Como montar uma loja virtual barata

Quer saber como montar uma loja virtual barata para o meu negócio? Essa pergunta eu já ouvi inúmeras vezes e a resposta começa por uma expressão que eu particularmente detesto; Depende.

Infelizmente não teria outra mesmo, porque o conceito de loja virtual barata depende muito das circunstâncias. Em primeiro lugar, devemos avaliar qual é o orçamento disponível para o projeto de e-commerce, incluindo obviamente o marketing digital.

Além do mais, o que é uma loja virtual barata? A loja virtual de baixo investimento inicial ou a que em função dos seus recursos gera um retorno tão grande que faz com que o investimento inicial e a manutenção percam muito da sua expressão em termos de gastos para criação e manutenção de um e-commerce?

Como acabei de demonstrar, a expressão “loja virtual barata” varia muito em função da abordagem. Mas vamos nos concentrar no entendimento mais comum para a dúvida sobre como montar uma loja virtual barata, aquela onde o investimento inicial é bem pequeno.

Existe loja virtual barata?

Claro que existe. O mercado brasileiro já oferece soluções baratas para lojas virtuais com preços que partem de R$ 100,00 ou até menos. Fica então a pergunta: Porque algumas lojas custam tão mais caro.

A resposta é simples; mais recursos. O preço de uma loja virtual varia na razão direta dos recursos disponíveis, como tudo na vida. Uma BMW é mais cara que um Fiat Uno em função dos recursos que ela oferece. Simples assim.

Quando em outros artigos digo que não existe loja virtual grátis o argumento básico é o mesmo. Por que alguém investiria tempo, dinheiro e tecnologia para desenvolver uma plataforma de e-commerce para você ganhar dinheiro sem ser remunerado por isso.

Já fui criticado diversas vezes por dizer que loja virtual grátis não existe, mas o meu argumento é simples e irrefutável, o custo pode não estar no sistema, mas em alguma etapa do processo de compra, configuração ou hospedagem, existe um custo embutido que remunera de forma direta ou indireta o desenvolvedor do sistema. Nada mais justo.

Uma loja virtual vale o que ela oferece

Uma questão comum que nos deparamos em nossa consultoria em e-commerce é a questão do valor da plataforma de e-commerce.

Muitas pessoas nos procuram com a visão distorcida de que podem montar uma loja virtual com alguns poucos trocados. A coisa não é bem assim. Um projeto de e-commerce não se restringe à aquisição do sistema de loja virtual. A bem da verdade, esse é um dos menores custos de uma loja virtual atualmente.

O marketing digital é o diferencial no e-commerce moderno. Questões como o projeto de SEO para e-commerce, links patrocinados, e-mail marketing e marketing nas redes sociais são cada vez mais decisivas para um e-commerce de sucesso.

Quais as opções de lojas virtuais de baixo investimento?

O mercado brasileiro está repleto de opções para quem está em busca de saber como montar uma loja virtual barata. A escolha vai depender dos recursos que você dispõe. Vou lhe explicar.

Existem basicamente duas opções para você abrir uma loja virtual sem gastar muito com o sistema, um dos elementos mais caros de todo o negócio.

A primeira é você criar a loja você mesmo, a partir de modelos prontos, também conhecidos como plataformas de e-commerce Open Source. As duas mais indicadas são a Magento e o WordPress.

O Magento é um sistema mais robusto, e posso dizer, bastante complicado, principalmente se você não está acostumado com ele. Por isso, deixaria essa opção para aqueles que realmente tem profundos conhecimento de sistemas, o que seu que não é a realidade da maioria das pessoas.

A outra opção, ainda na área de sistemas próprios, é montar a sua loja usando o WordPress, uma plataforma simples que é capaz de produzir lojas de altíssimo padrão, com um baixo investimento e não requer tantos conhecimentos de programação assim.

[icon name=icon-thumbs-up-alt] Leia o artigo Como Montar Uma Loja Virtual Com o WordPress

A opção que não envolve programação é partir para uma loja virtual alugada, sistemas prontos que você paga pelo direito de uso e já pode sair configurando logo que o contrato seja firmado entre você e o fornecedor do sistema.

O custo nesse caso varia muito em função do sistema que você pretende adotar. Em nossa seção de Fornecedores de Plataformas de E-commerce você verá lojas que custam a partir de R$ 100 e dão conta do mercado. Essa é uma opção bastante viável para quem deseja montar uma loja virtual sem gastar muito dinheiro.

[icon name=icon-thumbs-up-alt] Leia o artigo Lojas Virtuais Alugadas

Como divulgar uma loja virtual sem gastar muito

Esse é outro grande desafio para quem está em busca de saber como montar uma loja virtual barata e para ser vencido só depende do seu empenho pessoal. É claro que existem agências digitais especializadas em e-commerce, mas o valor a ser investido não é o que se pode chamar de baratinho.

Por isso, se o orçamento para montar uma loja virtual está curto, a melhor opção é partir para a divulgação com seus próprios recursos, e o melhor caminho para isso são as áreas de SEO, otimização de sites para ferramentas de busca, e marketing nas mídias sociais.

No caso do SEO, você irá buscar colocar as páginas da sua loja virtual nas melhores colocações possíveis nas páginas de resposta do Google. Não é fácil, mas o resultado é simplesmente sensacional em termos de vendas.

Para isso, o melhor caminho é fazer um bom curso de SEO e aprender as técnicas para conseguir atingir posições de relevância no Google. Essas técnicas não envolvem programação, mas exigem um conhecimento profundo do método.

[icon name=icon-thumbs-up-alt] Leia o artigo SEO em Lojas Virtuais

O outro caminho é a divulgação nas mídias sociais. Facebook, Twitter e Instagram são grandes aliados nessa hora e com uma boa campanha, usando as técnicas corretas e uma abordagem extremamente profissional, você poderá transformar a sua página no Facebook em uma verdadeira máquina de vendas.

Também nesse caso, recomendamos que você se capacite, pois uma campanha de marketing no Facebook, por exemplo, existem técnicas apropriadas que irão garantir a você um bom retorno.

O melhor caminho também é o da capacitação e buscar um bom curso de Facebook Marketing é uma das melhores formas para garantir bons resultados nessa área também.

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual barata, se o problema eram os recursos, o caminho das pedras já foi dado.

Por Alberto Valle no portal Guia de E-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here