Como criar um projeto de e-commerce

Saber como criar um projeto de e-commerce é o primeiro grande desafio que os empreendedores que desejam montar uma loja virtual precisam encarar.

Essa é uma das etapas mais importantes desta etapa inicial. A elaboração de um Projeto de E-commerce é o primeiro passo para o sucesso nesta área, mas infelizmente muitas vezes é completamente ignorado pelos novos empreendedores.

Alguns empreendedores acreditam que o mais importante para posicionar sua empresa no varejo eletr√īnico seja simplesmente criar uma loja virtual, inserir produtos e pronto.

√Č claro que um projeto de e-commerce passa por esta etapas, mas o fato √© que ele n√£o se resume a isso.

Existem in√ļmeros fatores que precisam ser levados em considera√ß√£o at√© mesmo para determinar qual a plataforma de e-commerce escolher, al√©m de quest√Ķes referente a capacita√ß√£o de pessoas, marketing, log√≠stica e atendimento.

Como no mundo físico, os negócios online também exigem um planejamento detalhado de cada etapa e detalhamento de processos.

Pensar em abrir uma loja virtual sem cumprir esse ritual é meio caminho andado para o fracasso do projeto.

O que é um projeto de e-commerce

Para deixarmos claro para você como criar um projeto de e-commerce, precisamos começar por definir esse conceiro.

Chamamos de Projeto de E-commerce, o estudo dos fatores conjunturais que cercam o negócio e planejamento de todas as etapas necessárias para a implementação e operacionalização das atividades de uma loja virtual ou outro modelo de negócio no e-commerce.

No projeto de e-commerce são analisados os diversos aspectos que envolvem a criação e operacionalização de uma loja virtual como:

    • An√°lise do cen√°rio negocial;
    • Escolha escolha da plataforma de com√©rcio eletr√īnico que ser√° adotada;
    • Escolha de formas e sistemas de pagamento;
    • Planejamento estrat√©gico de marketing digital;
    • Log√≠stica de entrega e log√≠stica reversa;
    • Capacita√ß√£o e treinamento de pessoal.

O projeto de e-commerce dar√° origem ao plano de neg√≥cios e os dois ir√£o nortear todas as a√ß√Ķes necess√°rias a implementa√ß√£o do neg√≥cio.

Como Criar Um Projeto de E-commerceO passo a passo de um projeto de e-commerce

Para ajudar você nesse enorme desafio que é a criação de um projeto de e-commerce, vamos fazer uma análise as diversas etapas que envolvem esse prcesso e explicar cada uma delas.

1 РFaça uma análise das diversas variáveis do mercado

Antes mesmo de pensar em qualquer quest√£o relativa √† tecnologia e outros aspectos operacionais da sua loja virtual voc√™ precisar√° verificar se o seu modelo de neg√≥cio √© vi√°vel dentro cen√°rio atual do com√©rcio eletr√īnico.

Não estamos falando aqui em saturação do mercado, mas sim do modelo que você pretende implementar, porque o mercado nunca está saturado, ele fica saturado de projetos ruins. Os bons sempre vterão espaço.

Um bom exemplo é o modelo de cópia, que vem deixando alguns setores em uma verdadeira situação de Oceano Vermelho.

Chamamos de Oceano Vermelho um mercado onde um grande n√ļmero de empresas se engalfinham por uma parcela de mercado, sacrificando margens e elevando seus custos operacionais.

O resultado é previsível, muitas lojas virtuais fechando e as sobreviventes, operando com muita dificuldade, como temos visto muitas vezes no noticiário.

Como criar um projeto de e-commerce que leve você para bem longe dessa armadilha?

Simples, inove e adote uma verdadeira Estratégia do Oceano Azul, criando um modelo diferenciado que não tenha que ficar refém de descontos, frete grátis ou links patrocinados para sobreviver.

2 – Cuidado na escolha da plataforma de e-commerce

Essa √© uma das etapas de um projeto de e-commerce onde os novos empreendedores se sentem realmente perdidos, pois as op√ß√Ķes s√£o muitas e os pre√ßos s√£o muito distintos.

Não é por outro motivo que um dos mais extensos módulos do nosso curso de e-commerce é dedicado justamente a este tópico.

A escolha da plataforma de e-commerce √© uma etapa crucial do seu projeto, pois √© ela que ir√° criar sua loja virtual como tamb√©m ser√° respons√°vel pelo gerenciamento de diversas quest√Ķes operacionais.

Controle de vendas, pagamentos, estoque , entregas e até mesmo marketing, passam pela plataforma de e-commerce. Como criar um projeto de e-commerce consistente sem dar a devida atenção a esse ponto?

As op√ß√Ķes s√£o muitas. Voc√™ pode optar por utilizar uma plataforma de e-commerce alugada ou ent√£o partir para uma solu√ß√£o em plataformas de e-commerce open source.

Dependendo do caso, até mesmo a adoção de uma plataforma exclusiva seja a melhor opção. O que vai determinar isso é, em primeiro lugar suas necessidades específicas e, obviamente o orçamento disponível.

O fundamental neste quesito √© encontrar uma plataforma de e-commerce, que do ponto de vista tecnol√≥gico possa satisfazer todas as necessidades do seu projeto, como recursos de marketing digital, controle dos processos administrativos e expans√Ķes futuras.

3 – Crie um planejamento de marketing digital robusto

Um dos grandes diferenciais no e-commerce hoje em dia está justamente no marketing digital e é claro que o seu projeto de e-commerce não pode deixar esta etapa de lado.

Sem um plano de marketing digital robusto, consistente e realista, você terá dificuldades até na hora de escolher a plataforma de e-commerce mais indicada para o seu tipo de negócio.

Algumas ferramentas essenciais para o marketing digital de um e-commerce, como SEO, remarketing e web análise, precisam de suporte técnico da plataforma.

Por isso, se você não sabe exatamente do que vai precisar em termos de marketing digital, corre o risco de contratar uma plataforma e depois descobrir que ela não satisfaz às suas necessidades.

Além dessa questão técnica, temos também o lado financeiro, já que quando planejamos detalhadamente todo o processo de divulgação de uma loja virtual, ganhamos em termos de eficiência nas campanhas, poupamos muito tempo e, o melhor de tudo, economizamos muito dinheiro.

Se você partir para a contratação de uma agências digitais especializadas em e-commerce, talvez ela apresente um planejamento de marketing para o seu projeto (pelo menos deveria), mas de qualquer forma você precisa ter uma noção do que irá precisar.

Uma estratégia de marketing digital bem estruturada deve contar, no mínimo com três itens:

    • Uma boa estrat√©gia para SEO ‚Äď Otimiza√ß√£o de Sites Para Ferramentas de Busca, que deve ser implementada j√° no in√≠cio do projeto, j√° que seus resultados requerem um prazo de matura√ß√£o;
    • Um planejamento inicial em termos de links patrocinados, envolvendo a√≠ Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, pelo menos para o per√≠odo em que o SEO levar para come√ßar a surtir efeito;
    • Um plano de marketing em m√≠dias sociais, j√° que este √© um canal essencial para o e-commerce moderno, e dependendo do segmento, at√© mais importante do que o marketing de busca;
    • Uma boa estrat√©gia para e-mail marketing, que ao contr√°rio do que muita gente imagina, ainda √© uma √≥tima ferramenta de vendas, principalmente em se tratando de e-commerce.

Como voc√™ pode ver nesse esbo√ßo de projeto de e-commerce, n√£o √© pouca coisa e muitas dessas fun√ß√Ķes ir√£o depender diretamente de recursos da plataforma de e-commerce.

Al√©m dessas quest√Ķes t√©cnicas √© necess√°rio que seu projeto de com√©rcio eletr√īnico contenha uma previs√£o realista de gastos, para que todo o esfor√ßo n√£o seja comprometido futuramente por uma asfixia financeira n√£o identificada na fase de planejamento.

A melhor opção mesmo é fazer um plano de marketing digital para o seu projeto. No caso de executá-lo na sua própria empresa, esta é o primeiro passo e no caso de terceirizar este serviço, você já terá uma pauta inicial para discussão com as agências.

4 РCapacitação da equipe

Além da questão do gerenciamento do e-commerce em si, que deve ser feito por um profissional qualificado e com profundo conhecimento do funcionamento do mercado.

Algumas das a√ß√Ķes de marketing digital podem e devem ser executadas na pr√≥pria empresa.

Por isso, a capacita√ß√£o de pessoal n√£o pode ficar de fora de um projeto de com√©rcio eletr√īnico s√©rio.

O desenvolvimento de talentos dentro da própria empresa é mais barato e conta com uma vantagem que nenhuma agência de marketing digital pode oferecer, o conhecimento sobra a cultura da empresa.

O ideal é contar com colaboradores com um boa formação em marketing digital, principalmente em áreas críticas para o e-commerce como marketing de busca РSEO e Links Patrocinados, e também web analytics.

Mesmo que você pretenda terceirizar alguns serviços na área do marketing digital, é preciso conhecer, pelo menos, como funciona este ambiente de uma maneira geral, para poder saber o que contratar e como cobrar os resultados.

Como elaborar um projeto de e-commerce

5 РO planejamento é essencial

N√£o pretendo neste √ļnico artigo cobrir todos os pontos que envolvem as quest√Ķes relacionadas a um projeto de e-commerce, pois isso seria muita pretens√£o da minha parte.

A mat√©ria √© extensa e ter√≠amos ainda quest√Ķes como escolha de meios de pagamento, log√≠stica al√©m de legisla√ß√£o e tributa√ß√£o no e-commerce.

A ideia que pretendo passar √© que a cria√ß√£o da loja virtual em si n√£o √© a √ļnica etapa de um projeto de e-commerce profissional.

Não são raros os casos de boas ideias de negócios que não foram adiante justamente por terem como foco do planejamento a plataforma de e-commerce de forma isolada.

√Č necess√°rio amarrar todas as vari√°veis envolvidas para que possamos criar uma estrutura s√≥lida e duradoura.

Na hora de montar sua loja virtual, segure um pouco o ímpeto operacional e dedique o máximo de tempo possível à etapa de elaboração do seu projeto de e-commerce. Você verá que o resultado vale a pena.

Por Alberto Valle

2 COMENT√ĀRIOS

  1. Muito boas as dicas sobre como elaborar um projeto de e-commerce. Estou rascunhando minha loja virtual e as dicas foram muito valiosas.

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