Como ter uma loja virtual no Facebook

Como ter uma loja virtual no FacebookUma das últimas tendências do e-commerce é a inserção da loja virtual no Facebook, o que ficou conhecido como F-commerce. Muitas empresas já correram para implementar essa tecnologia em suas operações de e-commerce, não porque seja a tábua de salvação para o e-commerce mas sim porque é preciso acumular experiência também nesta área.

Ter uma loja virtual no Facebook é uma tendência do social commerce e por isso é melhor que você comece a ganhar experiência nesse mercado, que a bem da verdade ninguém conhece tanto assim. Por isso, em termos de S-commerce, acredito ser importante essa experiência. O treinamento de pessoal é uma das principais preocupações para a manutenção de uma loja virtual de sucesso. No caso de lojas no Facebook não é diferente.

Sua loja virtual no Facebook

Para quem deseja ter uma loja virtual no Facebook existem dois caminhos. O primeiro é o desenvolvimento próprio. Essa é uma solução mais complicada por envolver muita programação e manutenção constante. A segunda opção é utilizar um aplicativo pronto, o que é bem mais indicado do que desenvolver um aplicativo próprio, principalmente para quem está começando.

Uma das grandes vantagens do aplicativo de F-commerce é justamente o da terceirização da TI. Sempre menciono isso em nosso  curso de Facebook para justificar a indicação. O Facebook muda seus protocolos a todo momento e por isso, se você parte para a solução de aplicativo próprio, terá que manter uma equipe de plantão para esse tipo de serviço emergencial. Isso significa mais custos para a operação e redução das margens de lucro.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre cito a opção de criação de lojas no Facebook através de aplicativos prontos como a forma mais adequada para quem deseja conhecer o mercado antes de fazer um investimento de maior vulto em aplicativos próprios.

Lojas virtuais no Facebook não são grátis

Antes que alguém pergunte, é bom deixar claro que não existe loja virtual no Facebook grátis. Todas as ferramentas cobram algum tipo de comissão ou aluguel do aplicativo. Nada mais justo, porque o desenvolvimento, manutenção e hospedagem do sistema tem um custo.

O custo do uso do sistema de loja no Facebook em si não é alto, gira em torno de 2% do valor da compra. Deve-se somar a este valor os custos de processamento de pagamento (Moip, Pagseguro, Pagamento Digital ou PayPal). No final das contas, o custo da operação gira em torno de 8,5% do valor da compra, ai sim, um custo bem elevado que deve ser muito bem avaliado antes de se decidir por esse caminho.

Como disse anteriormente, a opção por ter uma loja no Facebook é uma das tendências do comércio eletrônico, mas antes, deve-se analisar com cuidado a viabilidade do projeto.

E você? Tem alguma experiência na criação de loja virtual no Facebook?

Tenha uma loja virtual no Facebook
Avalie este artigo

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o artigo. Termuma loja no Facebook não é tão simples ou barato quanto muita gente está achando. Tem sim uma técnica em termos de plataforma e ou custos são altos.

  2. Como você citou, é importante, principalmente para adquirir experiência, porém é preciso ser feito um planejamento. Acredito que o f-commerce, pelo menos por enquanto, não é viável para todo tipo de negócio, basta analisar o perfil dos usuários do facebook.
    E, na minha opinião, para as empresas que pretendem ter uma loja no facebook, concordo com o Alberto, pelo menos no início a melhor solução é a terceirização.
    Grande Abraço
    Josias Proença

  3. Ola Alberto, gostei muito de sua publicação.

    em virtude de sua experiencia, gostaria de sua opinião.

    as empresas pequenas terão espaço na net com tanta velocidade de mudanças ( generalizadas ): profissionais capacitados e atualizados, sistemas e recursos novos, mudança de hábito do público , ou seja a peque na empresa necessita de muitos suportes para atender esta mudança.

    EX: comprei uma loja virtual customizada, descobri que necessitava de mais recursos ( pag seguro, e-mail marketing ) contratei dois técnicos em web para agilizar a implantação após o relato, necessitei desenvolver um blog depois tive que estar 100% presente no face, ou seja para uma pequena empresa há espaço?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here