Como vender artesanato pela Internet

Se você deseja saber como vender artesanato pela Internet, este artigo irá lhe oferecer um roteiro completo para isso.

A verdadeira revolução criada pelo comércio eletrônico vem facilitando a vida dos consumidores, que podem comprar com toda comodidade através da Internet, e também a vida daqueles que vendem seus produtos.

Hoje em dia, os pequenos artesãos dispõem de uma série de alternativas para vender seus produtos online, atingindo um público que muitas vezes não conseguiriam atingir se estivessem focados em ações locais.

Para ajudar a quem deseja apostar neste mercado, nossa equipe desenvolveu um roteiro completo, repleto de dicas e macetes para quem deseja saber como vender artesanato na Internet.

As opções para vender artesanato na Internet

Como dissemos anteriormente, existem diversas opções para quem deseja ganhar uma renda extra vendendo artesanato online, ou para quem deseja iniciar um negócio próprio neste segmento. As principais delas são:

  • Vender artesanato através da sua própria loja virtual
  • Fazer a venda de artesanato em marketplaces especializados
  • Vender artesanato pelas redes sociais

Vamos ver cada uma destas opções e também algumas formas de divulgar o seu negócio online.

Como vender artesanato em sua própria loja virtual

Nossa primeira dica para quem deseja saber como vender artesanato na Internet é montar a sua própria loja virtual. Talvez a ideia assuste um pouco no início, mas calma porque isso é bem menos difícil do que você imagina.

Um dos obstáculos para quem deseja vender pela Internet é a questão do sistema para a loja virtual, mas isso hoje em dia já não é mais problema, pois existe a opção das lojas virtuais alugadas, onde você paga pelo direito de uso da plataforma.

Você procura um bom fornecedor de plataformas de e-commerce, aluga o sistema e já pode começar a fazer o cadastramento de seus produtos para colocar a sua loja virtual no ar. O valor do aluguel vai depender dos recursos da plataforma.

O valor do aluguel vai depender dos recursos da plataforma. Como vender artesanato pela Internet exige equilíbrio de custos e benefícios, o melhor sistema de e-commerce será aquele que atender às suas necessidades e se encaixar em seu orçamento.

Como já falamos aqui no site, é possível montar uma loja virtual sem gastar muito, uma vez que você conheça as melhores alternativas para dar forma ao seu projeto.

Outra alternativa, esta, para quem já tem um pouquinho mais de conhecimento, é montar a loja virtual com o WordPress, um velho conhecido de quem já trabalha com blogs. Com a instalação de alguns plugins, como o WooCommerce, é possível criar uma loja virtual completa com esta plataforma.

Seja como for, para vender artesanato na Internet, a loja própria é a melhor opção, pois você cria uma referência para o seu site e vai construindo a sua marca.

Mas se você ainda não se sente preparada para este passo, vejamos então algumas outras opções menos complexas, porém igualmente eficientes.

A opção dos marketplaces especializados em artesanato

Outra dica para quem deseja saber como vender artesanato pela Internet é anunciar seus produtos no que chamamos de marketplaces, sites que vendem produtos de diversos fornecedores.

Nessas plataformas, você encontra diversas opções para colocar seus produtos à venda. Você pode criar uma conta e começar a cadastrar os seus produtos, direto na plataforma, e existe também a opção de criar uma loja virtual sua, dentro do próprio site.

Para utilizar este espaço no marketplace, você paga uma taxa por cada venda efetuada ou então, em alguns casos, paga uma taxa mensal pelo uso da plataforma e da loja virtual oferecida por ela.

Essa é uma opção mais rápida que a oferecida anteriormente, tendo em vista que já está tudo pronto, é só criar a conta e começar a vender. A desvantagem que vejo é que você estará em um lugar onde encontrará muita concorrência interna.

Na área de artesanato, o mais conhecido é o Elo 7, um dos pioneiros na venda de artesanatos pela Internet, mas também existem outras opções super válidas como o Tanlup, ArteJá e Ateliweb.

Além dessas opções, temos também o bom e velho Mercado Livre, que embora não seja especializado em artesanato, é sempre uma boa alternativa em função da sua projeção no mercado brasileiro. Se o problema é como vender artesanato pela Internet, alternativas é o que não faltam.

Como vender artesanato pelas redes sociais

Uma outra dica para quem quer saber como vender artesanato pela Internet é usar as redes sociais como canal de vendas. Se você já gosta de ficar no Facebook nas horas vagas, o que acha de aproveitar essa sua prática e começar a vender seus produtos nele?

No universo das redes sociais, o destaque para quem quer vender artesanato online fica mesmo por conta do Facebook, pois além de ser a plataforma mais usada pelos brasileiros, ele também oferece todas as ferramentas para você vender online.

No artigo que publiquei anteriormente aqui no Mulheres empreendedoras, Como Vender no Facebook, você encontra todas as dicas para transformar essa plataforma em uma verdadeira loja virtual trabalhando no conceito de social commerce.

Outra alternativa é usar o Instagram, plataforma que mesmo não possuindo todas as ferramentas necessárias para se montar um e-commerce, dá uma boa visibilidade para os seus produtos. Para saber mais sobre essa opção de negócio, leia o artigo Como Vender Pelo Instagram.

Nesta linha de redes sociais de imagens, não podemos deixar de fora o Pinterest, que embora não seja tão popular quanto o Instagram, por sua vez possui ferramentas bastante interessantes para montar um sistema de vendas online.

Como divulgar o seu negócio de venda de artesanato online

Não se trata apenas de saber como vender artesanato pela Internet, se você quiser ganhar dinheiro de verdade com isso, precisará também divulgar a sua loja virtual ou o seu espaço em um marketplace. Por isso, vamos citar algumas dicas de como fazer isso.

Em primeiro lugar, use e abuse das redes sociais, pois o segmento de artesanato responde muito bem à propaganda neste canal, e por isso, é o lugar certo para você divulgar os seus produtos.

Como dito anteriormente, você pode usar o Facebook para vender os seus produtos, e é claro, para divulgá-los também. Faça publicações bem boladas, com imagens bem feitas, e as publique em seu perfil pessoal e também na página do seu negócio no Facebook.

Um blog também é uma ótima alternativa para divulgar o seu trabalho. Desenvolva um conteúdo interessante, que acrescente alguma coisa ao dia a dia das pessoas, e focado na sua área de atuação. Os acessos ao blog vão ajudar a alavancar as suas vendas.

Outra opção é usar o Google para isso, já que é praticamente impossível alguém passar uma semana que seja sem fazer uma pesquisa no Google. O melhor é que existem muitas formas de anunciar de graça no Google. Por que não aproveitar estas oportunidades?

Um dos pilares para se ganhar dinheiro na Internet é justamente saber divulgar. Uma loja virtual sem divulgação é como se fosse um outdoor no porão de uma casa. Ninguém vê.

Conclusão

Não importa que tipo de artesanato você pretende vender pela Internet, seja bijuterias, bordados, flores artificiais, bonecas de pano, cosméticos artesanais ou qualquer outro tipo de trabalho, com um bom planejamento, pode se tornar uma atividade muito lucrativa.

Agora que você já sabe como vender artesanato pela Internet, é apenas uma questão de escolher o seu modelo e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizada assinando a nossa Newsletter.

Por Josiane Osório no portal Mulheres Empreendedoras

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here